Undergraduate students as knowledge multipliers and facilitators in the teaching-learning process about a digital radiographic system

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mazim, Rafaela Longaray
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Reidel, Maximiliano, Silveira, Heraldo Luis Dias da, Vizzotto, Mariana Boessio, Silveira, Priscila Fernanda da, Arús, Nádia Assein
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/215396
Resumo: Este relato objetiva apresentar uma metodologia em cinco etapas adotada para capacitar a comunidade docente e discente no uso de um sistema radiográfico digital, e ressaltar a importância do estudante de graduação como facilitador e multiplicador no processo ensinoaprendizagem. Dois estudantesforam selecionados para atuarem como facilitadores neste processo e multiplicadores de conhecimento em relação ao sistema radiográfico. Esses acadêmicos, juntamente com os professores de radiologia, participaram de reuniões com a direção e técnicos administrativos para a definição dos objetivos (etapa 1), organizaram material didático (etapa 2), elaboraram atividades teórico-práticas de 2 horas para os alunos das clínicas e professores (etapa 3), acompanharam, por um semestre, a etapa de implementação do sistema no Hospital de Ensino Odontológico (etapa 4), e aplicaram a avaliação do uso do sistema digital (etapa 5). Duas disciplinas clínicas, seus alunos e professores, foram escolhidos para vivenciar a etapa de implementação. No término do semestre, foi realizada uma enquete que avaliou a usabilidade do sistema. Como resultado, 176 estudantes e 12 professores participaram das atividades teóricopráticas. Na etapa de implementação, participaram 68 discentes e 34 professores. A avaliação da usabilidade respondida pelos alunos e professores que utilizaram o sistema foi de 73,35 e 79,37, respectivamente. A implementação do sistema digital proposta ocorreu de forma adequada. A vivência dos estudantes de graduação nas diferentes etapas do projeto, da problematização do tema, da execução do seu trabalho de forma colaborativa, e aplicação de soluções por eles elaboradas contribuiu na formação de profissionais sempre abertos às mudanças de maneira crítica.
id UFRGS-2_834c8a70f808a79f918e10688aeeb16f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/215396
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Mazim, Rafaela LongarayReidel, MaximilianoSilveira, Heraldo Luis Dias daVizzotto, Mariana BoessioSilveira, Priscila Fernanda daArús, Nádia Assein2020-11-24T04:10:18Z20201679-5954http://hdl.handle.net/10183/215396001118540Este relato objetiva apresentar uma metodologia em cinco etapas adotada para capacitar a comunidade docente e discente no uso de um sistema radiográfico digital, e ressaltar a importância do estudante de graduação como facilitador e multiplicador no processo ensinoaprendizagem. Dois estudantesforam selecionados para atuarem como facilitadores neste processo e multiplicadores de conhecimento em relação ao sistema radiográfico. Esses acadêmicos, juntamente com os professores de radiologia, participaram de reuniões com a direção e técnicos administrativos para a definição dos objetivos (etapa 1), organizaram material didático (etapa 2), elaboraram atividades teórico-práticas de 2 horas para os alunos das clínicas e professores (etapa 3), acompanharam, por um semestre, a etapa de implementação do sistema no Hospital de Ensino Odontológico (etapa 4), e aplicaram a avaliação do uso do sistema digital (etapa 5). Duas disciplinas clínicas, seus alunos e professores, foram escolhidos para vivenciar a etapa de implementação. No término do semestre, foi realizada uma enquete que avaliou a usabilidade do sistema. Como resultado, 176 estudantes e 12 professores participaram das atividades teóricopráticas. Na etapa de implementação, participaram 68 discentes e 34 professores. A avaliação da usabilidade respondida pelos alunos e professores que utilizaram o sistema foi de 73,35 e 79,37, respectivamente. A implementação do sistema digital proposta ocorreu de forma adequada. A vivência dos estudantes de graduação nas diferentes etapas do projeto, da problematização do tema, da execução do seu trabalho de forma colaborativa, e aplicação de soluções por eles elaboradas contribuiu na formação de profissionais sempre abertos às mudanças de maneira crítica.This report presents the five-step methodology adopted for the empowerment and training of professors and students for the use of a new intraoral radiograph digital system. It highlights the importance of undergraduate students as facilitators and multipliers in the teaching-learning process. Two students were selected to act as facilitators in the teaching-learning process and multipliers of knowledge regarding the radiographic system. These students, together with oral radiology professors, participated in meetings with the board and administrative technicians to define goals (step 1), organized teaching materials (step 2), developed 2-hour theoretical-practical activities for professors and all clinical students (step 3), followed the system implementation stage during one semester (step 04) and applied the evaluation of the system used (step 5), on the Dental Teaching Hospital. Students and professors from two clinical disciplines were chosen to experience the onset of this implementation. At the end of the semester, a survey was conducted to evaluate the usability of the radiographic system. Overall, 176 students and 12 professors participated in the theoreticalpractical activity. During system implementation, 68 students and 34 professors experienced the new technology. The usability assessment according to students and professors was 73.35 and 79.37, respectively. The proposed digital system was implemented correctly. The experience of undergraduate students in the different stages of the project, problematization of the theme, accomplishment of their work in a collaborative manner, and the application of solutions developed by them contributed to the formation of professionals always open to critically change.application/pdfengRevista da ABENO. Brasília. Vol. 20, n. 1 (2020), p. 157-164Radiografia dentáriaEnsinoOdontologiaDigital RadiographyRadiography, DentalTeachingDentistryUndergraduate students as knowledge multipliers and facilitators in the teaching-learning process about a digital radiographic systemEstudantes de graduação como multiplicadores e facilitadores de conhecimento no processo de ensino-aprendizagem sobre sistema radiográfico digital info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001118540.pdf.txt001118540.pdf.txtExtracted Texttext/plain23739http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215396/2/001118540.pdf.txt4609755814e6eb5dab894999e7469d78MD52ORIGINAL001118540.pdfTexto completo (inglês)application/pdf284217http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215396/1/001118540.pdf9399d871390c483b2227969136fa4a0cMD5110183/2153962020-11-25 05:06:37.781435oai:www.lume.ufrgs.br:10183/215396Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-11-25T07:06:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Undergraduate students as knowledge multipliers and facilitators in the teaching-learning process about a digital radiographic system
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv Estudantes de graduação como multiplicadores e facilitadores de conhecimento no processo de ensino-aprendizagem sobre sistema radiográfico digital
title Undergraduate students as knowledge multipliers and facilitators in the teaching-learning process about a digital radiographic system
spellingShingle Undergraduate students as knowledge multipliers and facilitators in the teaching-learning process about a digital radiographic system
Mazim, Rafaela Longaray
Radiografia dentária
Ensino
Odontologia
Digital Radiography
Radiography, Dental
Teaching
Dentistry
title_short Undergraduate students as knowledge multipliers and facilitators in the teaching-learning process about a digital radiographic system
title_full Undergraduate students as knowledge multipliers and facilitators in the teaching-learning process about a digital radiographic system
title_fullStr Undergraduate students as knowledge multipliers and facilitators in the teaching-learning process about a digital radiographic system
title_full_unstemmed Undergraduate students as knowledge multipliers and facilitators in the teaching-learning process about a digital radiographic system
title_sort Undergraduate students as knowledge multipliers and facilitators in the teaching-learning process about a digital radiographic system
author Mazim, Rafaela Longaray
author_facet Mazim, Rafaela Longaray
Reidel, Maximiliano
Silveira, Heraldo Luis Dias da
Vizzotto, Mariana Boessio
Silveira, Priscila Fernanda da
Arús, Nádia Assein
author_role author
author2 Reidel, Maximiliano
Silveira, Heraldo Luis Dias da
Vizzotto, Mariana Boessio
Silveira, Priscila Fernanda da
Arús, Nádia Assein
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mazim, Rafaela Longaray
Reidel, Maximiliano
Silveira, Heraldo Luis Dias da
Vizzotto, Mariana Boessio
Silveira, Priscila Fernanda da
Arús, Nádia Assein
dc.subject.por.fl_str_mv Radiografia dentária
Ensino
Odontologia
topic Radiografia dentária
Ensino
Odontologia
Digital Radiography
Radiography, Dental
Teaching
Dentistry
dc.subject.eng.fl_str_mv Digital Radiography
Radiography, Dental
Teaching
Dentistry
description Este relato objetiva apresentar uma metodologia em cinco etapas adotada para capacitar a comunidade docente e discente no uso de um sistema radiográfico digital, e ressaltar a importância do estudante de graduação como facilitador e multiplicador no processo ensinoaprendizagem. Dois estudantesforam selecionados para atuarem como facilitadores neste processo e multiplicadores de conhecimento em relação ao sistema radiográfico. Esses acadêmicos, juntamente com os professores de radiologia, participaram de reuniões com a direção e técnicos administrativos para a definição dos objetivos (etapa 1), organizaram material didático (etapa 2), elaboraram atividades teórico-práticas de 2 horas para os alunos das clínicas e professores (etapa 3), acompanharam, por um semestre, a etapa de implementação do sistema no Hospital de Ensino Odontológico (etapa 4), e aplicaram a avaliação do uso do sistema digital (etapa 5). Duas disciplinas clínicas, seus alunos e professores, foram escolhidos para vivenciar a etapa de implementação. No término do semestre, foi realizada uma enquete que avaliou a usabilidade do sistema. Como resultado, 176 estudantes e 12 professores participaram das atividades teóricopráticas. Na etapa de implementação, participaram 68 discentes e 34 professores. A avaliação da usabilidade respondida pelos alunos e professores que utilizaram o sistema foi de 73,35 e 79,37, respectivamente. A implementação do sistema digital proposta ocorreu de forma adequada. A vivência dos estudantes de graduação nas diferentes etapas do projeto, da problematização do tema, da execução do seu trabalho de forma colaborativa, e aplicação de soluções por eles elaboradas contribuiu na formação de profissionais sempre abertos às mudanças de maneira crítica.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-24T04:10:18Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/215396
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-5954
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001118540
identifier_str_mv 1679-5954
001118540
url http://hdl.handle.net/10183/215396
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista da ABENO. Brasília. Vol. 20, n. 1 (2020), p. 157-164
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215396/2/001118540.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215396/1/001118540.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4609755814e6eb5dab894999e7469d78
9399d871390c483b2227969136fa4a0c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225002109894656