A educação superior alinhada a modalidade de educação profissional e tecnológica : a gestão da educação no cenário do IFRS : campus Porto Alegre
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/265757 |
Resumo: | A investigação aqui apresentada objetiva identificar modelos de gestão da Educação Superior implementados no IFRS – Porto Alegre, frente aos Cursos Superiores de Tecnologia da instituição, pela perspectiva dos Coordenadores de Curso, a saber: Tecnologia em Gestão Ambiental, Tecnologia em Sistemas para Internet e Tecnologia em Processos Gerenciais. Utilizamos como estratégia metodológica a pesquisa documental de caráter descritiva-exploratória, articulada a entrevistas semidirigidas com os coordenadores dos cursos superiores da instituição. No processo de análise dos dados temos a Análise Textual Discursiva pautada pelos pressupostos do Paradigma Multidimensional da Administração da Educação. Os resultados apontam para uma diversidade dos modelos de gestão da Educação Superior no cenário institucional apoiando-se nos conceitos de eficiência, eficácia, relevância e efetividade articulados em maior ou menor graus de proximidade. |
id |
UFRGS-2_82d31ab6d3a02ceb6d911fb7f0e9c85f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265757 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Fontoura, Julian Silveira Diogo de Ávila2023-10-07T03:43:41Z20232594-4827http://hdl.handle.net/10183/265757001177903A investigação aqui apresentada objetiva identificar modelos de gestão da Educação Superior implementados no IFRS – Porto Alegre, frente aos Cursos Superiores de Tecnologia da instituição, pela perspectiva dos Coordenadores de Curso, a saber: Tecnologia em Gestão Ambiental, Tecnologia em Sistemas para Internet e Tecnologia em Processos Gerenciais. Utilizamos como estratégia metodológica a pesquisa documental de caráter descritiva-exploratória, articulada a entrevistas semidirigidas com os coordenadores dos cursos superiores da instituição. No processo de análise dos dados temos a Análise Textual Discursiva pautada pelos pressupostos do Paradigma Multidimensional da Administração da Educação. Os resultados apontam para uma diversidade dos modelos de gestão da Educação Superior no cenário institucional apoiando-se nos conceitos de eficiência, eficácia, relevância e efetividade articulados em maior ou menor graus de proximidade.The investigation presented here aims to identify management models for Higher Education implemented in IFRS – Porto Alegre, compared to the institution's Higher Technology Courses, from the perspective of Course Coordinators, namely: Technology in Environmental Management, Technology in Internet Systems and Technology in Management Processes. We used as a methodological strategy the descriptive-exploratory documentary research, articulated with semi-directed interviews with the coordinators of the higher courses of the institution. In the data analysis process we have the Discursive Textual Analysis guided by the assumptions of the Multidimensional Paradigm of Education Administration. The results point to a diversity of Higher Education management models in the institutional scenario, based on the concepts of efficiency, effectiveness, relevance and effectiveness articulated in greater or lesser degrees of proximity.application/pdfporEducação profissional e tecnológica em revista. Vitória, ES. Vol. 7, n. 2 (2023), p. 107-124Gestão da educaçãoFormação profissionalFormação tecnológicaEnsino superiorEducation managementProfessional and technological educationCollege educationA educação superior alinhada a modalidade de educação profissional e tecnológica : a gestão da educação no cenário do IFRS : campus Porto AlegreHigher education aligned with the modality of professional and technological education : management of education in the IFRS scenario : campus Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001177903.pdf.txt001177903.pdf.txtExtracted Texttext/plain62519http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265757/2/001177903.pdf.txt8cbb7b8201e1799f49dc947bcc7868f3MD52ORIGINAL001177903.pdfTexto completoapplication/pdf372898http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265757/1/001177903.pdf559f9fb98532f806e530cbaf87608e65MD5110183/2657572023-10-08 03:33:43.067851oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265757Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-10-08T06:33:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A educação superior alinhada a modalidade de educação profissional e tecnológica : a gestão da educação no cenário do IFRS : campus Porto Alegre |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Higher education aligned with the modality of professional and technological education : management of education in the IFRS scenario : campus Porto Alegre |
title |
A educação superior alinhada a modalidade de educação profissional e tecnológica : a gestão da educação no cenário do IFRS : campus Porto Alegre |
spellingShingle |
A educação superior alinhada a modalidade de educação profissional e tecnológica : a gestão da educação no cenário do IFRS : campus Porto Alegre Fontoura, Julian Silveira Diogo de Ávila Gestão da educação Formação profissional Formação tecnológica Ensino superior Education management Professional and technological education College education |
title_short |
A educação superior alinhada a modalidade de educação profissional e tecnológica : a gestão da educação no cenário do IFRS : campus Porto Alegre |
title_full |
A educação superior alinhada a modalidade de educação profissional e tecnológica : a gestão da educação no cenário do IFRS : campus Porto Alegre |
title_fullStr |
A educação superior alinhada a modalidade de educação profissional e tecnológica : a gestão da educação no cenário do IFRS : campus Porto Alegre |
title_full_unstemmed |
A educação superior alinhada a modalidade de educação profissional e tecnológica : a gestão da educação no cenário do IFRS : campus Porto Alegre |
title_sort |
A educação superior alinhada a modalidade de educação profissional e tecnológica : a gestão da educação no cenário do IFRS : campus Porto Alegre |
author |
Fontoura, Julian Silveira Diogo de Ávila |
author_facet |
Fontoura, Julian Silveira Diogo de Ávila |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fontoura, Julian Silveira Diogo de Ávila |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão da educação Formação profissional Formação tecnológica Ensino superior |
topic |
Gestão da educação Formação profissional Formação tecnológica Ensino superior Education management Professional and technological education College education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Education management Professional and technological education College education |
description |
A investigação aqui apresentada objetiva identificar modelos de gestão da Educação Superior implementados no IFRS – Porto Alegre, frente aos Cursos Superiores de Tecnologia da instituição, pela perspectiva dos Coordenadores de Curso, a saber: Tecnologia em Gestão Ambiental, Tecnologia em Sistemas para Internet e Tecnologia em Processos Gerenciais. Utilizamos como estratégia metodológica a pesquisa documental de caráter descritiva-exploratória, articulada a entrevistas semidirigidas com os coordenadores dos cursos superiores da instituição. No processo de análise dos dados temos a Análise Textual Discursiva pautada pelos pressupostos do Paradigma Multidimensional da Administração da Educação. Os resultados apontam para uma diversidade dos modelos de gestão da Educação Superior no cenário institucional apoiando-se nos conceitos de eficiência, eficácia, relevância e efetividade articulados em maior ou menor graus de proximidade. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-10-07T03:43:41Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/265757 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2594-4827 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001177903 |
identifier_str_mv |
2594-4827 001177903 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/265757 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação profissional e tecnológica em revista. Vitória, ES. Vol. 7, n. 2 (2023), p. 107-124 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265757/2/001177903.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265757/1/001177903.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8cbb7b8201e1799f49dc947bcc7868f3 559f9fb98532f806e530cbaf87608e65 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447841228718080 |