Direito à cidade, cidadania e movimentos sociais urbanos : possíveis abordagens didático-pedagógicas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/249816 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo investigar as potencialidades da abordagem didático-pedagógica dos temas cidadania, movimentos sociais urbanos e direito à cidade com alunos do ensino médio. Buscamos analisar aspectos do documento Referencial Curricular Gaúcho para o Ensino Médio (RCGEM), sobretudo no que se refere às competências e habilidades de ensino das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHSA) que estão descritas no documento, no intuito de relacioná-las com o planejamento didático-pedagógico executado durante o estágio docente que foi realizado com os alunos do terceiro ano do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Além da análise documental do RCGEM e de conceitos e teorias da sociologia urbana utilizados no decorrer do estágio, o artigo procura identificar, através das respostas e comentários dos alunos a respeito das atividades realizadas, de que maneira o desenvolvimento dos temas cidadania, movimentos sociais urbanos e direito à cidade reverberou entre eles, e quais foram os desdobramentos conceituais surgidos durante o processo de aprendizagem. Por fim, pode-se concluir que as competências e habilidades das CHSA presentes no RCGEM contribuíram com o exercício de realizar um planejamento didático voltado para as discussões dos temas propostos, e que as noções de privilégio e de identitarismo apareceram de maneira contundente nos comentários dos alunos, permitindo reconhecer esses tópicos como alguns desdobramentos conceituais que poderiam ser melhor trabalhados se as CHSA tivessem mais carga horária no currículo da educação básica. |
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