Ações afirmativas na UFRGS na perspectiva de estudantes de escolas públicas do município de Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rockenbach, Carla Thiesen
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/117572
Resumo: Este estudo parte do processo de implantação das ações afirmativas na UFRGS e busca analisar o nível de informação, conhecimento e posicionamento de estudantes de escolas públicas de Porto Alegre sobre essa política. Para tanto, busca-se primeiramente oferecer um panorama sobre políticas públicas e ações afirmativas no Brasil focando no processo de implantação das mesmas na UFRGS. Posteriormente analisa-se os conceitos de igualdade e meritocracia, utilizados no debate, tanto por setores favoráveis, quantos pelos contrários a essas políticas. Uma atenção especial é dada às cotas raciais, dada a centralidade do tema nos debates públicos e a repercussão na sociedade. A pesquisa foi realizada com estudantes do ensino médio da Escola Padre Rambo, Colégio Protásio Alves e Instituto de Educação Professora Gema Angelina Belia, localizadas no município de Porto Alegre, através de questionários e entrevistas semi-estruturadas. O estudo permitiu concluir que as ações afirmativas voltadas para o Ensino Superior ainda são desconhecidas por grande parte deste grupo e, dentre os que afirmam possuir algum conhecimento as informações são difusas e desconectas. Foi observado também que os conceitos de igualdade e meritocracia, são utilizados tanto pelos favoráveis quantos pelos não favoráveis a esse tipo de política. Partindo das informações e do grau de conhecimento que esses alunos possuem sobre essas políticas, observa-se que, mesmo esta proporcionando o aumento da probabilidade no ingresso, as ações afirmativas na UFRGS ainda não constituem um mecanismo de acesso ao Ensino Superior para grande parte dos jovens pesquisados.
id UFRGS-2_8229bc21edbe33b8e54b2242d956a0a7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117572
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rockenbach, Carla ThiesenAlmeida, Marilis Lemos de2015-06-09T01:59:37Z2013http://hdl.handle.net/10183/117572000967386Este estudo parte do processo de implantação das ações afirmativas na UFRGS e busca analisar o nível de informação, conhecimento e posicionamento de estudantes de escolas públicas de Porto Alegre sobre essa política. Para tanto, busca-se primeiramente oferecer um panorama sobre políticas públicas e ações afirmativas no Brasil focando no processo de implantação das mesmas na UFRGS. Posteriormente analisa-se os conceitos de igualdade e meritocracia, utilizados no debate, tanto por setores favoráveis, quantos pelos contrários a essas políticas. Uma atenção especial é dada às cotas raciais, dada a centralidade do tema nos debates públicos e a repercussão na sociedade. A pesquisa foi realizada com estudantes do ensino médio da Escola Padre Rambo, Colégio Protásio Alves e Instituto de Educação Professora Gema Angelina Belia, localizadas no município de Porto Alegre, através de questionários e entrevistas semi-estruturadas. O estudo permitiu concluir que as ações afirmativas voltadas para o Ensino Superior ainda são desconhecidas por grande parte deste grupo e, dentre os que afirmam possuir algum conhecimento as informações são difusas e desconectas. Foi observado também que os conceitos de igualdade e meritocracia, são utilizados tanto pelos favoráveis quantos pelos não favoráveis a esse tipo de política. Partindo das informações e do grau de conhecimento que esses alunos possuem sobre essas políticas, observa-se que, mesmo esta proporcionando o aumento da probabilidade no ingresso, as ações afirmativas na UFRGS ainda não constituem um mecanismo de acesso ao Ensino Superior para grande parte dos jovens pesquisados.The present study examines the process of implementation of affirmative actions within the Federal University of Rio Grande do Sul – UFRGS and intends to analyze the level of information, knowledge and evaluation of students from public schools in Porto Alegre regarding such policies. Therefore, one intends to initially present an overview of public policies and affirmative actions in Brazil, focusing on its process of implementation in UFRGS. Later, one analyzes the concepts of equity and meritocracy, employed by sectors favorable and contrary to such policies. Special attention is drawn to racial quotas, given the prominence of the issue in public debates and its repercussion with society in general. The research was conducted with secondary school students from the following institutions: Escola Padre Rambo, Colégio Protásio Alves and Instituto de Educação Professora Gema Angelina Belia, all located in the Porto Alegre area. It was developed through questionnaires and semi-structured interviews. This study led to the conclusion that the affirmative actions directed to high education are yet unknown by most of the students surveyed and amongst the ones who were aware of them, information seemed diffused and disrupted. It was also observed that the concepts of equity and meritocracy are employed by both the groups favorable and unfavorable to such policies. Based on the information and the extent of the knowledge that students had regarding the policies, one infers that, despite their potential effect on increasing the possibilities of university admission, affirmative actions existing within UFRGS do not yet represent to the majority of the students surveyed an effective mechanism of access to higher education.application/pdfporAções afirmativasEnsino superiorCotasInclusão socialPolíticas públicasPorto Alegre (RS)Affirmative actionsQuotasHigher educationPublic policiesAções afirmativas na UFRGS na perspectiva de estudantes de escolas públicas do município de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2013Ciências Sociais: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000967386.pdf000967386.pdfTexto completoapplication/pdf701808http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117572/1/000967386.pdf6d433ec93ca7376bf2df007885005b40MD51TEXT000967386.pdf.txt000967386.pdf.txtExtracted Texttext/plain187115http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117572/2/000967386.pdf.txt3d9cb51e083127d476b82686c03764f3MD52THUMBNAIL000967386.pdf.jpg000967386.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1010http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117572/3/000967386.pdf.jpgd6e5a74e335364ba81be89f058e8a904MD5310183/1175722022-08-06 04:46:24.018271oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117572Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:46:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ações afirmativas na UFRGS na perspectiva de estudantes de escolas públicas do município de Porto Alegre
title Ações afirmativas na UFRGS na perspectiva de estudantes de escolas públicas do município de Porto Alegre
spellingShingle Ações afirmativas na UFRGS na perspectiva de estudantes de escolas públicas do município de Porto Alegre
Rockenbach, Carla Thiesen
Ações afirmativas
Ensino superior
Cotas
Inclusão social
Políticas públicas
Porto Alegre (RS)
Affirmative actions
Quotas
Higher education
Public policies
title_short Ações afirmativas na UFRGS na perspectiva de estudantes de escolas públicas do município de Porto Alegre
title_full Ações afirmativas na UFRGS na perspectiva de estudantes de escolas públicas do município de Porto Alegre
title_fullStr Ações afirmativas na UFRGS na perspectiva de estudantes de escolas públicas do município de Porto Alegre
title_full_unstemmed Ações afirmativas na UFRGS na perspectiva de estudantes de escolas públicas do município de Porto Alegre
title_sort Ações afirmativas na UFRGS na perspectiva de estudantes de escolas públicas do município de Porto Alegre
author Rockenbach, Carla Thiesen
author_facet Rockenbach, Carla Thiesen
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rockenbach, Carla Thiesen
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Almeida, Marilis Lemos de
contributor_str_mv Almeida, Marilis Lemos de
dc.subject.por.fl_str_mv Ações afirmativas
Ensino superior
Cotas
Inclusão social
Políticas públicas
Porto Alegre (RS)
topic Ações afirmativas
Ensino superior
Cotas
Inclusão social
Políticas públicas
Porto Alegre (RS)
Affirmative actions
Quotas
Higher education
Public policies
dc.subject.eng.fl_str_mv Affirmative actions
Quotas
Higher education
Public policies
description Este estudo parte do processo de implantação das ações afirmativas na UFRGS e busca analisar o nível de informação, conhecimento e posicionamento de estudantes de escolas públicas de Porto Alegre sobre essa política. Para tanto, busca-se primeiramente oferecer um panorama sobre políticas públicas e ações afirmativas no Brasil focando no processo de implantação das mesmas na UFRGS. Posteriormente analisa-se os conceitos de igualdade e meritocracia, utilizados no debate, tanto por setores favoráveis, quantos pelos contrários a essas políticas. Uma atenção especial é dada às cotas raciais, dada a centralidade do tema nos debates públicos e a repercussão na sociedade. A pesquisa foi realizada com estudantes do ensino médio da Escola Padre Rambo, Colégio Protásio Alves e Instituto de Educação Professora Gema Angelina Belia, localizadas no município de Porto Alegre, através de questionários e entrevistas semi-estruturadas. O estudo permitiu concluir que as ações afirmativas voltadas para o Ensino Superior ainda são desconhecidas por grande parte deste grupo e, dentre os que afirmam possuir algum conhecimento as informações são difusas e desconectas. Foi observado também que os conceitos de igualdade e meritocracia, são utilizados tanto pelos favoráveis quantos pelos não favoráveis a esse tipo de política. Partindo das informações e do grau de conhecimento que esses alunos possuem sobre essas políticas, observa-se que, mesmo esta proporcionando o aumento da probabilidade no ingresso, as ações afirmativas na UFRGS ainda não constituem um mecanismo de acesso ao Ensino Superior para grande parte dos jovens pesquisados.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-06-09T01:59:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/117572
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000967386
url http://hdl.handle.net/10183/117572
identifier_str_mv 000967386
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117572/1/000967386.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117572/2/000967386.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117572/3/000967386.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6d433ec93ca7376bf2df007885005b40
3d9cb51e083127d476b82686c03764f3
d6e5a74e335364ba81be89f058e8a904
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447149983301632