Na EJA - a educação não se esgota em si mesma! : um estudo de caso em uma escola municipal de Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pena, Sílvia Vanderlise Rodrigues
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/115716
Resumo: O presente trabalho pretende analisar a permanência de alguns alunos de uma turma de Educação de Jovens e Adultos em uma Escola Municipal de Porto Alegre. Direciono esforços no sentido de compreender/ identificar os elementos que levam os alunos a continuar frequentando a escola, se com o passar do tempo eles continuam permanecendo na mesma totalidade. Para tal análise, utilizei-me de um Estudo de Caso, partindo da vivência no estágio curricular obrigatório do Curso de Pedagogia. Com essa intenção não me proponho a elaborar conclusões generalizantes ou definitivas sobre o tema, mas sim, direcionam esforços no sentido de conhecer os elementos que podem favorecer a continuidade destes na escola e aqueles que os afastam, atentando para as suas singularidades como indivíduos únicos e produtores de suas histórias. E como resultado posso dizer que os alunos permanecem na escola mesmo não conseguindo o avanço para as outras totalidades, devido aos objetivos urgentes (busca de emprego, melhoria salarial, reconhecimento social, término dos estudos, meio de sobrevivência, melhores condições de saúde). Esses alunos que persistem e seguem os estudos elaboram novas leituras para o espaço escolar e encontram motivações próprias para o alcance de seus objetivos, a escola, nesse caso é (re) significada por seus estudantes.
id UFRGS-2_840de20b6509ef966a2b75e668a429ab
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115716
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pena, Sílvia Vanderlise RodriguesAlbuquerque, Paulo Peixoto de2015-05-01T01:58:06Z2014http://hdl.handle.net/10183/115716000956364O presente trabalho pretende analisar a permanência de alguns alunos de uma turma de Educação de Jovens e Adultos em uma Escola Municipal de Porto Alegre. Direciono esforços no sentido de compreender/ identificar os elementos que levam os alunos a continuar frequentando a escola, se com o passar do tempo eles continuam permanecendo na mesma totalidade. Para tal análise, utilizei-me de um Estudo de Caso, partindo da vivência no estágio curricular obrigatório do Curso de Pedagogia. Com essa intenção não me proponho a elaborar conclusões generalizantes ou definitivas sobre o tema, mas sim, direcionam esforços no sentido de conhecer os elementos que podem favorecer a continuidade destes na escola e aqueles que os afastam, atentando para as suas singularidades como indivíduos únicos e produtores de suas histórias. E como resultado posso dizer que os alunos permanecem na escola mesmo não conseguindo o avanço para as outras totalidades, devido aos objetivos urgentes (busca de emprego, melhoria salarial, reconhecimento social, término dos estudos, meio de sobrevivência, melhores condições de saúde). Esses alunos que persistem e seguem os estudos elaboram novas leituras para o espaço escolar e encontram motivações próprias para o alcance de seus objetivos, a escola, nesse caso é (re) significada por seus estudantes.application/pdfporEducação permanenteEducação de jovens e adultosNa EJA - a educação não se esgota em si mesma! : um estudo de caso em uma escola municipal de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2014Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000956364.pdf000956364.pdfTexto completoapplication/pdf608778http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115716/1/000956364.pdf561868259bdbd286a248ec70142e131cMD51TEXT000956364.pdf.txt000956364.pdf.txtExtracted Texttext/plain105699http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115716/2/000956364.pdf.txta41d4d52d30d7bcedcbecf8b0147dd71MD52THUMBNAIL000956364.pdf.jpg000956364.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1063http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115716/3/000956364.pdf.jpg983c46d40869c77edcc2dbdfb0687da8MD5310183/1157162018-10-22 07:38:47.332oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115716Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T10:38:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Na EJA - a educação não se esgota em si mesma! : um estudo de caso em uma escola municipal de Porto Alegre
title Na EJA - a educação não se esgota em si mesma! : um estudo de caso em uma escola municipal de Porto Alegre
spellingShingle Na EJA - a educação não se esgota em si mesma! : um estudo de caso em uma escola municipal de Porto Alegre
Pena, Sílvia Vanderlise Rodrigues
Educação permanente
Educação de jovens e adultos
title_short Na EJA - a educação não se esgota em si mesma! : um estudo de caso em uma escola municipal de Porto Alegre
title_full Na EJA - a educação não se esgota em si mesma! : um estudo de caso em uma escola municipal de Porto Alegre
title_fullStr Na EJA - a educação não se esgota em si mesma! : um estudo de caso em uma escola municipal de Porto Alegre
title_full_unstemmed Na EJA - a educação não se esgota em si mesma! : um estudo de caso em uma escola municipal de Porto Alegre
title_sort Na EJA - a educação não se esgota em si mesma! : um estudo de caso em uma escola municipal de Porto Alegre
author Pena, Sílvia Vanderlise Rodrigues
author_facet Pena, Sílvia Vanderlise Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pena, Sílvia Vanderlise Rodrigues
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Albuquerque, Paulo Peixoto de
contributor_str_mv Albuquerque, Paulo Peixoto de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação permanente
Educação de jovens e adultos
topic Educação permanente
Educação de jovens e adultos
description O presente trabalho pretende analisar a permanência de alguns alunos de uma turma de Educação de Jovens e Adultos em uma Escola Municipal de Porto Alegre. Direciono esforços no sentido de compreender/ identificar os elementos que levam os alunos a continuar frequentando a escola, se com o passar do tempo eles continuam permanecendo na mesma totalidade. Para tal análise, utilizei-me de um Estudo de Caso, partindo da vivência no estágio curricular obrigatório do Curso de Pedagogia. Com essa intenção não me proponho a elaborar conclusões generalizantes ou definitivas sobre o tema, mas sim, direcionam esforços no sentido de conhecer os elementos que podem favorecer a continuidade destes na escola e aqueles que os afastam, atentando para as suas singularidades como indivíduos únicos e produtores de suas histórias. E como resultado posso dizer que os alunos permanecem na escola mesmo não conseguindo o avanço para as outras totalidades, devido aos objetivos urgentes (busca de emprego, melhoria salarial, reconhecimento social, término dos estudos, meio de sobrevivência, melhores condições de saúde). Esses alunos que persistem e seguem os estudos elaboram novas leituras para o espaço escolar e encontram motivações próprias para o alcance de seus objetivos, a escola, nesse caso é (re) significada por seus estudantes.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-05-01T01:58:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/115716
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000956364
url http://hdl.handle.net/10183/115716
identifier_str_mv 000956364
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115716/1/000956364.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115716/2/000956364.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115716/3/000956364.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 561868259bdbd286a248ec70142e131c
a41d4d52d30d7bcedcbecf8b0147dd71
983c46d40869c77edcc2dbdfb0687da8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224483877421056