Aprendizagem através da construção de jogos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Daiana Ferreira Félix Becker da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/55075
Resumo: O presente trabalho visa examinar a relevância da construção de jogos matemáticos em sala de aula, como estratégia de ensino e aprendizagem de Matemática. Tal exame, orientado por referenciais teóricos sobre o assunto, tem como foco experiências de práticas de ensino realizadas com alunos de Ensino Fundamental. Inicialmente faz-se uma breve análise acerca do que é considerado jogo, suas características e sua perspectiva pedagógica, tomando como embasamento teórico HUIZINGA (1980), CARRASCO (1992) e CALLOIS (1990). Por outro lado, partindo do entendimento de que as atividades em análise enquadram-se no campo da Resolução de Problemas, defini-se problema, tendo como base POLYA (1986), como um processo que faz o aluno pensar e se tornar agente de seu conhecimento, através de uma postura ativa e investigadora. Finalmente, após descrição e análise das duas práticas de construção de jogos matemáticos, uma realizada em 2010, com alunos de 8ª série, na Escola Adventista de Sarandi, e outra em 2012, com alunos de 8ª série, na Escola Adventista de Alvorada, chega-se a alguns resultados que expressam a relevância da proposta no que se refere à problematização de conteúdos matemáticos e à capacitação dos alunos para resolver desafios de forma crítica e criativa. Destaca-se, em particular, o entendimento que os alunos atingiram das propriedades da radiciação ao longo da elaboração de exercícios e exemplos que viriam a ser utilizados na composição de jogos.
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