Produção de trabalhos de conclusão na residência integrada em saúde : atenção básica em saúde, 2002 a 2015
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/225178 |
Resumo: | As residências em saúde são uma modalidade de ensino lato sensu desenvolvido predominantemente por meio de atividades práticas dentro de serviços de saúde acompanhada de atividades de reflexão teórica e teórico-prática durante no mínimo dois anos com carga horária de 5760 horas. A legislação nacional das residências em saúde orienta que, no primeiro ano do programa, o residente deve desenvolver um projeto de pesquisa que será executado no segundo ano a fim de possibilitar a apresentação escrita e oral de Trabalhos de Conclusão da Residência (TCRs). O objetivo deste estudo foi analisar os TCRs da Residência Integrada em Saúde: Atenção Básica da Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (ESP/RS), no período de 2002 a 2015, a fim de categorizá-los quanto às subáreas da Saúde Coletiva, temáticas e aos eixos do quadrilátero da formação em saúde. A metodologia utilizada foi a pesquisa documental nos registros institucionais. A partir dos títulos dos trabalhos e nomes dos autores sucedeu-se a consulta em base de dados do Centro de Informações e Documentação em Saúde (CEIDS) da ESP/RS, da BIREME e do currículo pela Plataforma Lattes dos egressos, para a localização do trabalho na íntegra, seu resumo ou sua publicação. Foram encontrados 262 TCRs. Observou-se uma maior produção científica na subárea da Epidemiologia (42%), seguida de Ciências Sociais e Humanas (30%) e Gestão, Planejamento e Políticas de Saúde (28%). Houve aumento de TCRs dos residentes de Odontologia na subárea Ciências Sociais e Humanas, nos últimos dez anos, quando comparado aos quatro anos iniciais. Apenas um quarto dos TCRs deste período encontravamse publicizados, o que aponta para uma necessidade de estratégias que ampliem a divulgação. |
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Rossoni, EloáAzevedo, Juliane Cristina Silva de2021-08-05T04:30:27Z20212525-507Xhttp://hdl.handle.net/10183/225178001129203As residências em saúde são uma modalidade de ensino lato sensu desenvolvido predominantemente por meio de atividades práticas dentro de serviços de saúde acompanhada de atividades de reflexão teórica e teórico-prática durante no mínimo dois anos com carga horária de 5760 horas. A legislação nacional das residências em saúde orienta que, no primeiro ano do programa, o residente deve desenvolver um projeto de pesquisa que será executado no segundo ano a fim de possibilitar a apresentação escrita e oral de Trabalhos de Conclusão da Residência (TCRs). O objetivo deste estudo foi analisar os TCRs da Residência Integrada em Saúde: Atenção Básica da Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (ESP/RS), no período de 2002 a 2015, a fim de categorizá-los quanto às subáreas da Saúde Coletiva, temáticas e aos eixos do quadrilátero da formação em saúde. A metodologia utilizada foi a pesquisa documental nos registros institucionais. A partir dos títulos dos trabalhos e nomes dos autores sucedeu-se a consulta em base de dados do Centro de Informações e Documentação em Saúde (CEIDS) da ESP/RS, da BIREME e do currículo pela Plataforma Lattes dos egressos, para a localização do trabalho na íntegra, seu resumo ou sua publicação. Foram encontrados 262 TCRs. Observou-se uma maior produção científica na subárea da Epidemiologia (42%), seguida de Ciências Sociais e Humanas (30%) e Gestão, Planejamento e Políticas de Saúde (28%). Houve aumento de TCRs dos residentes de Odontologia na subárea Ciências Sociais e Humanas, nos últimos dez anos, quando comparado aos quatro anos iniciais. Apenas um quarto dos TCRs deste período encontravamse publicizados, o que aponta para uma necessidade de estratégias que ampliem a divulgação.The health residency is a model lato sensu education developed predominantly into health care services in accompanied theoretical and theoretical-practical reflection activities for two years with a workload of 5760 hours. During the first year of the program the students must develop a research project that will run in the second year to enable the writing and oral presentation of the Work Completion Residence (TCR). The aim of this study is to analyze the TCRs of Integrated Health Residency: Primary Health Care, School of Public Health in the period 2002-2015 in order to categorize them as the subareas within the public health, thematic and the axes of the quadrilateral of health education. The methodology used was the research papers in institutional records. From the titles of works and names of the authors succeeded to query Center Database Information and Documentation in Health (CEIDS), BIREME and Curriculum Lattes of graduates to find work in full, your resume or its publication. 262 TCRs were analyzed. There was a greater scientific production in the sub-area of Epidemiology (42%), followed by Social and Human Sciences (30%) and Health Management, Planning and Policies (28%). There was an increase in TCRs of dental residents in the Social and Human Sciences subarea, in the last ten years, when compared to the initial four years. Only a quarter of the TCRs of this period were published, which points to a need for strategies that expand dissemination.La residencia en salud es un modelo de educación latu sensu desarrollado principalmente en los servicios de atención salud. Las actividades de reflexión teórica y teórico-prácticas de salud tienen una duración de dos años con una carga de trabajo de 5760 horas. Durante el primer año del programa el residente desarrolla un proyecto de investigación que será ejecutado en el segundo año con la intención de posibilitar la escritura y la presentación oral del trabajo final de Residencia (TCR). El objetivo de este trabajo fue analizar los TCR del Programa de Residencia Integrada en Salud: Atención Primaria, Facultad de Salud Pública entre las fechas de 2002-2015. El objetivo es clasificar los trabajos dentro de sus sub-áreas de la salud pública, temática y los ejes del cuadrilátero de educación para la salud. La metodología utilizada fue la búsqueda de los trabajos de investigación en los registros institucionales. Obtenido los títulos de las obras y los nombres de los autores sucedió consulta a la base de datos de Información y Documentación en Salud (CEIDS), BIREME y la Plataforma Lattes de los graduados. Teniendo como objetivo encontrar los trabajos en su totalidad, su resumen o su publicación. Se analizaron 262 TCR. Hubo una mayor producción científica en la sub-área de Epidemiología (42%), seguida de Ciencias Sociales y Humanas (30%) y Gestión, Planificación y Políticas en Salud (28%). Hubo un aumento en los TCR de los residentes de Odontología en la sub-área de Ciencias Sociales y Humanas, en los últimos diez años, en comparación con los cuatro años iniciales. Solo se publicó una cuarta parte de los TCR de este período, lo que apunta a la necesidad de estrategias que amplíen la difusión.application/pdfporRevista saberes plurais : educação na saúde. Porto Alegre. Vol. 5, n. 1 (jan./jun. 2021), p. 117-132Capacitação de recursos humanos em saúdeAtenção primária à saúdeHealth Human Resource TrainingPrimary Health CareCapacitación de Recursos Humanos en SaludAtención Primaria de SaludProdução de trabalhos de conclusão na residência integrada em saúde : atenção básica em saúde, 2002 a 2015Production of conclusion papers at the integrated health residency : primary health care, 2002 to 2015Elaboración de documentos de conclusión en la residencia integral de salud : atención primaria de salud, 2002 a 2015info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001129203.pdf.txt001129203.pdf.txtExtracted Texttext/plain44400http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225178/2/001129203.pdf.txt5141de3323bb496236361d358c2cd3a7MD52ORIGINAL001129203.pdfTexto completoapplication/pdf485710http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225178/1/001129203.pdfd686b254c7d4421337beeb2c8af4f228MD5110183/2251782024-08-21 06:39:38.176937oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225178Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2024-08-21T09:39:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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