Sequência didática de espanhol para guias de turismo : produção baseada em uma análise de necessidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Destefani, Débora de Campos Estevão
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/253878
Resumo: Esta monografia tem como objetivo principal apresentar e analisar uma sequência didática de língua espanhola voltada para guias de turismo. Essa sequência foi elaborada a partir dos resultados de uma análise de necessidades baseada em gêneros textuais, obtidos durante o período em que participei como bolsista de iniciação científica (2017-2019) no projeto de pesquisa Ensino de línguas em cursos técnicos e tecnológicos públicos: mapeamento de necessidades para o ensino por meio de gêneros textuais, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Além da produção da sequência didática, para compor este trabalho de conclusão de curso, selecionamos algumas partes do material que produzimos e analisamos elementos que consideramos mais relevantes: a estrutura e a lógica interna do material, os textos autênticos selecionados e alguns enunciados produzidos. Os resultados do nosso trabalho apontaram que a análise de necessidades realizada durante o projeto foi fundamental não só para a compreensão dos gêneros textuais que fazem parte do sistema de atividades do guia de turismo, mas também para a construção de enunciados bem contextualizados e coerentes com potencial para auxiliar os alunos na aprendizagem do espanhol de forma contextualizada. Além disso, com base nos dados do levantamento de necessidades, foi possível planejar e criar atividades seguindo uma sequência lógica por estarem em consonância com a ordem das atividades reais da rotina laboral desses profissionais.
id UFRGS-2_83fcfabeac3c76d246ceb2dd8f52513e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253878
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Destefani, Débora de Campos EstevãoLabella-Sánchez, Natalia2023-01-21T05:08:14Z2022http://hdl.handle.net/10183/253878001160428Esta monografia tem como objetivo principal apresentar e analisar uma sequência didática de língua espanhola voltada para guias de turismo. Essa sequência foi elaborada a partir dos resultados de uma análise de necessidades baseada em gêneros textuais, obtidos durante o período em que participei como bolsista de iniciação científica (2017-2019) no projeto de pesquisa Ensino de línguas em cursos técnicos e tecnológicos públicos: mapeamento de necessidades para o ensino por meio de gêneros textuais, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Além da produção da sequência didática, para compor este trabalho de conclusão de curso, selecionamos algumas partes do material que produzimos e analisamos elementos que consideramos mais relevantes: a estrutura e a lógica interna do material, os textos autênticos selecionados e alguns enunciados produzidos. Os resultados do nosso trabalho apontaram que a análise de necessidades realizada durante o projeto foi fundamental não só para a compreensão dos gêneros textuais que fazem parte do sistema de atividades do guia de turismo, mas também para a construção de enunciados bem contextualizados e coerentes com potencial para auxiliar os alunos na aprendizagem do espanhol de forma contextualizada. Além disso, com base nos dados do levantamento de necessidades, foi possível planejar e criar atividades seguindo uma sequência lógica por estarem em consonância com a ordem das atividades reais da rotina laboral desses profissionais.Esta monografía tiene como objetivo principal presentar y analizar una secuencia didáctica de lengua española dirigida a los guías de turismo. Esta secuencia fue elaborada a partir de los resultados de un análisis de necesidades basado en los géneros textuales, obtenidos durante el período en que participé como becaria de iniciación científica (2017-2019) en el proyecto de investigación La enseñanza de idiomas en los cursos técnicos y tecnológicos públicos: mapeo de necesidades para la enseñanza a través de los géneros textuales, en la Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Además de la producción de la secuencia didáctica, para componer este trabajo de finalización de curso, seleccionamos algunas partes del material producido y analizamos los elementos que consideramos más relevantes: la estructura y la lógica interna del material, los textos auténticos seleccionados y algunos enunciados producidos. Los resultados de nuestro trabajo señalaron que el análisis de necesidades realizado durante el proyecto fue fundamental no solo para la comprensión de los géneros textuales que forman parte del sistema de actividades de los guías de turismo, sino también para la construcción de enunciados bien contextualizados y coherentes con el potencial de ayudar a los estudiantes a aprender el español de forma contextualizada. Además de eso, a partir de los datos del análisis de necesidades, fue posible planificar y crear actividades siguiendo una secuencia lógica por estar en consonancia con el orden de las actividades reales de la rutina de trabajo de estos profesionales.application/pdfporEnsino de língua estrangeira (espanhol)Gêneros textuaisEnseñanza de español para fines específicosProducción de secuencias didácticasAnálisis de necesidadesGéneros textualesSequência didática de espanhol para guias de turismo : produção baseada em uma análise de necessidadesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2022Letras: Português e Espanhol: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001160428.pdf.txt001160428.pdf.txtExtracted Texttext/plain129607http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253878/2/001160428.pdf.txt4691753d0214a9bdbe0bb99bda5b1ab3MD52ORIGINAL001160428.pdfTexto completoapplication/pdf5053625http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253878/1/001160428.pdff6a8123d3ae513106cbed37e132acc13MD5110183/2538782023-01-22 05:58:23.15772oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253878Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-22T07:58:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sequência didática de espanhol para guias de turismo : produção baseada em uma análise de necessidades
title Sequência didática de espanhol para guias de turismo : produção baseada em uma análise de necessidades
spellingShingle Sequência didática de espanhol para guias de turismo : produção baseada em uma análise de necessidades
Destefani, Débora de Campos Estevão
Ensino de língua estrangeira (espanhol)
Gêneros textuais
Enseñanza de español para fines específicos
Producción de secuencias didácticas
Análisis de necesidades
Géneros textuales
title_short Sequência didática de espanhol para guias de turismo : produção baseada em uma análise de necessidades
title_full Sequência didática de espanhol para guias de turismo : produção baseada em uma análise de necessidades
title_fullStr Sequência didática de espanhol para guias de turismo : produção baseada em uma análise de necessidades
title_full_unstemmed Sequência didática de espanhol para guias de turismo : produção baseada em uma análise de necessidades
title_sort Sequência didática de espanhol para guias de turismo : produção baseada em uma análise de necessidades
author Destefani, Débora de Campos Estevão
author_facet Destefani, Débora de Campos Estevão
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Destefani, Débora de Campos Estevão
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Labella-Sánchez, Natalia
contributor_str_mv Labella-Sánchez, Natalia
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de língua estrangeira (espanhol)
Gêneros textuais
topic Ensino de língua estrangeira (espanhol)
Gêneros textuais
Enseñanza de español para fines específicos
Producción de secuencias didácticas
Análisis de necesidades
Géneros textuales
dc.subject.spa.fl_str_mv Enseñanza de español para fines específicos
Producción de secuencias didácticas
Análisis de necesidades
Géneros textuales
description Esta monografia tem como objetivo principal apresentar e analisar uma sequência didática de língua espanhola voltada para guias de turismo. Essa sequência foi elaborada a partir dos resultados de uma análise de necessidades baseada em gêneros textuais, obtidos durante o período em que participei como bolsista de iniciação científica (2017-2019) no projeto de pesquisa Ensino de línguas em cursos técnicos e tecnológicos públicos: mapeamento de necessidades para o ensino por meio de gêneros textuais, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Além da produção da sequência didática, para compor este trabalho de conclusão de curso, selecionamos algumas partes do material que produzimos e analisamos elementos que consideramos mais relevantes: a estrutura e a lógica interna do material, os textos autênticos selecionados e alguns enunciados produzidos. Os resultados do nosso trabalho apontaram que a análise de necessidades realizada durante o projeto foi fundamental não só para a compreensão dos gêneros textuais que fazem parte do sistema de atividades do guia de turismo, mas também para a construção de enunciados bem contextualizados e coerentes com potencial para auxiliar os alunos na aprendizagem do espanhol de forma contextualizada. Além disso, com base nos dados do levantamento de necessidades, foi possível planejar e criar atividades seguindo uma sequência lógica por estarem em consonância com a ordem das atividades reais da rotina laboral desses profissionais.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-21T05:08:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/253878
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001160428
url http://hdl.handle.net/10183/253878
identifier_str_mv 001160428
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253878/2/001160428.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253878/1/001160428.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4691753d0214a9bdbe0bb99bda5b1ab3
f6a8123d3ae513106cbed37e132acc13
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447328968933376