Sequência didática de espanhol para guias de turismo : produção baseada em uma análise de necessidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/253878 |
Resumo: | Esta monografia tem como objetivo principal apresentar e analisar uma sequência didática de língua espanhola voltada para guias de turismo. Essa sequência foi elaborada a partir dos resultados de uma análise de necessidades baseada em gêneros textuais, obtidos durante o período em que participei como bolsista de iniciação científica (2017-2019) no projeto de pesquisa Ensino de línguas em cursos técnicos e tecnológicos públicos: mapeamento de necessidades para o ensino por meio de gêneros textuais, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Além da produção da sequência didática, para compor este trabalho de conclusão de curso, selecionamos algumas partes do material que produzimos e analisamos elementos que consideramos mais relevantes: a estrutura e a lógica interna do material, os textos autênticos selecionados e alguns enunciados produzidos. Os resultados do nosso trabalho apontaram que a análise de necessidades realizada durante o projeto foi fundamental não só para a compreensão dos gêneros textuais que fazem parte do sistema de atividades do guia de turismo, mas também para a construção de enunciados bem contextualizados e coerentes com potencial para auxiliar os alunos na aprendizagem do espanhol de forma contextualizada. Além disso, com base nos dados do levantamento de necessidades, foi possível planejar e criar atividades seguindo uma sequência lógica por estarem em consonância com a ordem das atividades reais da rotina laboral desses profissionais. |
id |
UFRGS-2_83fcfabeac3c76d246ceb2dd8f52513e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253878 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Destefani, Débora de Campos EstevãoLabella-Sánchez, Natalia2023-01-21T05:08:14Z2022http://hdl.handle.net/10183/253878001160428Esta monografia tem como objetivo principal apresentar e analisar uma sequência didática de língua espanhola voltada para guias de turismo. Essa sequência foi elaborada a partir dos resultados de uma análise de necessidades baseada em gêneros textuais, obtidos durante o período em que participei como bolsista de iniciação científica (2017-2019) no projeto de pesquisa Ensino de línguas em cursos técnicos e tecnológicos públicos: mapeamento de necessidades para o ensino por meio de gêneros textuais, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Além da produção da sequência didática, para compor este trabalho de conclusão de curso, selecionamos algumas partes do material que produzimos e analisamos elementos que consideramos mais relevantes: a estrutura e a lógica interna do material, os textos autênticos selecionados e alguns enunciados produzidos. Os resultados do nosso trabalho apontaram que a análise de necessidades realizada durante o projeto foi fundamental não só para a compreensão dos gêneros textuais que fazem parte do sistema de atividades do guia de turismo, mas também para a construção de enunciados bem contextualizados e coerentes com potencial para auxiliar os alunos na aprendizagem do espanhol de forma contextualizada. Além disso, com base nos dados do levantamento de necessidades, foi possível planejar e criar atividades seguindo uma sequência lógica por estarem em consonância com a ordem das atividades reais da rotina laboral desses profissionais.Esta monografía tiene como objetivo principal presentar y analizar una secuencia didáctica de lengua española dirigida a los guías de turismo. Esta secuencia fue elaborada a partir de los resultados de un análisis de necesidades basado en los géneros textuales, obtenidos durante el período en que participé como becaria de iniciación científica (2017-2019) en el proyecto de investigación La enseñanza de idiomas en los cursos técnicos y tecnológicos públicos: mapeo de necesidades para la enseñanza a través de los géneros textuales, en la Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Además de la producción de la secuencia didáctica, para componer este trabajo de finalización de curso, seleccionamos algunas partes del material producido y analizamos los elementos que consideramos más relevantes: la estructura y la lógica interna del material, los textos auténticos seleccionados y algunos enunciados producidos. Los resultados de nuestro trabajo señalaron que el análisis de necesidades realizado durante el proyecto fue fundamental no solo para la comprensión de los géneros textuales que forman parte del sistema de actividades de los guías de turismo, sino también para la construcción de enunciados bien contextualizados y coherentes con el potencial de ayudar a los estudiantes a aprender el español de forma contextualizada. Además de eso, a partir de los datos del análisis de necesidades, fue posible planificar y crear actividades siguiendo una secuencia lógica por estar en consonancia con el orden de las actividades reales de la rutina de trabajo de estos profesionales.application/pdfporEnsino de língua estrangeira (espanhol)Gêneros textuaisEnseñanza de español para fines específicosProducción de secuencias didácticasAnálisis de necesidadesGéneros textualesSequência didática de espanhol para guias de turismo : produção baseada em uma análise de necessidadesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2022Letras: Português e Espanhol: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001160428.pdf.txt001160428.pdf.txtExtracted Texttext/plain129607http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253878/2/001160428.pdf.txt4691753d0214a9bdbe0bb99bda5b1ab3MD52ORIGINAL001160428.pdfTexto completoapplication/pdf5053625http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253878/1/001160428.pdff6a8123d3ae513106cbed37e132acc13MD5110183/2538782023-01-22 05:58:23.15772oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253878Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-22T07:58:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Sequência didática de espanhol para guias de turismo : produção baseada em uma análise de necessidades |
title |
Sequência didática de espanhol para guias de turismo : produção baseada em uma análise de necessidades |
spellingShingle |
Sequência didática de espanhol para guias de turismo : produção baseada em uma análise de necessidades Destefani, Débora de Campos Estevão Ensino de língua estrangeira (espanhol) Gêneros textuais Enseñanza de español para fines específicos Producción de secuencias didácticas Análisis de necesidades Géneros textuales |
title_short |
Sequência didática de espanhol para guias de turismo : produção baseada em uma análise de necessidades |
title_full |
Sequência didática de espanhol para guias de turismo : produção baseada em uma análise de necessidades |
title_fullStr |
Sequência didática de espanhol para guias de turismo : produção baseada em uma análise de necessidades |
title_full_unstemmed |
Sequência didática de espanhol para guias de turismo : produção baseada em uma análise de necessidades |
title_sort |
Sequência didática de espanhol para guias de turismo : produção baseada em uma análise de necessidades |
author |
Destefani, Débora de Campos Estevão |
author_facet |
Destefani, Débora de Campos Estevão |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Destefani, Débora de Campos Estevão |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Labella-Sánchez, Natalia |
contributor_str_mv |
Labella-Sánchez, Natalia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de língua estrangeira (espanhol) Gêneros textuais |
topic |
Ensino de língua estrangeira (espanhol) Gêneros textuais Enseñanza de español para fines específicos Producción de secuencias didácticas Análisis de necesidades Géneros textuales |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Enseñanza de español para fines específicos Producción de secuencias didácticas Análisis de necesidades Géneros textuales |
description |
Esta monografia tem como objetivo principal apresentar e analisar uma sequência didática de língua espanhola voltada para guias de turismo. Essa sequência foi elaborada a partir dos resultados de uma análise de necessidades baseada em gêneros textuais, obtidos durante o período em que participei como bolsista de iniciação científica (2017-2019) no projeto de pesquisa Ensino de línguas em cursos técnicos e tecnológicos públicos: mapeamento de necessidades para o ensino por meio de gêneros textuais, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Além da produção da sequência didática, para compor este trabalho de conclusão de curso, selecionamos algumas partes do material que produzimos e analisamos elementos que consideramos mais relevantes: a estrutura e a lógica interna do material, os textos autênticos selecionados e alguns enunciados produzidos. Os resultados do nosso trabalho apontaram que a análise de necessidades realizada durante o projeto foi fundamental não só para a compreensão dos gêneros textuais que fazem parte do sistema de atividades do guia de turismo, mas também para a construção de enunciados bem contextualizados e coerentes com potencial para auxiliar os alunos na aprendizagem do espanhol de forma contextualizada. Além disso, com base nos dados do levantamento de necessidades, foi possível planejar e criar atividades seguindo uma sequência lógica por estarem em consonância com a ordem das atividades reais da rotina laboral desses profissionais. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-01-21T05:08:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/253878 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001160428 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/253878 |
identifier_str_mv |
001160428 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253878/2/001160428.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253878/1/001160428.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4691753d0214a9bdbe0bb99bda5b1ab3 f6a8123d3ae513106cbed37e132acc13 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447328968933376 |