Prevalência de fatores associados à ocorrência de acidentes de trânsito no entorno de faixas exclusivas para ônibus no contrafluxo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/169845 |
Resumo: | Sistemas prioritários para ônibus vêm sendo disseminados pelo mundo todo com maior frequência, tanto pela sua atratividade econômica quanto por sua capacidade operacional, que pode atingir níveis semelhantes aos de transporte coletivo sobre trilhos. O aumento de implantação desse tipo de sistema deve seguir padrões não só de qualidade operacional, mas também de segurança viária. A literatura hoje em dia se mostra escassa quanto a questão de segurança em vias exclusivas para ônibus e mais ainda em vias prioritárias para o transporte coletivo no contrafluxo. A fim de poder entender e mitigar acidentes de trânsito para qualificar a segurança viária, esse estudo visa (i) identificar fatores de risco em segurança viários já consolidados na literatura; (ii) determinar a prevalência dos fatores associados à ocorrência de acidentes viários no entorno de vias exclusivas para ônibus no contrafluxo;. Entre os resultados obtidos para modelos de frequência de acidentes totais se destacaram duas variáveis: acidentes ocorridos em interseções e quantidade de paradas de ônibus. Enquanto que para o modelo de frequência de atropelamentos houve uma variável relevante, a porcentagem de vias arteriais no entorno do corredor de contrafluxo. Destaca-se, ainda, a alta sensibilidade do modelo de regressão Binomial Negativo na escolha do critério de segmentação utilizado para gerar as áreas de análise do entorno do corredor de ônibus no contrafluxo. |
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