A criminalistica como tema de contextualização no ensino de química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Weber, Emilia
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/28606
Resumo: Este trabalho apresenta uma pesquisa do uso de oficinas temáticas no ensino de química, como técnica diferenciada de aprendizagem. A construção desta oficina foi baseada nos trabalhos propostos por Delizoicov e aplicada aos alunos do terceiro ano do ensino médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola pública federal de Porto Alegre. Adotou-se a criminalística como tema desta técnica alternativa de ensino, a fim de apresentar conceitos de química geral e orgânica. Foram aplicados instrumentos de coleta de dados previamente e posteriormente à realização das atividades da oficina com o objetivo de analisar os resultados de sua aplicação. Verificou-se que esta estratégia de ensino, aliada ao fascínio que o assunto gerou nos alunos, despertou grande interesse e permitiu uma mudança conceitual por parte dos estudantes.
id UFRGS-2_81d277fd4f2c36be81c68fc9ec5ee6f4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/28606
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Weber, EmiliaSalgado, Tania Denise Miskinis2011-04-12T06:00:21Z2010http://hdl.handle.net/10183/28606000770902Este trabalho apresenta uma pesquisa do uso de oficinas temáticas no ensino de química, como técnica diferenciada de aprendizagem. A construção desta oficina foi baseada nos trabalhos propostos por Delizoicov e aplicada aos alunos do terceiro ano do ensino médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola pública federal de Porto Alegre. Adotou-se a criminalística como tema desta técnica alternativa de ensino, a fim de apresentar conceitos de química geral e orgânica. Foram aplicados instrumentos de coleta de dados previamente e posteriormente à realização das atividades da oficina com o objetivo de analisar os resultados de sua aplicação. Verificou-se que esta estratégia de ensino, aliada ao fascínio que o assunto gerou nos alunos, despertou grande interesse e permitiu uma mudança conceitual por parte dos estudantes.The following paper composes a research about the usage of thematic workshops on chemistry teaching, as a distinguished teaching practice. The design of these workshops was based on the work proposed by Delizoicov and applied on third year high school students from the Educação de Jovens e Adultos (EJA) in a federal public school in Porto Alegre. The workshop adopted the criminalist theme as an alternative teaching practice, in order to introduce general and organic chemistry concepts. Instruments of primary data collection were used before and after the workshop activities with the objective to measuring the results of workshop application. It was found that this teaching strategy, in addition to the fascination generated by the subject among the class, aroused greater interest and allowed a conceptual change within the students.application/pdfporQuímica forenseEnsino de química : Ensino médioChemistry teachingThematic workshopsForensicA criminalistica como tema de contextualização no ensino de químicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de QuímicaPorto Alegre, BR-RS2010Química: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000770902.pdf000770902.pdfTexto completoapplication/pdf284230http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28606/1/000770902.pdf3e8ce922208b56074b3864c8b3ce2e20MD51TEXT000770902.pdf.txt000770902.pdf.txtExtracted Texttext/plain47779http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28606/2/000770902.pdf.txta04a63f68cf9365ac2cc63cc01f700eaMD52THUMBNAIL000770902.pdf.jpg000770902.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg977http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28606/3/000770902.pdf.jpg61b9b4fc05663ca8bebcf0a36fc366ccMD5310183/286062018-10-09 08:12:08.888oai:www.lume.ufrgs.br:10183/28606Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:12:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A criminalistica como tema de contextualização no ensino de química
title A criminalistica como tema de contextualização no ensino de química
spellingShingle A criminalistica como tema de contextualização no ensino de química
Weber, Emilia
Química forense
Ensino de química : Ensino médio
Chemistry teaching
Thematic workshops
Forensic
title_short A criminalistica como tema de contextualização no ensino de química
title_full A criminalistica como tema de contextualização no ensino de química
title_fullStr A criminalistica como tema de contextualização no ensino de química
title_full_unstemmed A criminalistica como tema de contextualização no ensino de química
title_sort A criminalistica como tema de contextualização no ensino de química
author Weber, Emilia
author_facet Weber, Emilia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Weber, Emilia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Salgado, Tania Denise Miskinis
contributor_str_mv Salgado, Tania Denise Miskinis
dc.subject.por.fl_str_mv Química forense
Ensino de química : Ensino médio
topic Química forense
Ensino de química : Ensino médio
Chemistry teaching
Thematic workshops
Forensic
dc.subject.eng.fl_str_mv Chemistry teaching
Thematic workshops
Forensic
description Este trabalho apresenta uma pesquisa do uso de oficinas temáticas no ensino de química, como técnica diferenciada de aprendizagem. A construção desta oficina foi baseada nos trabalhos propostos por Delizoicov e aplicada aos alunos do terceiro ano do ensino médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola pública federal de Porto Alegre. Adotou-se a criminalística como tema desta técnica alternativa de ensino, a fim de apresentar conceitos de química geral e orgânica. Foram aplicados instrumentos de coleta de dados previamente e posteriormente à realização das atividades da oficina com o objetivo de analisar os resultados de sua aplicação. Verificou-se que esta estratégia de ensino, aliada ao fascínio que o assunto gerou nos alunos, despertou grande interesse e permitiu uma mudança conceitual por parte dos estudantes.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-04-12T06:00:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/28606
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000770902
url http://hdl.handle.net/10183/28606
identifier_str_mv 000770902
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28606/1/000770902.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28606/2/000770902.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28606/3/000770902.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3e8ce922208b56074b3864c8b3ce2e20
a04a63f68cf9365ac2cc63cc01f700ea
61b9b4fc05663ca8bebcf0a36fc366cc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224407947935744