Na EJA - a educação não se esgota em si mesma! : um estudo de caso em uma escola municipal de Porto Alegre
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/115716 |
Resumo: | O presente trabalho pretende analisar a permanência de alguns alunos de uma turma de Educação de Jovens e Adultos em uma Escola Municipal de Porto Alegre. Direciono esforços no sentido de compreender/ identificar os elementos que levam os alunos a continuar frequentando a escola, se com o passar do tempo eles continuam permanecendo na mesma totalidade. Para tal análise, utilizei-me de um Estudo de Caso, partindo da vivência no estágio curricular obrigatório do Curso de Pedagogia. Com essa intenção não me proponho a elaborar conclusões generalizantes ou definitivas sobre o tema, mas sim, direcionam esforços no sentido de conhecer os elementos que podem favorecer a continuidade destes na escola e aqueles que os afastam, atentando para as suas singularidades como indivíduos únicos e produtores de suas histórias. E como resultado posso dizer que os alunos permanecem na escola mesmo não conseguindo o avanço para as outras totalidades, devido aos objetivos urgentes (busca de emprego, melhoria salarial, reconhecimento social, término dos estudos, meio de sobrevivência, melhores condições de saúde). Esses alunos que persistem e seguem os estudos elaboram novas leituras para o espaço escolar e encontram motivações próprias para o alcance de seus objetivos, a escola, nesse caso é (re) significada por seus estudantes. |
id |
UFRGS-2_840de20b6509ef966a2b75e668a429ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115716 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pena, Sílvia Vanderlise RodriguesAlbuquerque, Paulo Peixoto de2015-05-01T01:58:06Z2014http://hdl.handle.net/10183/115716000956364O presente trabalho pretende analisar a permanência de alguns alunos de uma turma de Educação de Jovens e Adultos em uma Escola Municipal de Porto Alegre. Direciono esforços no sentido de compreender/ identificar os elementos que levam os alunos a continuar frequentando a escola, se com o passar do tempo eles continuam permanecendo na mesma totalidade. Para tal análise, utilizei-me de um Estudo de Caso, partindo da vivência no estágio curricular obrigatório do Curso de Pedagogia. Com essa intenção não me proponho a elaborar conclusões generalizantes ou definitivas sobre o tema, mas sim, direcionam esforços no sentido de conhecer os elementos que podem favorecer a continuidade destes na escola e aqueles que os afastam, atentando para as suas singularidades como indivíduos únicos e produtores de suas histórias. E como resultado posso dizer que os alunos permanecem na escola mesmo não conseguindo o avanço para as outras totalidades, devido aos objetivos urgentes (busca de emprego, melhoria salarial, reconhecimento social, término dos estudos, meio de sobrevivência, melhores condições de saúde). Esses alunos que persistem e seguem os estudos elaboram novas leituras para o espaço escolar e encontram motivações próprias para o alcance de seus objetivos, a escola, nesse caso é (re) significada por seus estudantes.application/pdfporEducação permanenteEducação de jovens e adultosNa EJA - a educação não se esgota em si mesma! : um estudo de caso em uma escola municipal de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2014Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000956364.pdf000956364.pdfTexto completoapplication/pdf608778http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115716/1/000956364.pdf561868259bdbd286a248ec70142e131cMD51TEXT000956364.pdf.txt000956364.pdf.txtExtracted Texttext/plain105699http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115716/2/000956364.pdf.txta41d4d52d30d7bcedcbecf8b0147dd71MD52THUMBNAIL000956364.pdf.jpg000956364.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1063http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115716/3/000956364.pdf.jpg983c46d40869c77edcc2dbdfb0687da8MD5310183/1157162018-10-22 07:38:47.332oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115716Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T10:38:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Na EJA - a educação não se esgota em si mesma! : um estudo de caso em uma escola municipal de Porto Alegre |
title |
Na EJA - a educação não se esgota em si mesma! : um estudo de caso em uma escola municipal de Porto Alegre |
spellingShingle |
Na EJA - a educação não se esgota em si mesma! : um estudo de caso em uma escola municipal de Porto Alegre Pena, Sílvia Vanderlise Rodrigues Educação permanente Educação de jovens e adultos |
title_short |
Na EJA - a educação não se esgota em si mesma! : um estudo de caso em uma escola municipal de Porto Alegre |
title_full |
Na EJA - a educação não se esgota em si mesma! : um estudo de caso em uma escola municipal de Porto Alegre |
title_fullStr |
Na EJA - a educação não se esgota em si mesma! : um estudo de caso em uma escola municipal de Porto Alegre |
title_full_unstemmed |
Na EJA - a educação não se esgota em si mesma! : um estudo de caso em uma escola municipal de Porto Alegre |
title_sort |
Na EJA - a educação não se esgota em si mesma! : um estudo de caso em uma escola municipal de Porto Alegre |
author |
Pena, Sílvia Vanderlise Rodrigues |
author_facet |
Pena, Sílvia Vanderlise Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pena, Sílvia Vanderlise Rodrigues |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Albuquerque, Paulo Peixoto de |
contributor_str_mv |
Albuquerque, Paulo Peixoto de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação permanente Educação de jovens e adultos |
topic |
Educação permanente Educação de jovens e adultos |
description |
O presente trabalho pretende analisar a permanência de alguns alunos de uma turma de Educação de Jovens e Adultos em uma Escola Municipal de Porto Alegre. Direciono esforços no sentido de compreender/ identificar os elementos que levam os alunos a continuar frequentando a escola, se com o passar do tempo eles continuam permanecendo na mesma totalidade. Para tal análise, utilizei-me de um Estudo de Caso, partindo da vivência no estágio curricular obrigatório do Curso de Pedagogia. Com essa intenção não me proponho a elaborar conclusões generalizantes ou definitivas sobre o tema, mas sim, direcionam esforços no sentido de conhecer os elementos que podem favorecer a continuidade destes na escola e aqueles que os afastam, atentando para as suas singularidades como indivíduos únicos e produtores de suas histórias. E como resultado posso dizer que os alunos permanecem na escola mesmo não conseguindo o avanço para as outras totalidades, devido aos objetivos urgentes (busca de emprego, melhoria salarial, reconhecimento social, término dos estudos, meio de sobrevivência, melhores condições de saúde). Esses alunos que persistem e seguem os estudos elaboram novas leituras para o espaço escolar e encontram motivações próprias para o alcance de seus objetivos, a escola, nesse caso é (re) significada por seus estudantes. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-05-01T01:58:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/115716 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000956364 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/115716 |
identifier_str_mv |
000956364 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115716/1/000956364.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115716/2/000956364.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115716/3/000956364.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
561868259bdbd286a248ec70142e131c a41d4d52d30d7bcedcbecf8b0147dd71 983c46d40869c77edcc2dbdfb0687da8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224483877421056 |