Vínculo e pertencimento : uma proposta de mediação para fortalecimento destes fatores da aprendizagem, nas aulas de educação física especial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Roberto Rosa de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/172144
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso trata da compreensão dos conceitos de vínculo e pertencimento na Educação Física Especial. O problema de pesquisa foi assim delimitado: Como os estudos da Educação Física e da Educação possibilitam a construção de uma proposta de mediação na Educação Física Especial? Tem como objetivo geral compreender a produção e os conceitos de vínculo e pertencimento na literatura em Educação Física Especial com vistas à construção de uma proposta de mediação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que parte da compreensão dos conceitos para elaboração de uma proposta de mediação no processo de ensino-aprendizagem da Educação Física especial. Para tal, a fundamentação teórica do estudo está apoiada em autores como Piaget, Vygotsky, Wallon, Paulo Freire e Zimermam. De maneira preliminar, destacamos que a produção científica e bibliográfica não parece apresentar um número expressivo de trabalhos sobre os temas do vínculo e do pertencimento na Educação Física Especial. Obviamente, nosso esforço é, também compreender esse limite na produção nacional e pensar uma proposta de ensino que situe o tema no campo da Educação Física.
id UFRGS-2_840782815959e2a8ce672457c130858a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172144
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Matos, Roberto Rosa deBossle, Fabiano2018-01-24T02:31:01Z2017http://hdl.handle.net/10183/172144001057327O presente trabalho de conclusão de curso trata da compreensão dos conceitos de vínculo e pertencimento na Educação Física Especial. O problema de pesquisa foi assim delimitado: Como os estudos da Educação Física e da Educação possibilitam a construção de uma proposta de mediação na Educação Física Especial? Tem como objetivo geral compreender a produção e os conceitos de vínculo e pertencimento na literatura em Educação Física Especial com vistas à construção de uma proposta de mediação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que parte da compreensão dos conceitos para elaboração de uma proposta de mediação no processo de ensino-aprendizagem da Educação Física especial. Para tal, a fundamentação teórica do estudo está apoiada em autores como Piaget, Vygotsky, Wallon, Paulo Freire e Zimermam. De maneira preliminar, destacamos que a produção científica e bibliográfica não parece apresentar um número expressivo de trabalhos sobre os temas do vínculo e do pertencimento na Educação Física Especial. Obviamente, nosso esforço é, também compreender esse limite na produção nacional e pensar uma proposta de ensino que situe o tema no campo da Educação Física.The present work of course conclusion deals with the understanding of the concepts of bond and belonging in Special Physical Education. The research problem was thus delimited: How do the studies of Physical Education and Education make it possible to construct a mediation proposal in Special Physical Education? Its general objective is to understand the production and concepts of bonding and belonging in literature in Special Physical Education with a view to the construction of a proposal for mediation. It is a qualitative research that starts from the understanding of the concepts to elaborate a proposal of mediation in the teaching-learning process of the special Physical Education. For this, the theoretical basis of the study is supported by authors such as Piaget, Vygotsky, Wallon, Paulo Freire and Zimermam. In a preliminary way, we emphasize that the scientific and bibliographical production does not seem to present an expressive number of works on the subjects of the bond and of the membership in Special Physical Education. Obviously, our effort is also to understand this limit in national production and to think about a teaching proposal that places the theme in the field of Physical Education.application/pdfporVínculo socialEducação especialEducação física adaptadaLinkBelongingSpecial physical educationQualitative researchVínculo e pertencimento : uma proposta de mediação para fortalecimento destes fatores da aprendizagem, nas aulas de educação física especialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RSEducação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001057327.pdf001057327.pdfTexto completoapplication/pdf1337531http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172144/1/001057327.pdf38b7ada64b2736b21e725d40fa887ae0MD51TEXT001057327.pdf.txt001057327.pdf.txtExtracted Texttext/plain91260http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172144/2/001057327.pdf.txt2c979a4e32a4c2f0faffb268ead33a46MD52THUMBNAIL001057327.pdf.jpg001057327.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1093http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172144/3/001057327.pdf.jpg34215e08abb23a90eb9cb3598a877319MD5310183/1721442022-06-15 04:49:12.193541oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172144Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-15T07:49:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Vínculo e pertencimento : uma proposta de mediação para fortalecimento destes fatores da aprendizagem, nas aulas de educação física especial
title Vínculo e pertencimento : uma proposta de mediação para fortalecimento destes fatores da aprendizagem, nas aulas de educação física especial
spellingShingle Vínculo e pertencimento : uma proposta de mediação para fortalecimento destes fatores da aprendizagem, nas aulas de educação física especial
Matos, Roberto Rosa de
Vínculo social
Educação especial
Educação física adaptada
Link
Belonging
Special physical education
Qualitative research
title_short Vínculo e pertencimento : uma proposta de mediação para fortalecimento destes fatores da aprendizagem, nas aulas de educação física especial
title_full Vínculo e pertencimento : uma proposta de mediação para fortalecimento destes fatores da aprendizagem, nas aulas de educação física especial
title_fullStr Vínculo e pertencimento : uma proposta de mediação para fortalecimento destes fatores da aprendizagem, nas aulas de educação física especial
title_full_unstemmed Vínculo e pertencimento : uma proposta de mediação para fortalecimento destes fatores da aprendizagem, nas aulas de educação física especial
title_sort Vínculo e pertencimento : uma proposta de mediação para fortalecimento destes fatores da aprendizagem, nas aulas de educação física especial
author Matos, Roberto Rosa de
author_facet Matos, Roberto Rosa de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Roberto Rosa de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bossle, Fabiano
contributor_str_mv Bossle, Fabiano
dc.subject.por.fl_str_mv Vínculo social
Educação especial
Educação física adaptada
topic Vínculo social
Educação especial
Educação física adaptada
Link
Belonging
Special physical education
Qualitative research
dc.subject.eng.fl_str_mv Link
Belonging
Special physical education
Qualitative research
description O presente trabalho de conclusão de curso trata da compreensão dos conceitos de vínculo e pertencimento na Educação Física Especial. O problema de pesquisa foi assim delimitado: Como os estudos da Educação Física e da Educação possibilitam a construção de uma proposta de mediação na Educação Física Especial? Tem como objetivo geral compreender a produção e os conceitos de vínculo e pertencimento na literatura em Educação Física Especial com vistas à construção de uma proposta de mediação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que parte da compreensão dos conceitos para elaboração de uma proposta de mediação no processo de ensino-aprendizagem da Educação Física especial. Para tal, a fundamentação teórica do estudo está apoiada em autores como Piaget, Vygotsky, Wallon, Paulo Freire e Zimermam. De maneira preliminar, destacamos que a produção científica e bibliográfica não parece apresentar um número expressivo de trabalhos sobre os temas do vínculo e do pertencimento na Educação Física Especial. Obviamente, nosso esforço é, também compreender esse limite na produção nacional e pensar uma proposta de ensino que situe o tema no campo da Educação Física.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-01-24T02:31:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/172144
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001057327
url http://hdl.handle.net/10183/172144
identifier_str_mv 001057327
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172144/1/001057327.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172144/2/001057327.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172144/3/001057327.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 38b7ada64b2736b21e725d40fa887ae0
2c979a4e32a4c2f0faffb268ead33a46
34215e08abb23a90eb9cb3598a877319
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224542532665344