Sistema multiagente aplicado à competitividade entre as Distribuidoras de combustíveis no Rio Grande do Sul no segmento de varejo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tatsch, Francine
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/204464
Resumo: O mercado de distribuição de combustíveis vem se desconcentrando nos últimos anos. Os novos entrantes estão introduzindo um grande desafio às distribuidoras que possuem marca já reconhecida: crescer em um mercado competitivo com mais jogadores e com margem de lucro cada vez menor, sendo que a tendência é ser bandeira branca - posto que não pertence a nenhuma rede de marca conhecida, como Raízen, Ipiranga e BR- e não sustentar a marca. Um dos principais dados que nos indicam como está evoluindo o mercado de combustíveis é o Market Share, o qual indica a participação no mercado das distribuidoras, isto é, a fatia de volume do mercado que cada uma está dominando. Esse sistema de interação entre as distribuidoras em busca de maior representatividade no mercado consiste de agentes que exibem comportamento autônomo tomando decisões que levam à satisfação dos seus próprios objetivos, mas ao mesmo tempo interagem com os outros agentes presentes no sistema [1]. Neste trabalho, elaborou-se um modelo fenomenológico para a convergência de agentes em formação, partindo de posições aleatórias, de forma que eles se agrupem e sigam em uma determinada direção, em busca de Market Share. Nessa abordagem, essas interações podem ser simples, baseadas em atração e repulsão, ou mais complexas, consistindo em combinações dessas, dando-se entre vizinhos no espaço ou em uma rede subjacente, e os agentes não guardam memória de interações anteriores. Dessa forma, o presente estudo tem por objetivo a simulação da evolução da competitividade entre as distribuidoras de combustíveis no mercado do Rio Grande do Sul - Market Sharesob a perspectiva de sistema multiagentes com o modelo de Vicsek como ferramenta estratégica.
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