Quando uma aula de teatro é teatro?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Rodrigo Marques
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/33303
Resumo: Essa pesquisa busca delimitar parâmetros com os quais alguns professores operam na organização do planejamento de uma aula de teatro objetivando pensar sua exequibilidade e funcionalidade. Estuda quais elementos e características da prática teatral estão presentes nesse modo de educação para a arte que tem o teatro como objeto, e, como esse fazer artístico se transporta para a sala de aula e transparece no fazer artístico escolar. Procura levar os professores de teatro, especificadamente das séries finais do ensino fundamental, juntamente com esse pesquisador, a compreender o processo artístico teatral como uma experiência que se faz artística, não somente pelos resultados, mas, também, pela construção do processo. Para tanto, foram realizadas ações diretas de observação e entrevistas com os professores, a fim de averiguar as compreensões dos docentes a respeito do fazer artístico teatral em sala de aula. Percebe-se que é possível haver uma experiência estética e da linguagem, dentro de uma sala de aula, através do trabalho com o teatro, que se assemelhe aquela experimentada na criação teatral feita pelos artistas da referida área. Observase que o fato dos professores participantes dessa pesquisa, serem formados em Artes Cênicas, com uma prática no campo da atuação cênica, os auxilia na sua prática de ensino na Escola. A partir dessa reflexão, percebe-se que o teatro pode ser educador enquanto experiência artística, e, não apenas como um elemento a serviço da educação.
id UFRGS-2_845e28c16f624731e6b62c0d02b64d52
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/33303
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fernandes, Rodrigo MarquesAlcântara, Celina Nunes de2011-10-22T01:18:40Z2008http://hdl.handle.net/10183/33303000688282Essa pesquisa busca delimitar parâmetros com os quais alguns professores operam na organização do planejamento de uma aula de teatro objetivando pensar sua exequibilidade e funcionalidade. Estuda quais elementos e características da prática teatral estão presentes nesse modo de educação para a arte que tem o teatro como objeto, e, como esse fazer artístico se transporta para a sala de aula e transparece no fazer artístico escolar. Procura levar os professores de teatro, especificadamente das séries finais do ensino fundamental, juntamente com esse pesquisador, a compreender o processo artístico teatral como uma experiência que se faz artística, não somente pelos resultados, mas, também, pela construção do processo. Para tanto, foram realizadas ações diretas de observação e entrevistas com os professores, a fim de averiguar as compreensões dos docentes a respeito do fazer artístico teatral em sala de aula. Percebe-se que é possível haver uma experiência estética e da linguagem, dentro de uma sala de aula, através do trabalho com o teatro, que se assemelhe aquela experimentada na criação teatral feita pelos artistas da referida área. Observase que o fato dos professores participantes dessa pesquisa, serem formados em Artes Cênicas, com uma prática no campo da atuação cênica, os auxilia na sua prática de ensino na Escola. A partir dessa reflexão, percebe-se que o teatro pode ser educador enquanto experiência artística, e, não apenas como um elemento a serviço da educação.application/pdfporTeatroQuando uma aula de teatro é teatro?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2008especializaçãoCurso de Especialização em Pedagogia da Arteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000688282.pdf.txt000688282.pdf.txtExtracted Texttext/plain87195http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33303/2/000688282.pdf.txt3db85e4b72ea4bfd0a150105286fd0f8MD52ORIGINAL000688282.pdf000688282.pdfTexto completoapplication/pdf473388http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33303/1/000688282.pdf7ead3d1d070991c7e78c11444fc8f65eMD51THUMBNAIL000688282.pdf.jpg000688282.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1066http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33303/3/000688282.pdf.jpg5103de499cfd21c48f82237c90f6b685MD5310183/333032018-10-08 09:06:44.309oai:www.lume.ufrgs.br:10183/33303Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T12:06:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Quando uma aula de teatro é teatro?
title Quando uma aula de teatro é teatro?
spellingShingle Quando uma aula de teatro é teatro?
Fernandes, Rodrigo Marques
Teatro
title_short Quando uma aula de teatro é teatro?
title_full Quando uma aula de teatro é teatro?
title_fullStr Quando uma aula de teatro é teatro?
title_full_unstemmed Quando uma aula de teatro é teatro?
title_sort Quando uma aula de teatro é teatro?
author Fernandes, Rodrigo Marques
author_facet Fernandes, Rodrigo Marques
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Rodrigo Marques
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alcântara, Celina Nunes de
contributor_str_mv Alcântara, Celina Nunes de
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro
topic Teatro
description Essa pesquisa busca delimitar parâmetros com os quais alguns professores operam na organização do planejamento de uma aula de teatro objetivando pensar sua exequibilidade e funcionalidade. Estuda quais elementos e características da prática teatral estão presentes nesse modo de educação para a arte que tem o teatro como objeto, e, como esse fazer artístico se transporta para a sala de aula e transparece no fazer artístico escolar. Procura levar os professores de teatro, especificadamente das séries finais do ensino fundamental, juntamente com esse pesquisador, a compreender o processo artístico teatral como uma experiência que se faz artística, não somente pelos resultados, mas, também, pela construção do processo. Para tanto, foram realizadas ações diretas de observação e entrevistas com os professores, a fim de averiguar as compreensões dos docentes a respeito do fazer artístico teatral em sala de aula. Percebe-se que é possível haver uma experiência estética e da linguagem, dentro de uma sala de aula, através do trabalho com o teatro, que se assemelhe aquela experimentada na criação teatral feita pelos artistas da referida área. Observase que o fato dos professores participantes dessa pesquisa, serem formados em Artes Cênicas, com uma prática no campo da atuação cênica, os auxilia na sua prática de ensino na Escola. A partir dessa reflexão, percebe-se que o teatro pode ser educador enquanto experiência artística, e, não apenas como um elemento a serviço da educação.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-10-22T01:18:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/33303
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000688282
url http://hdl.handle.net/10183/33303
identifier_str_mv 000688282
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33303/2/000688282.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33303/1/000688282.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33303/3/000688282.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3db85e4b72ea4bfd0a150105286fd0f8
7ead3d1d070991c7e78c11444fc8f65e
5103de499cfd21c48f82237c90f6b685
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447065426132992