O riso popular nos Casos do Romualdo, de Simões Lopes Neto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastos Neto, Oscar Ferreira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/31973
Resumo: Esse trabalho pretende abordar o cômico e o riso presentes na obra “Casos do Romualdo” do escritor gaúcho Simões Lopes Neto. Por cômico, podemos entender as formas que uma produção artística assume com a intenção de provocar um efeito no leitor. O riso seria esse efeito, como resposta do leitor ao texto lido. Uma parte da fortuna crítica considerou o riso suscitado pelas histórias como um “desmistificador”, porque satírico, do mito do monarca das coxilhas, causado pela intenção do autor em ridicularizar a figura do gaúcho “herói”. Tal concepção social do riso, como “castigador dos costumes”, está alinhada com a crítica do riso adotada a partir do Romantismo e não esgota toda a riqueza da construção literária presente nesses “casos”. No entanto, outros críticos entenderam o riso dos casos como um “trabalho de artesão”, o qual insere a narrativa na tradição popular do riso. Na interpretação desse estudo, o cômico nos casos se dá mais pelas atitudes da personagem “Romualdo”, que diz coisas absurdas ou realiza ações insensatas, do que pela sátira ao mito do gaúcho. Esses procedimentos viram atitudes cômicas, funcionam como sistema e podem ser encontrados em histórias do folclore em outras culturas em diferentes épocas e em manifestações artísticas contemporâneas. Tal gama de realizações aponta para uma ocorrência sistemática de procedimentos cômicos, mantendo viva a tradição popular do riso.
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