Avaliação da compreensão de bulas de medicamentos pelos usuários
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/96030 |
Resumo: | As bulas constituem a principal fonte de informação visual disponível ao consumidor de medicamentos, junto com os dizeres contidos na embalagem e com a prescrição médica. As informações contidas nos textos de bulas são consideradas fundamentais e devem orientar tanto o paciente, em linguagem adequada e de fácil compreensão, como o profissional de saúde, com conteúdo detalhado tecnicamente. Para fazer o uso correto de um medicamento, é preciso ler e compreender o conteúdo informacional apresentado nas bulas, devendo a informação ser produzida de forma a ser utilizada e compreendida pela audiência pretendida. A proposta deste trabalho é de revisar a literatura sobre a compreensão do usuário de medicamentos sobre as informações de bulas, valendo-se do fato de que, no Brasil, a adequação deste tipo de material educativo tem sido estudada principalmente no âmbito legal, mas não a repercussão das informações no que diz respeito ao entendimento pela população usuária de medicamentos. A revisão se deu por meio de busca de trabalhos publicados até abril de 2012 nas bases de dados Medline, Lilacs e Ibecs. Não houve restrição de idiomas. Foram encontrados 151 trabalhos, dos quais apenas 25 preencheram os quesitos de seleção para o desenvolvimento da revisão. Os trabalhos selecionados foram agrupados em pesquisas de caráter metodológico (propõem novos modelos ou diretrizes de apresentação do material ou ferramentas de avaliação da compreensão), pesquisas de caráter teórico-analítico (avalia as características de adequação e regularidade do material já existente) e pesquisas de caráter empírico (pesquisas práticas, com metodologia adequada a fim de avaliar a compreensão dos usuários sobre o material). Concluiu-se que, em sua forma atual, contendo linguagem de difícil compreensão para leigos, com fonte em tamanho inadequado, ausência ou desorganização de ilustrações, informações incorretas ou incompletas, as bulas não desempenham o papel educativo para o qual foi designada, levando a erros de medicação e não aderência ao tratamento. Pretende-se, para estudos posteriores, dar início a pesquisas de caráter empírico, realizando coletas de dados junto à população usuária, com o intuito de avaliar a compreensão e averiguar um meio de construir um material que dialogue entre a legislação e uma linguagem abrangente para a população, para que a leitura da bula possa ser um hábito frequente e vantajoso. |
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Puebla, Giovanna de CarmenDal Pizzol, Tatiane da Silva2014-06-05T01:59:17Z2012http://hdl.handle.net/10183/96030000898162As bulas constituem a principal fonte de informação visual disponível ao consumidor de medicamentos, junto com os dizeres contidos na embalagem e com a prescrição médica. As informações contidas nos textos de bulas são consideradas fundamentais e devem orientar tanto o paciente, em linguagem adequada e de fácil compreensão, como o profissional de saúde, com conteúdo detalhado tecnicamente. Para fazer o uso correto de um medicamento, é preciso ler e compreender o conteúdo informacional apresentado nas bulas, devendo a informação ser produzida de forma a ser utilizada e compreendida pela audiência pretendida. A proposta deste trabalho é de revisar a literatura sobre a compreensão do usuário de medicamentos sobre as informações de bulas, valendo-se do fato de que, no Brasil, a adequação deste tipo de material educativo tem sido estudada principalmente no âmbito legal, mas não a repercussão das informações no que diz respeito ao entendimento pela população usuária de medicamentos. A revisão se deu por meio de busca de trabalhos publicados até abril de 2012 nas bases de dados Medline, Lilacs e Ibecs. Não houve restrição de idiomas. Foram encontrados 151 trabalhos, dos quais apenas 25 preencheram os quesitos de seleção para o desenvolvimento da revisão. Os trabalhos selecionados foram agrupados em pesquisas de caráter metodológico (propõem novos modelos ou diretrizes de apresentação do material ou ferramentas de avaliação da compreensão), pesquisas de caráter teórico-analítico (avalia as características de adequação e regularidade do material já existente) e pesquisas de caráter empírico (pesquisas práticas, com metodologia adequada a fim de avaliar a compreensão dos usuários sobre o material). Concluiu-se que, em sua forma atual, contendo linguagem de difícil compreensão para leigos, com fonte em tamanho inadequado, ausência ou desorganização de ilustrações, informações incorretas ou incompletas, as bulas não desempenham o papel educativo para o qual foi designada, levando a erros de medicação e não aderência ao tratamento. Pretende-se, para estudos posteriores, dar início a pesquisas de caráter empírico, realizando coletas de dados junto à população usuária, com o intuito de avaliar a compreensão e averiguar um meio de construir um material que dialogue entre a legislação e uma linguagem abrangente para a população, para que a leitura da bula possa ser um hábito frequente e vantajoso.Drug package inserts are the main source of visual information available to the medicine consumers, combined to the information in the package and the medical prescription. Information included in the insert directions are considered essential and must lead both the patient in an appropriate and easy to understand language, as the health providers, with technically detailed content. To use the medicine correctly, it is required to read and understand the information content presented in the inserts and this information must be produced in order to be used and understood by the intended audience. This work proposal is to review literature about medicine users’ comprehension on inserts information, based on the fact that, in Brazil, this kind of educative material adequacy have been studied mainly in the legal scope, but not the repercussion of the information regarding to the understanding of them by the population. The review was made by research of works published to April, 2012 on the database Medline, Lilacs and Ibecs. No language restriction. It has been found 151 works, of which only 25 applied to developing the review. Selected works were grouped in methodological nature surveys (propose new models or guidelines for presentation of the material or tools for assessing understanding), theoretical and analytical nature surveys (evaluate characteristics of adequacy and regularity on the preexisting material), and empirical nature surveys (practical researches, with appropriate methodology in order to evaluate users’ comprehension on the material). It was concluded that, in its current form, containing language hardly understood by lay people, with font size inadequate, absent or disorganized illustrations, incorrect or incomplete information, the inserts do not play the educational role to which it was designated, leading to medication errors and nonadherence. It is intended, for further studies, to initiate empirical nature researches performing data collection with the users in order to assess the understanding and ascertain a way to create a material which engage the law and a reaching language to the population, so that reading the insert can be a frequent and advantageous habit.application/pdfporBula de medicamentosCompreensão de textoDrug package insertsDrug labelingPatientComprehensionAvaliação da compreensão de bulas de medicamentos pelos usuáriosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de FarmáciaPorto Alegre, BR-RS2012Farmáciagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000898162.pdf000898162.pdfTexto completoapplication/pdf469746http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96030/1/000898162.pdf34952da7f2fe9499187f359a9280f45cMD51TEXT000898162.pdf.txt000898162.pdf.txtExtracted Texttext/plain64187http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96030/2/000898162.pdf.txt6c428e3e2fbc1efeb85e91d3b0e62f57MD52THUMBNAIL000898162.pdf.jpg000898162.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1068http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96030/3/000898162.pdf.jpgcf455c7c3870aee818e093bb07bcf9b5MD5310183/960302018-10-16 09:04:14.31oai:www.lume.ufrgs.br:10183/96030Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-16T12:04:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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