O impacto econômico, social e cultural: análise dos critérios de avaliação da CAPES e o mestrado profissional em Preservação do Patrimônio Cultural do IPHAN (PEP-IPHAN)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ceretta, Luciane
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/240569
Resumo: A avaliação de impacto na sociedade foi inserida pela primeira na CAPES para a quadrienal 2017-2020. Esta pesquisa tem como objetivo identificar as características de impacto econômico, social e cultural na avaliação dos programas de pós graduação brasileiros, mais especificamente, parte-se de uma busca bibliográfica para melhor compreensão do arcabouço teórico desta perspectiva e identifica-se nos documentos de áreas, as tipologias e formas de avaliação desse critérios, com a construção de uma taxonomia, e com base nessa classificação, identificar no programa de pós-graduação do Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural (PEP), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, seus pontos fortes no quesito de impacto econômico, social e cultural. Por ser uma abordagem recente, ainda não há uma literatura sólida sobre o tema. Este estudo se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, de natureza básica e descritiva, com uso de técnicas de levantamento documental e bibliográfico. A pesquisa apontou ainda não haver consenso sobre a definição conceitual do termo impacto econômico e social relacionados à pós-graduação. Também mostrou que dentre as 49 áreas da avaliação da CAPES há diferentes graus de maturidade sobre o assunto. Considera-se que as questões discutidas neste trabalho contribuem na discussão do tema e que abrem possibilidades de novas pesquisas, principalmente na análise dos discursos qualificados e nas intervenções práticas dos programas de pós-graduação.
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