GeoGebra : facilitando o aprendizado da função afim e função quadrática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Daiane Schemmer
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/134081
Resumo: O presente trabalho tem por finalidade verificar se o ensino da matemática pode se tornar mais interessante para o aluno através da utilização de ferramentas tecnológicas. Neste contexto, o software Geogebra surge como um meio de auxiliar na aprendizagem, com o objetivo de promover um ensino lúdico e dinâmico, estimulando a memória gráfica e a inteligência visual, sanando as dificuldades encontradas pelos alunos no estudo das funções. Dessa forma, para a introdução dessa nova metodologia de trabalho, foram feitos estudos sobre como acontece, hoje, o ensino-aprendizagem deste conteúdo nas escolas e como eles se apresentam em livros didáticos. Através desta nova proposta, temos como objetivo despertar nos alunos um maior interesse e curiosidade, devido à facilidade e rapidez deste software, além de tirar proveito da vontade de aprender e de conhecer que os adolescentes demonstram pela área da informática – espaço que se revela pouco utilizado pelos professores.
id UFRGS-2_84024d2b587f7f0b955610378ccca1ec
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134081
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Oliveira, Daiane SchemmerJusto, Dagoberto Adriano Rizzotto2016-03-24T02:06:16Z2015http://hdl.handle.net/10183/134081000983799O presente trabalho tem por finalidade verificar se o ensino da matemática pode se tornar mais interessante para o aluno através da utilização de ferramentas tecnológicas. Neste contexto, o software Geogebra surge como um meio de auxiliar na aprendizagem, com o objetivo de promover um ensino lúdico e dinâmico, estimulando a memória gráfica e a inteligência visual, sanando as dificuldades encontradas pelos alunos no estudo das funções. Dessa forma, para a introdução dessa nova metodologia de trabalho, foram feitos estudos sobre como acontece, hoje, o ensino-aprendizagem deste conteúdo nas escolas e como eles se apresentam em livros didáticos. Através desta nova proposta, temos como objetivo despertar nos alunos um maior interesse e curiosidade, devido à facilidade e rapidez deste software, além de tirar proveito da vontade de aprender e de conhecer que os adolescentes demonstram pela área da informática – espaço que se revela pouco utilizado pelos professores.application/pdfporEnsino de matemáticaFuncoesGeoGebra : SoftwareGeoGebra : facilitando o aprendizado da função afim e função quadráticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000983799.pdf000983799.pdfTexto completoapplication/pdf746643http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134081/1/000983799.pdf7dab0a49980d705b95219c2008d7bc39MD51TEXT000983799.pdf.txt000983799.pdf.txtExtracted Texttext/plain47830http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134081/2/000983799.pdf.txt7a68b4db47db1699b616e6e490945c25MD52THUMBNAIL000983799.pdf.jpg000983799.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1566http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134081/3/000983799.pdf.jpgee556c915c84262068ff95755ba088c2MD5310183/1340812022-02-22 05:01:55.867508oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134081Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T08:01:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv GeoGebra : facilitando o aprendizado da função afim e função quadrática
title GeoGebra : facilitando o aprendizado da função afim e função quadrática
spellingShingle GeoGebra : facilitando o aprendizado da função afim e função quadrática
Oliveira, Daiane Schemmer
Ensino de matemática
Funcoes
GeoGebra : Software
title_short GeoGebra : facilitando o aprendizado da função afim e função quadrática
title_full GeoGebra : facilitando o aprendizado da função afim e função quadrática
title_fullStr GeoGebra : facilitando o aprendizado da função afim e função quadrática
title_full_unstemmed GeoGebra : facilitando o aprendizado da função afim e função quadrática
title_sort GeoGebra : facilitando o aprendizado da função afim e função quadrática
author Oliveira, Daiane Schemmer
author_facet Oliveira, Daiane Schemmer
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Daiane Schemmer
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Justo, Dagoberto Adriano Rizzotto
contributor_str_mv Justo, Dagoberto Adriano Rizzotto
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de matemática
Funcoes
GeoGebra : Software
topic Ensino de matemática
Funcoes
GeoGebra : Software
description O presente trabalho tem por finalidade verificar se o ensino da matemática pode se tornar mais interessante para o aluno através da utilização de ferramentas tecnológicas. Neste contexto, o software Geogebra surge como um meio de auxiliar na aprendizagem, com o objetivo de promover um ensino lúdico e dinâmico, estimulando a memória gráfica e a inteligência visual, sanando as dificuldades encontradas pelos alunos no estudo das funções. Dessa forma, para a introdução dessa nova metodologia de trabalho, foram feitos estudos sobre como acontece, hoje, o ensino-aprendizagem deste conteúdo nas escolas e como eles se apresentam em livros didáticos. Através desta nova proposta, temos como objetivo despertar nos alunos um maior interesse e curiosidade, devido à facilidade e rapidez deste software, além de tirar proveito da vontade de aprender e de conhecer que os adolescentes demonstram pela área da informática – espaço que se revela pouco utilizado pelos professores.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-24T02:06:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/134081
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000983799
url http://hdl.handle.net/10183/134081
identifier_str_mv 000983799
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134081/1/000983799.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134081/2/000983799.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134081/3/000983799.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7dab0a49980d705b95219c2008d7bc39
7a68b4db47db1699b616e6e490945c25
ee556c915c84262068ff95755ba088c2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224501339357184