Proposição de um checklist para auxiliar no desenvolvimento e avaliação de jogos digitais em realidade virtual para a reabilitação virtual de idosos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/253990 |
Resumo: | Recentemente, os jogos digitais e a tecnologia de realidade virtual vêm sendo utilizados como um recurso complementar para a reabilitação. É importante destacar que diversos fatores devem ser levados em consideração ao desenvolver um artefato digital para auxiliar na reabilitação virtual de idosos. Sendo assim, o objetivo desse artigo foi propor um checklist para auxiliar no desenvolvimento e avaliação de jogos digitais em realidade virtual para a reabilitação virtual de idosos. A metodologia foi dividida em quatro etapas: revisão sistemática de literatura, proposição do checklist, coleta e análise de dados. A pesquisa pode ser classificada como um estudo quanti-qualitativo. Foi feito um grupo focal confirmatório com dois participantes para verificar o checklist proposto. O instrumento para a coleta de dados foi a entrevista semiestruturada. Como resultado, foi feita uma revisão de literatura a fim de levantar um conjunto de diretrizes para a reabilitação virtual deidosos. Foi aplicada a atividade de card sorting para sistematizar esse conjunto de diretrizes. A partir disso, foi apresentado um checklist que visa orientar o desenvolvimento e a avaliação de um artefato digital para auxiliar na reabilitação virtual dos idosos. O checklist proposto inclui 29 itens, organizados nas seguintes categorias: terapia, motivação, interação e segurança. Foram sugeridas duas versões do checklist. A primeira é voltadapara os desenvolvedores e visa orientar a construção do artefato digital. Já a segunda pode ser aplicada naetapa de avaliação para verificar se o jogo digital em realidade virtual atende às necessidades e preferênciasdo público sênior. |
id |
UFRGS-2_84ba04d2ebba4951f22c2beae6a366ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253990 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pillon, Carolina BravoSilva, Regio Pierre da2023-02-02T04:48:25Z20222178-1974http://hdl.handle.net/10183/253990001159834Recentemente, os jogos digitais e a tecnologia de realidade virtual vêm sendo utilizados como um recurso complementar para a reabilitação. É importante destacar que diversos fatores devem ser levados em consideração ao desenvolver um artefato digital para auxiliar na reabilitação virtual de idosos. Sendo assim, o objetivo desse artigo foi propor um checklist para auxiliar no desenvolvimento e avaliação de jogos digitais em realidade virtual para a reabilitação virtual de idosos. A metodologia foi dividida em quatro etapas: revisão sistemática de literatura, proposição do checklist, coleta e análise de dados. A pesquisa pode ser classificada como um estudo quanti-qualitativo. Foi feito um grupo focal confirmatório com dois participantes para verificar o checklist proposto. O instrumento para a coleta de dados foi a entrevista semiestruturada. Como resultado, foi feita uma revisão de literatura a fim de levantar um conjunto de diretrizes para a reabilitação virtual deidosos. Foi aplicada a atividade de card sorting para sistematizar esse conjunto de diretrizes. A partir disso, foi apresentado um checklist que visa orientar o desenvolvimento e a avaliação de um artefato digital para auxiliar na reabilitação virtual dos idosos. O checklist proposto inclui 29 itens, organizados nas seguintes categorias: terapia, motivação, interação e segurança. Foram sugeridas duas versões do checklist. A primeira é voltadapara os desenvolvedores e visa orientar a construção do artefato digital. Já a segunda pode ser aplicada naetapa de avaliação para verificar se o jogo digital em realidade virtual atende às necessidades e preferênciasdo público sênior.Recently, digital games and virtual reality technology have been used as a complementary feature for rehabilitation. It is important to emphasize that several factors should be taken into account by developing a digital artifact to assist in the virtual rehabilitation of the elderly. In this way, the aim of this paper was to propose a checklist to assist in the development and evaluation of virtual reality games for the virtual rehabilitation of the elderly. The research method was divided in four stages: systematic review, checklist proposition, data collection and analyses. This research can be classified as quanti-qualitative study. A confirmatory focus group with two participants was carried out to verify the proposed checklist. The assessment tool was a semi-structured interview. As a result, a systematic review was conducted in order to investigate a set of guidelines for the virtual rehabilitation of the elderly. The card sorting activity was applied to systematize this set of guidelines. From this, a checklist was proposed that aimed to orientate the development and evaluation of a digital artifact to assist in the virtual rehabilitation of the elderly. The proposed checklist includes 29 items, organized in the following categories: therapy, motivation, interaction and safety. Two versions of the checklist were suggested. The first one is focused on the developers and aims to orientate the construction of a digital artifact. The second one can be applied in the evaluation phase to verify if the virtual reality game meets needs and preferences of the senior users.application/pdfporDesign & tecnologia [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS. vol. 12, n.24 (2022), p. 84-98EnvelhecimentoRealidade virtualJogos digitaisIdososAvaliaçãoHuman agingVirtual rehabilitationChecklistProposição de um checklist para auxiliar no desenvolvimento e avaliação de jogos digitais em realidade virtual para a reabilitação virtual de idososProposition of a checklist to assist in the development and evaluation of virtual reality games for the virtual rehabilitation of the elderly info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001159834.pdf.txt001159834.pdf.txtExtracted Texttext/plain60125http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253990/2/001159834.pdf.txtf097914a4d06aa1d1b6057c1c91dadeaMD52ORIGINAL001159834.pdfTexto completoapplication/pdf3606090http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253990/1/001159834.pdfff0c39778b26de204561cfd537c79708MD5110183/2539902023-02-03 05:50:20.834545oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253990Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-02-03T07:50:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Proposição de um checklist para auxiliar no desenvolvimento e avaliação de jogos digitais em realidade virtual para a reabilitação virtual de idosos |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Proposition of a checklist to assist in the development and evaluation of virtual reality games for the virtual rehabilitation of the elderly |
title |
Proposição de um checklist para auxiliar no desenvolvimento e avaliação de jogos digitais em realidade virtual para a reabilitação virtual de idosos |
spellingShingle |
Proposição de um checklist para auxiliar no desenvolvimento e avaliação de jogos digitais em realidade virtual para a reabilitação virtual de idosos Pillon, Carolina Bravo Envelhecimento Realidade virtual Jogos digitais Idosos Avaliação Human aging Virtual rehabilitation Checklist |
title_short |
Proposição de um checklist para auxiliar no desenvolvimento e avaliação de jogos digitais em realidade virtual para a reabilitação virtual de idosos |
title_full |
Proposição de um checklist para auxiliar no desenvolvimento e avaliação de jogos digitais em realidade virtual para a reabilitação virtual de idosos |
title_fullStr |
Proposição de um checklist para auxiliar no desenvolvimento e avaliação de jogos digitais em realidade virtual para a reabilitação virtual de idosos |
title_full_unstemmed |
Proposição de um checklist para auxiliar no desenvolvimento e avaliação de jogos digitais em realidade virtual para a reabilitação virtual de idosos |
title_sort |
Proposição de um checklist para auxiliar no desenvolvimento e avaliação de jogos digitais em realidade virtual para a reabilitação virtual de idosos |
author |
Pillon, Carolina Bravo |
author_facet |
Pillon, Carolina Bravo Silva, Regio Pierre da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Regio Pierre da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pillon, Carolina Bravo Silva, Regio Pierre da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Envelhecimento Realidade virtual Jogos digitais Idosos Avaliação |
topic |
Envelhecimento Realidade virtual Jogos digitais Idosos Avaliação Human aging Virtual rehabilitation Checklist |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Human aging Virtual rehabilitation Checklist |
description |
Recentemente, os jogos digitais e a tecnologia de realidade virtual vêm sendo utilizados como um recurso complementar para a reabilitação. É importante destacar que diversos fatores devem ser levados em consideração ao desenvolver um artefato digital para auxiliar na reabilitação virtual de idosos. Sendo assim, o objetivo desse artigo foi propor um checklist para auxiliar no desenvolvimento e avaliação de jogos digitais em realidade virtual para a reabilitação virtual de idosos. A metodologia foi dividida em quatro etapas: revisão sistemática de literatura, proposição do checklist, coleta e análise de dados. A pesquisa pode ser classificada como um estudo quanti-qualitativo. Foi feito um grupo focal confirmatório com dois participantes para verificar o checklist proposto. O instrumento para a coleta de dados foi a entrevista semiestruturada. Como resultado, foi feita uma revisão de literatura a fim de levantar um conjunto de diretrizes para a reabilitação virtual deidosos. Foi aplicada a atividade de card sorting para sistematizar esse conjunto de diretrizes. A partir disso, foi apresentado um checklist que visa orientar o desenvolvimento e a avaliação de um artefato digital para auxiliar na reabilitação virtual dos idosos. O checklist proposto inclui 29 itens, organizados nas seguintes categorias: terapia, motivação, interação e segurança. Foram sugeridas duas versões do checklist. A primeira é voltadapara os desenvolvedores e visa orientar a construção do artefato digital. Já a segunda pode ser aplicada naetapa de avaliação para verificar se o jogo digital em realidade virtual atende às necessidades e preferênciasdo público sênior. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-02-02T04:48:25Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/253990 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2178-1974 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001159834 |
identifier_str_mv |
2178-1974 001159834 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/253990 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Design & tecnologia [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS. vol. 12, n.24 (2022), p. 84-98 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253990/2/001159834.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253990/1/001159834.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f097914a4d06aa1d1b6057c1c91dadea ff0c39778b26de204561cfd537c79708 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225079176036352 |