Quando uma aula de teatro é teatro?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/33303 |
Resumo: | Essa pesquisa busca delimitar parâmetros com os quais alguns professores operam na organização do planejamento de uma aula de teatro objetivando pensar sua exequibilidade e funcionalidade. Estuda quais elementos e características da prática teatral estão presentes nesse modo de educação para a arte que tem o teatro como objeto, e, como esse fazer artístico se transporta para a sala de aula e transparece no fazer artístico escolar. Procura levar os professores de teatro, especificadamente das séries finais do ensino fundamental, juntamente com esse pesquisador, a compreender o processo artístico teatral como uma experiência que se faz artística, não somente pelos resultados, mas, também, pela construção do processo. Para tanto, foram realizadas ações diretas de observação e entrevistas com os professores, a fim de averiguar as compreensões dos docentes a respeito do fazer artístico teatral em sala de aula. Percebe-se que é possível haver uma experiência estética e da linguagem, dentro de uma sala de aula, através do trabalho com o teatro, que se assemelhe aquela experimentada na criação teatral feita pelos artistas da referida área. Observase que o fato dos professores participantes dessa pesquisa, serem formados em Artes Cênicas, com uma prática no campo da atuação cênica, os auxilia na sua prática de ensino na Escola. A partir dessa reflexão, percebe-se que o teatro pode ser educador enquanto experiência artística, e, não apenas como um elemento a serviço da educação. |
id |
UFRGS-2_845e28c16f624731e6b62c0d02b64d52 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/33303 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Fernandes, Rodrigo MarquesAlcântara, Celina Nunes de2011-10-22T01:18:40Z2008http://hdl.handle.net/10183/33303000688282Essa pesquisa busca delimitar parâmetros com os quais alguns professores operam na organização do planejamento de uma aula de teatro objetivando pensar sua exequibilidade e funcionalidade. Estuda quais elementos e características da prática teatral estão presentes nesse modo de educação para a arte que tem o teatro como objeto, e, como esse fazer artístico se transporta para a sala de aula e transparece no fazer artístico escolar. Procura levar os professores de teatro, especificadamente das séries finais do ensino fundamental, juntamente com esse pesquisador, a compreender o processo artístico teatral como uma experiência que se faz artística, não somente pelos resultados, mas, também, pela construção do processo. Para tanto, foram realizadas ações diretas de observação e entrevistas com os professores, a fim de averiguar as compreensões dos docentes a respeito do fazer artístico teatral em sala de aula. Percebe-se que é possível haver uma experiência estética e da linguagem, dentro de uma sala de aula, através do trabalho com o teatro, que se assemelhe aquela experimentada na criação teatral feita pelos artistas da referida área. Observase que o fato dos professores participantes dessa pesquisa, serem formados em Artes Cênicas, com uma prática no campo da atuação cênica, os auxilia na sua prática de ensino na Escola. A partir dessa reflexão, percebe-se que o teatro pode ser educador enquanto experiência artística, e, não apenas como um elemento a serviço da educação.application/pdfporTeatroQuando uma aula de teatro é teatro?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2008especializaçãoCurso de Especialização em Pedagogia da Arteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000688282.pdf.txt000688282.pdf.txtExtracted Texttext/plain87195http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33303/2/000688282.pdf.txt3db85e4b72ea4bfd0a150105286fd0f8MD52ORIGINAL000688282.pdf000688282.pdfTexto completoapplication/pdf473388http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33303/1/000688282.pdf7ead3d1d070991c7e78c11444fc8f65eMD51THUMBNAIL000688282.pdf.jpg000688282.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1066http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33303/3/000688282.pdf.jpg5103de499cfd21c48f82237c90f6b685MD5310183/333032018-10-08 09:06:44.309oai:www.lume.ufrgs.br:10183/33303Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T12:06:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Quando uma aula de teatro é teatro? |
title |
Quando uma aula de teatro é teatro? |
spellingShingle |
Quando uma aula de teatro é teatro? Fernandes, Rodrigo Marques Teatro |
title_short |
Quando uma aula de teatro é teatro? |
title_full |
Quando uma aula de teatro é teatro? |
title_fullStr |
Quando uma aula de teatro é teatro? |
title_full_unstemmed |
Quando uma aula de teatro é teatro? |
title_sort |
Quando uma aula de teatro é teatro? |
author |
Fernandes, Rodrigo Marques |
author_facet |
Fernandes, Rodrigo Marques |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Rodrigo Marques |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Alcântara, Celina Nunes de |
contributor_str_mv |
Alcântara, Celina Nunes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teatro |
topic |
Teatro |
description |
Essa pesquisa busca delimitar parâmetros com os quais alguns professores operam na organização do planejamento de uma aula de teatro objetivando pensar sua exequibilidade e funcionalidade. Estuda quais elementos e características da prática teatral estão presentes nesse modo de educação para a arte que tem o teatro como objeto, e, como esse fazer artístico se transporta para a sala de aula e transparece no fazer artístico escolar. Procura levar os professores de teatro, especificadamente das séries finais do ensino fundamental, juntamente com esse pesquisador, a compreender o processo artístico teatral como uma experiência que se faz artística, não somente pelos resultados, mas, também, pela construção do processo. Para tanto, foram realizadas ações diretas de observação e entrevistas com os professores, a fim de averiguar as compreensões dos docentes a respeito do fazer artístico teatral em sala de aula. Percebe-se que é possível haver uma experiência estética e da linguagem, dentro de uma sala de aula, através do trabalho com o teatro, que se assemelhe aquela experimentada na criação teatral feita pelos artistas da referida área. Observase que o fato dos professores participantes dessa pesquisa, serem formados em Artes Cênicas, com uma prática no campo da atuação cênica, os auxilia na sua prática de ensino na Escola. A partir dessa reflexão, percebe-se que o teatro pode ser educador enquanto experiência artística, e, não apenas como um elemento a serviço da educação. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-10-22T01:18:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/33303 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000688282 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/33303 |
identifier_str_mv |
000688282 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33303/2/000688282.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33303/1/000688282.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33303/3/000688282.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3db85e4b72ea4bfd0a150105286fd0f8 7ead3d1d070991c7e78c11444fc8f65e 5103de499cfd21c48f82237c90f6b685 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447065426132992 |