Ensino de funções polinomiais de 1º e 2º graus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Samir Aozani
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/77241
Resumo: Este trabalho versa sobre o ensino e a aprendizagem de funções polinomiais de 1º e 2º graus. Para compreender a situação atual da educação matemática no Brasil, foi realizado um resgate histórico sobre o ensino no país, com atenção especial, ao ensino de matemática. Foram discutidas algumas causas para as dificuldades de aprendizagem do conceito de função, bem como estudadas as tendências atuais para o ensino deste conteúdo. Foi proposta uma sequência didática, para o ensino de funções polinomiais de 1º e 2º graus, subsidiada na Teoria de Registro de Representação Semiótica de Raymond Duval, a qual deve ser aplicada com o auxílio de tecnologias da informação, em especial, com o uso do Software GeoGebra.
id UFRGS-2_84e7a62c721039c8fa7c15c598b45ea4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77241
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Moraes, Samir AozaniNotare, Márcia Rodrigues2013-08-22T01:45:19Z2013http://hdl.handle.net/10183/77241000895910Este trabalho versa sobre o ensino e a aprendizagem de funções polinomiais de 1º e 2º graus. Para compreender a situação atual da educação matemática no Brasil, foi realizado um resgate histórico sobre o ensino no país, com atenção especial, ao ensino de matemática. Foram discutidas algumas causas para as dificuldades de aprendizagem do conceito de função, bem como estudadas as tendências atuais para o ensino deste conteúdo. Foi proposta uma sequência didática, para o ensino de funções polinomiais de 1º e 2º graus, subsidiada na Teoria de Registro de Representação Semiótica de Raymond Duval, a qual deve ser aplicada com o auxílio de tecnologias da informação, em especial, com o uso do Software GeoGebra.This work is about the teaching and learning of polynomial functions of 1st and 2nd grade. To understand the current situation of mathematics education in Brazil, was conducted on a historical education in the country, with special attention to teaching math. Were discussed some causes for learning difficulties of the concept of function as well as study current trends in teaching this content. It was proposed an instructional sequence for teaching of polynomial functions of the 1st and 2nd grades, subsidized on the Theory of Registration Representation Semiotics Raymond Duval, which should be applied with the aid of information technology, in special with the use of software GeoGebra.application/pdfporFuncoes polinomiaisGeoGebra : SoftwareGeometria dinâmicaEnsino : MatematicaTeaching of polynomial functionsMultiple representationsDynamic geometryGeoGebraEnsino de funções polinomiais de 1º e 2º grausinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2013Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000895910.pdf000895910.pdfTexto completoapplication/pdf1856309http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77241/1/000895910.pdf21d05b3e0c1b721a7a75d2287574168fMD51TEXT000895910.pdf.txt000895910.pdf.txtExtracted Texttext/plain110035http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77241/2/000895910.pdf.txt9ef79216b0fd945dfb03eb4e8ad88dbdMD52THUMBNAIL000895910.pdf.jpg000895910.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg991http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77241/3/000895910.pdf.jpg36ae22b5cc969163e492b9db037fb642MD5310183/772412018-10-18 07:24:53.146oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77241Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T10:24:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino de funções polinomiais de 1º e 2º graus
title Ensino de funções polinomiais de 1º e 2º graus
spellingShingle Ensino de funções polinomiais de 1º e 2º graus
Moraes, Samir Aozani
Funcoes polinomiais
GeoGebra : Software
Geometria dinâmica
Ensino : Matematica
Teaching of polynomial functions
Multiple representations
Dynamic geometry
GeoGebra
title_short Ensino de funções polinomiais de 1º e 2º graus
title_full Ensino de funções polinomiais de 1º e 2º graus
title_fullStr Ensino de funções polinomiais de 1º e 2º graus
title_full_unstemmed Ensino de funções polinomiais de 1º e 2º graus
title_sort Ensino de funções polinomiais de 1º e 2º graus
author Moraes, Samir Aozani
author_facet Moraes, Samir Aozani
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Samir Aozani
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Notare, Márcia Rodrigues
contributor_str_mv Notare, Márcia Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Funcoes polinomiais
GeoGebra : Software
Geometria dinâmica
Ensino : Matematica
topic Funcoes polinomiais
GeoGebra : Software
Geometria dinâmica
Ensino : Matematica
Teaching of polynomial functions
Multiple representations
Dynamic geometry
GeoGebra
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching of polynomial functions
Multiple representations
Dynamic geometry
GeoGebra
description Este trabalho versa sobre o ensino e a aprendizagem de funções polinomiais de 1º e 2º graus. Para compreender a situação atual da educação matemática no Brasil, foi realizado um resgate histórico sobre o ensino no país, com atenção especial, ao ensino de matemática. Foram discutidas algumas causas para as dificuldades de aprendizagem do conceito de função, bem como estudadas as tendências atuais para o ensino deste conteúdo. Foi proposta uma sequência didática, para o ensino de funções polinomiais de 1º e 2º graus, subsidiada na Teoria de Registro de Representação Semiótica de Raymond Duval, a qual deve ser aplicada com o auxílio de tecnologias da informação, em especial, com o uso do Software GeoGebra.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-08-22T01:45:19Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/77241
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000895910
url http://hdl.handle.net/10183/77241
identifier_str_mv 000895910
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77241/1/000895910.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77241/2/000895910.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77241/3/000895910.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 21d05b3e0c1b721a7a75d2287574168f
9ef79216b0fd945dfb03eb4e8ad88dbd
36ae22b5cc969163e492b9db037fb642
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224450724593664