Vínculo e pertencimento : uma proposta de mediação para fortalecimento destes fatores da aprendizagem, nas aulas de educação física especial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/172144 |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso trata da compreensão dos conceitos de vínculo e pertencimento na Educação Física Especial. O problema de pesquisa foi assim delimitado: Como os estudos da Educação Física e da Educação possibilitam a construção de uma proposta de mediação na Educação Física Especial? Tem como objetivo geral compreender a produção e os conceitos de vínculo e pertencimento na literatura em Educação Física Especial com vistas à construção de uma proposta de mediação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que parte da compreensão dos conceitos para elaboração de uma proposta de mediação no processo de ensino-aprendizagem da Educação Física especial. Para tal, a fundamentação teórica do estudo está apoiada em autores como Piaget, Vygotsky, Wallon, Paulo Freire e Zimermam. De maneira preliminar, destacamos que a produção científica e bibliográfica não parece apresentar um número expressivo de trabalhos sobre os temas do vínculo e do pertencimento na Educação Física Especial. Obviamente, nosso esforço é, também compreender esse limite na produção nacional e pensar uma proposta de ensino que situe o tema no campo da Educação Física. |
id |
UFRGS-2_840782815959e2a8ce672457c130858a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172144 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Matos, Roberto Rosa deBossle, Fabiano2018-01-24T02:31:01Z2017http://hdl.handle.net/10183/172144001057327O presente trabalho de conclusão de curso trata da compreensão dos conceitos de vínculo e pertencimento na Educação Física Especial. O problema de pesquisa foi assim delimitado: Como os estudos da Educação Física e da Educação possibilitam a construção de uma proposta de mediação na Educação Física Especial? Tem como objetivo geral compreender a produção e os conceitos de vínculo e pertencimento na literatura em Educação Física Especial com vistas à construção de uma proposta de mediação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que parte da compreensão dos conceitos para elaboração de uma proposta de mediação no processo de ensino-aprendizagem da Educação Física especial. Para tal, a fundamentação teórica do estudo está apoiada em autores como Piaget, Vygotsky, Wallon, Paulo Freire e Zimermam. De maneira preliminar, destacamos que a produção científica e bibliográfica não parece apresentar um número expressivo de trabalhos sobre os temas do vínculo e do pertencimento na Educação Física Especial. Obviamente, nosso esforço é, também compreender esse limite na produção nacional e pensar uma proposta de ensino que situe o tema no campo da Educação Física.The present work of course conclusion deals with the understanding of the concepts of bond and belonging in Special Physical Education. The research problem was thus delimited: How do the studies of Physical Education and Education make it possible to construct a mediation proposal in Special Physical Education? Its general objective is to understand the production and concepts of bonding and belonging in literature in Special Physical Education with a view to the construction of a proposal for mediation. It is a qualitative research that starts from the understanding of the concepts to elaborate a proposal of mediation in the teaching-learning process of the special Physical Education. For this, the theoretical basis of the study is supported by authors such as Piaget, Vygotsky, Wallon, Paulo Freire and Zimermam. In a preliminary way, we emphasize that the scientific and bibliographical production does not seem to present an expressive number of works on the subjects of the bond and of the membership in Special Physical Education. Obviously, our effort is also to understand this limit in national production and to think about a teaching proposal that places the theme in the field of Physical Education.application/pdfporVínculo socialEducação especialEducação física adaptadaLinkBelongingSpecial physical educationQualitative researchVínculo e pertencimento : uma proposta de mediação para fortalecimento destes fatores da aprendizagem, nas aulas de educação física especialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RSEducação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001057327.pdf001057327.pdfTexto completoapplication/pdf1337531http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172144/1/001057327.pdf38b7ada64b2736b21e725d40fa887ae0MD51TEXT001057327.pdf.txt001057327.pdf.txtExtracted Texttext/plain91260http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172144/2/001057327.pdf.txt2c979a4e32a4c2f0faffb268ead33a46MD52THUMBNAIL001057327.pdf.jpg001057327.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1093http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172144/3/001057327.pdf.jpg34215e08abb23a90eb9cb3598a877319MD5310183/1721442022-06-15 04:49:12.193541oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172144Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-15T07:49:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Vínculo e pertencimento : uma proposta de mediação para fortalecimento destes fatores da aprendizagem, nas aulas de educação física especial |
title |
Vínculo e pertencimento : uma proposta de mediação para fortalecimento destes fatores da aprendizagem, nas aulas de educação física especial |
spellingShingle |
Vínculo e pertencimento : uma proposta de mediação para fortalecimento destes fatores da aprendizagem, nas aulas de educação física especial Matos, Roberto Rosa de Vínculo social Educação especial Educação física adaptada Link Belonging Special physical education Qualitative research |
title_short |
Vínculo e pertencimento : uma proposta de mediação para fortalecimento destes fatores da aprendizagem, nas aulas de educação física especial |
title_full |
Vínculo e pertencimento : uma proposta de mediação para fortalecimento destes fatores da aprendizagem, nas aulas de educação física especial |
title_fullStr |
Vínculo e pertencimento : uma proposta de mediação para fortalecimento destes fatores da aprendizagem, nas aulas de educação física especial |
title_full_unstemmed |
Vínculo e pertencimento : uma proposta de mediação para fortalecimento destes fatores da aprendizagem, nas aulas de educação física especial |
title_sort |
Vínculo e pertencimento : uma proposta de mediação para fortalecimento destes fatores da aprendizagem, nas aulas de educação física especial |
author |
Matos, Roberto Rosa de |
author_facet |
Matos, Roberto Rosa de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matos, Roberto Rosa de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bossle, Fabiano |
contributor_str_mv |
Bossle, Fabiano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Vínculo social Educação especial Educação física adaptada |
topic |
Vínculo social Educação especial Educação física adaptada Link Belonging Special physical education Qualitative research |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Link Belonging Special physical education Qualitative research |
description |
O presente trabalho de conclusão de curso trata da compreensão dos conceitos de vínculo e pertencimento na Educação Física Especial. O problema de pesquisa foi assim delimitado: Como os estudos da Educação Física e da Educação possibilitam a construção de uma proposta de mediação na Educação Física Especial? Tem como objetivo geral compreender a produção e os conceitos de vínculo e pertencimento na literatura em Educação Física Especial com vistas à construção de uma proposta de mediação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que parte da compreensão dos conceitos para elaboração de uma proposta de mediação no processo de ensino-aprendizagem da Educação Física especial. Para tal, a fundamentação teórica do estudo está apoiada em autores como Piaget, Vygotsky, Wallon, Paulo Freire e Zimermam. De maneira preliminar, destacamos que a produção científica e bibliográfica não parece apresentar um número expressivo de trabalhos sobre os temas do vínculo e do pertencimento na Educação Física Especial. Obviamente, nosso esforço é, também compreender esse limite na produção nacional e pensar uma proposta de ensino que situe o tema no campo da Educação Física. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-01-24T02:31:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/172144 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001057327 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/172144 |
identifier_str_mv |
001057327 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172144/1/001057327.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172144/2/001057327.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172144/3/001057327.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
38b7ada64b2736b21e725d40fa887ae0 2c979a4e32a4c2f0faffb268ead33a46 34215e08abb23a90eb9cb3598a877319 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224542532665344 |