“Mas que problema tu tem?” : narrativas de mães de crianças e adolescentes com deficiência
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/206667 |
Resumo: | Este trabalho de Conclusão de Curso se trata de uma pesquisa de cunho qualitativo, que tem por objetivo identificar como a deficiência constitui modos de ser mulher-mãe e quais as redes de apoio que se fazem presentes nestas maternidades. Para responder a estas perguntas, foi produzido um material a partir de cinco encontros do Grupo das Famílias que se reúne em uma Escola Especial no município de Porto Alegre. Esse material contou inclusive com a realização de entrevistas com as participantes. O Grupo tem como objetivo ser um espaço de acolhimento para as famílias por meio da arte. As mulheres da pesquisa possuem idades entre 36 e 69 anos e seus filhos ocupam a faixa etária de 8 a 18 anos de idade. Como referencial teórico este trabalho teve como base autores que dialogassem com este tema, como Cavalcante (2003) e ativistas da inclusão. As análises mostram que a maternidade destas mulheres se constitui de maneira solitária, com o abandono das atividades antes realizadas, incluindo o trabalho remunerado. A presença de poucos parceiros com quem possam compartilhar as tarefas é outro aspecto importante vivenciado por essas mulheres. O cotidiano delas é marcado pela dedicação exclusiva com relação aos cuidados dos filhos. A principal rede de apoio que possuem é a escola A mesma tem papel fundamental, sendo o grupo um lugar para as mães ressignificarem sentimentos, dividirem batalhas diárias e usufruírem de um espaço de compartilhamento de vivências e trajetórias. |
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