Ações afirmativas na UFRGS na perspectiva de estudantes de escolas públicas do município de Porto Alegre
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/117572 |
Resumo: | Este estudo parte do processo de implantação das ações afirmativas na UFRGS e busca analisar o nível de informação, conhecimento e posicionamento de estudantes de escolas públicas de Porto Alegre sobre essa política. Para tanto, busca-se primeiramente oferecer um panorama sobre políticas públicas e ações afirmativas no Brasil focando no processo de implantação das mesmas na UFRGS. Posteriormente analisa-se os conceitos de igualdade e meritocracia, utilizados no debate, tanto por setores favoráveis, quantos pelos contrários a essas políticas. Uma atenção especial é dada às cotas raciais, dada a centralidade do tema nos debates públicos e a repercussão na sociedade. A pesquisa foi realizada com estudantes do ensino médio da Escola Padre Rambo, Colégio Protásio Alves e Instituto de Educação Professora Gema Angelina Belia, localizadas no município de Porto Alegre, através de questionários e entrevistas semi-estruturadas. O estudo permitiu concluir que as ações afirmativas voltadas para o Ensino Superior ainda são desconhecidas por grande parte deste grupo e, dentre os que afirmam possuir algum conhecimento as informações são difusas e desconectas. Foi observado também que os conceitos de igualdade e meritocracia, são utilizados tanto pelos favoráveis quantos pelos não favoráveis a esse tipo de política. Partindo das informações e do grau de conhecimento que esses alunos possuem sobre essas políticas, observa-se que, mesmo esta proporcionando o aumento da probabilidade no ingresso, as ações afirmativas na UFRGS ainda não constituem um mecanismo de acesso ao Ensino Superior para grande parte dos jovens pesquisados. |
id |
UFRGS-2_8229bc21edbe33b8e54b2242d956a0a7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117572 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rockenbach, Carla ThiesenAlmeida, Marilis Lemos de2015-06-09T01:59:37Z2013http://hdl.handle.net/10183/117572000967386Este estudo parte do processo de implantação das ações afirmativas na UFRGS e busca analisar o nível de informação, conhecimento e posicionamento de estudantes de escolas públicas de Porto Alegre sobre essa política. Para tanto, busca-se primeiramente oferecer um panorama sobre políticas públicas e ações afirmativas no Brasil focando no processo de implantação das mesmas na UFRGS. Posteriormente analisa-se os conceitos de igualdade e meritocracia, utilizados no debate, tanto por setores favoráveis, quantos pelos contrários a essas políticas. Uma atenção especial é dada às cotas raciais, dada a centralidade do tema nos debates públicos e a repercussão na sociedade. A pesquisa foi realizada com estudantes do ensino médio da Escola Padre Rambo, Colégio Protásio Alves e Instituto de Educação Professora Gema Angelina Belia, localizadas no município de Porto Alegre, através de questionários e entrevistas semi-estruturadas. O estudo permitiu concluir que as ações afirmativas voltadas para o Ensino Superior ainda são desconhecidas por grande parte deste grupo e, dentre os que afirmam possuir algum conhecimento as informações são difusas e desconectas. Foi observado também que os conceitos de igualdade e meritocracia, são utilizados tanto pelos favoráveis quantos pelos não favoráveis a esse tipo de política. Partindo das informações e do grau de conhecimento que esses alunos possuem sobre essas políticas, observa-se que, mesmo esta proporcionando o aumento da probabilidade no ingresso, as ações afirmativas na UFRGS ainda não constituem um mecanismo de acesso ao Ensino Superior para grande parte dos jovens pesquisados.The present study examines the process of implementation of affirmative actions within the Federal University of Rio Grande do Sul – UFRGS and intends to analyze the level of information, knowledge and evaluation of students from public schools in Porto Alegre regarding such policies. Therefore, one intends to initially present an overview of public policies and affirmative actions in Brazil, focusing on its process of implementation in UFRGS. Later, one analyzes the concepts of equity and meritocracy, employed by sectors favorable and contrary to such policies. Special attention is drawn to racial quotas, given the prominence of the issue in public debates and its repercussion with society in general. The research was conducted with secondary school students from the following institutions: Escola Padre Rambo, Colégio Protásio Alves and Instituto de Educação Professora Gema Angelina Belia, all located in the Porto Alegre area. It was developed through questionnaires and semi-structured interviews. This study led to the conclusion that the affirmative actions directed to high education are yet unknown by most of the students surveyed and amongst the ones who were aware of them, information seemed diffused and disrupted. It was also observed that the concepts of equity and meritocracy are employed by both the groups favorable and unfavorable to such policies. Based on the information and the extent of the knowledge that students had regarding the policies, one infers that, despite their potential effect on increasing the possibilities of university admission, affirmative actions existing within UFRGS do not yet represent to the majority of the students surveyed an effective mechanism of access to higher education.application/pdfporAções afirmativasEnsino superiorCotasInclusão socialPolíticas públicasPorto Alegre (RS)Affirmative actionsQuotasHigher educationPublic policiesAções afirmativas na UFRGS na perspectiva de estudantes de escolas públicas do município de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2013Ciências Sociais: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000967386.pdf000967386.pdfTexto completoapplication/pdf701808http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117572/1/000967386.pdf6d433ec93ca7376bf2df007885005b40MD51TEXT000967386.pdf.txt000967386.pdf.txtExtracted Texttext/plain187115http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117572/2/000967386.pdf.txt3d9cb51e083127d476b82686c03764f3MD52THUMBNAIL000967386.pdf.jpg000967386.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1010http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117572/3/000967386.pdf.jpgd6e5a74e335364ba81be89f058e8a904MD5310183/1175722022-08-06 04:46:24.018271oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117572Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:46:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ações afirmativas na UFRGS na perspectiva de estudantes de escolas públicas do município de Porto Alegre |
title |
Ações afirmativas na UFRGS na perspectiva de estudantes de escolas públicas do município de Porto Alegre |
spellingShingle |
Ações afirmativas na UFRGS na perspectiva de estudantes de escolas públicas do município de Porto Alegre Rockenbach, Carla Thiesen Ações afirmativas Ensino superior Cotas Inclusão social Políticas públicas Porto Alegre (RS) Affirmative actions Quotas Higher education Public policies |
title_short |
Ações afirmativas na UFRGS na perspectiva de estudantes de escolas públicas do município de Porto Alegre |
title_full |
Ações afirmativas na UFRGS na perspectiva de estudantes de escolas públicas do município de Porto Alegre |
title_fullStr |
Ações afirmativas na UFRGS na perspectiva de estudantes de escolas públicas do município de Porto Alegre |
title_full_unstemmed |
Ações afirmativas na UFRGS na perspectiva de estudantes de escolas públicas do município de Porto Alegre |
title_sort |
Ações afirmativas na UFRGS na perspectiva de estudantes de escolas públicas do município de Porto Alegre |
author |
Rockenbach, Carla Thiesen |
author_facet |
Rockenbach, Carla Thiesen |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rockenbach, Carla Thiesen |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Almeida, Marilis Lemos de |
contributor_str_mv |
Almeida, Marilis Lemos de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ações afirmativas Ensino superior Cotas Inclusão social Políticas públicas Porto Alegre (RS) |
topic |
Ações afirmativas Ensino superior Cotas Inclusão social Políticas públicas Porto Alegre (RS) Affirmative actions Quotas Higher education Public policies |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Affirmative actions Quotas Higher education Public policies |
description |
Este estudo parte do processo de implantação das ações afirmativas na UFRGS e busca analisar o nível de informação, conhecimento e posicionamento de estudantes de escolas públicas de Porto Alegre sobre essa política. Para tanto, busca-se primeiramente oferecer um panorama sobre políticas públicas e ações afirmativas no Brasil focando no processo de implantação das mesmas na UFRGS. Posteriormente analisa-se os conceitos de igualdade e meritocracia, utilizados no debate, tanto por setores favoráveis, quantos pelos contrários a essas políticas. Uma atenção especial é dada às cotas raciais, dada a centralidade do tema nos debates públicos e a repercussão na sociedade. A pesquisa foi realizada com estudantes do ensino médio da Escola Padre Rambo, Colégio Protásio Alves e Instituto de Educação Professora Gema Angelina Belia, localizadas no município de Porto Alegre, através de questionários e entrevistas semi-estruturadas. O estudo permitiu concluir que as ações afirmativas voltadas para o Ensino Superior ainda são desconhecidas por grande parte deste grupo e, dentre os que afirmam possuir algum conhecimento as informações são difusas e desconectas. Foi observado também que os conceitos de igualdade e meritocracia, são utilizados tanto pelos favoráveis quantos pelos não favoráveis a esse tipo de política. Partindo das informações e do grau de conhecimento que esses alunos possuem sobre essas políticas, observa-se que, mesmo esta proporcionando o aumento da probabilidade no ingresso, as ações afirmativas na UFRGS ainda não constituem um mecanismo de acesso ao Ensino Superior para grande parte dos jovens pesquisados. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-06-09T01:59:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/117572 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000967386 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/117572 |
identifier_str_mv |
000967386 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117572/1/000967386.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117572/2/000967386.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117572/3/000967386.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6d433ec93ca7376bf2df007885005b40 3d9cb51e083127d476b82686c03764f3 d6e5a74e335364ba81be89f058e8a904 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447149983301632 |