O estudo da célula : contribuições de um museu interativo para a aprendizagem e ensino de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gallon, Mônica da Silva
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Prasniski, Maria Elena Tobolski, Camargo, Tatiana Souza de, Rocha Filho, João Bernardes da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/181799
Resumo: Este artigo apresenta um trabalho desenvolvido com 30 estudantes do 7º ano de uma escola municipal de Ensino Fundamental, localizada na região metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, em parceria do Museu de Ciência e Tecnologia (MCT/PUCRS), cuja finalidade foi promover o conhecimento científico por meio de atividades diversificadas e investigar o papel de um museu interativo no estudo das células. Em visita realizada ao MCT/PUCRS, os alunos participaram de um roteiro previamente planejado, incluindo atividades como a observação e/ ou interação com dioramas e exposições que incluíam a temática proposta e a visualização de seres vivos e estruturas celulares ao microscópio, no laboratório de microscopia do Museu. Com base nos resultados qualitativos coletados, antes e após a visita ao MCT/PUCRS, por meio de questionários e uma mesa de discussões, percebeu-se que houve maior interesse por parte dos alunos após realização das atividades no Museu. Desta forma, foi possível perceber que, mesmo sendo essa uma ferramenta pouco utilizada no estudo das células, saber explorar as oportunidades que um museu interativo pode proporcionar é relevante para o ensino de Ciências. Sendo assim, a parceria museu-escola é uma possibilidade para que o processo de socialização do conhecimento aconteça de modo mais eficaz, pois ações em conjunto propiciam aos alunos experiências de aprendizagem diferentes daquelas tradicionalmente privilegiadas em sala de aula.
id UFRGS-2_851b9ba744e43e1b4b4f144b5aa5f1bb
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181799
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gallon, Mônica da SilvaPrasniski, Maria Elena TobolskiCamargo, Tatiana Souza deRocha Filho, João Bernardes da2018-09-11T02:28:54Z20171518-3580http://hdl.handle.net/10183/181799001073452Este artigo apresenta um trabalho desenvolvido com 30 estudantes do 7º ano de uma escola municipal de Ensino Fundamental, localizada na região metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, em parceria do Museu de Ciência e Tecnologia (MCT/PUCRS), cuja finalidade foi promover o conhecimento científico por meio de atividades diversificadas e investigar o papel de um museu interativo no estudo das células. Em visita realizada ao MCT/PUCRS, os alunos participaram de um roteiro previamente planejado, incluindo atividades como a observação e/ ou interação com dioramas e exposições que incluíam a temática proposta e a visualização de seres vivos e estruturas celulares ao microscópio, no laboratório de microscopia do Museu. Com base nos resultados qualitativos coletados, antes e após a visita ao MCT/PUCRS, por meio de questionários e uma mesa de discussões, percebeu-se que houve maior interesse por parte dos alunos após realização das atividades no Museu. Desta forma, foi possível perceber que, mesmo sendo essa uma ferramenta pouco utilizada no estudo das células, saber explorar as oportunidades que um museu interativo pode proporcionar é relevante para o ensino de Ciências. Sendo assim, a parceria museu-escola é uma possibilidade para que o processo de socialização do conhecimento aconteça de modo mais eficaz, pois ações em conjunto propiciam aos alunos experiências de aprendizagem diferentes daquelas tradicionalmente privilegiadas em sala de aula.This article presents a study carried out with 30 students from the 7th year of a municipal school in elementary school, located in the metropolitan area of Porto Alegre, Rio Grande do Sul, in partnership with the Museum of Science and Technology (MCT/PUCRS), whose purpose was to promote scientific knowledge through diversified activities and investigate the role of an interactive museum in the cells study. The visit made to the MCT / PUCRS, students took part in a previously planned script, including activities such as observation and/or interaction with dioramas and exhibits that included the proposed theme and visualization of living beings and cellular structures under a microscope in the Microscopy Laboratory of the museum. Based on the qualitative results collected before and after the visit to MCT / PUCRS through questionnaires and through a discussion table, it was realized that there was more interest by the students after completion of activities at the museum. So we see that, even being an underused tool in the cells study, an interactive museum is relevant to science teaching, considering the opportunities that it can provide. Thus, the museum-school partnership is a possibility so that the process of knowledge sharing could be more effective, because colective actions provide students with learning experiences different from those traditionally privileged in the classroom.application/pdfporUNOPAR científica : ciências humanas e educação. Londrina, PR. Vol. 18, n. 1 (out. 2017), p. 12-17Ensino fundamentalMuseuCiênciasInteractive museumBasic educationCellsO estudo da célula : contribuições de um museu interativo para a aprendizagem e ensino de ciênciasThe cell study : contributions of an interactive museum for science learning and teachinginfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001073452.pdfTexto completoapplication/pdf876269http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181799/1/001073452.pdf3f9b470a4d4ee90662bf60f7e68fa2cbMD51TEXT001073452.pdf.txt001073452.pdf.txtExtracted Texttext/plain36570http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181799/2/001073452.pdf.txtc2ba2e6b943a6f52460837940dbabe4aMD52THUMBNAIL001073452.pdf.jpg001073452.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2050http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181799/3/001073452.pdf.jpg56584e144a4ceaa425b2ab7d2ad36e64MD5310183/1817992018-10-05 07:48:44.487oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181799Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T10:48:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O estudo da célula : contribuições de um museu interativo para a aprendizagem e ensino de ciências
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The cell study : contributions of an interactive museum for science learning and teaching
title O estudo da célula : contribuições de um museu interativo para a aprendizagem e ensino de ciências
spellingShingle O estudo da célula : contribuições de um museu interativo para a aprendizagem e ensino de ciências
Gallon, Mônica da Silva
Ensino fundamental
Museu
Ciências
Interactive museum
Basic education
Cells
title_short O estudo da célula : contribuições de um museu interativo para a aprendizagem e ensino de ciências
title_full O estudo da célula : contribuições de um museu interativo para a aprendizagem e ensino de ciências
title_fullStr O estudo da célula : contribuições de um museu interativo para a aprendizagem e ensino de ciências
title_full_unstemmed O estudo da célula : contribuições de um museu interativo para a aprendizagem e ensino de ciências
title_sort O estudo da célula : contribuições de um museu interativo para a aprendizagem e ensino de ciências
author Gallon, Mônica da Silva
author_facet Gallon, Mônica da Silva
Prasniski, Maria Elena Tobolski
Camargo, Tatiana Souza de
Rocha Filho, João Bernardes da
author_role author
author2 Prasniski, Maria Elena Tobolski
Camargo, Tatiana Souza de
Rocha Filho, João Bernardes da
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gallon, Mônica da Silva
Prasniski, Maria Elena Tobolski
Camargo, Tatiana Souza de
Rocha Filho, João Bernardes da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino fundamental
Museu
Ciências
topic Ensino fundamental
Museu
Ciências
Interactive museum
Basic education
Cells
dc.subject.eng.fl_str_mv Interactive museum
Basic education
Cells
description Este artigo apresenta um trabalho desenvolvido com 30 estudantes do 7º ano de uma escola municipal de Ensino Fundamental, localizada na região metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, em parceria do Museu de Ciência e Tecnologia (MCT/PUCRS), cuja finalidade foi promover o conhecimento científico por meio de atividades diversificadas e investigar o papel de um museu interativo no estudo das células. Em visita realizada ao MCT/PUCRS, os alunos participaram de um roteiro previamente planejado, incluindo atividades como a observação e/ ou interação com dioramas e exposições que incluíam a temática proposta e a visualização de seres vivos e estruturas celulares ao microscópio, no laboratório de microscopia do Museu. Com base nos resultados qualitativos coletados, antes e após a visita ao MCT/PUCRS, por meio de questionários e uma mesa de discussões, percebeu-se que houve maior interesse por parte dos alunos após realização das atividades no Museu. Desta forma, foi possível perceber que, mesmo sendo essa uma ferramenta pouco utilizada no estudo das células, saber explorar as oportunidades que um museu interativo pode proporcionar é relevante para o ensino de Ciências. Sendo assim, a parceria museu-escola é uma possibilidade para que o processo de socialização do conhecimento aconteça de modo mais eficaz, pois ações em conjunto propiciam aos alunos experiências de aprendizagem diferentes daquelas tradicionalmente privilegiadas em sala de aula.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-09-11T02:28:54Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/181799
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1518-3580
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001073452
identifier_str_mv 1518-3580
001073452
url http://hdl.handle.net/10183/181799
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv UNOPAR científica : ciências humanas e educação. Londrina, PR. Vol. 18, n. 1 (out. 2017), p. 12-17
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181799/1/001073452.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181799/2/001073452.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181799/3/001073452.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3f9b470a4d4ee90662bf60f7e68fa2cb
c2ba2e6b943a6f52460837940dbabe4a
56584e144a4ceaa425b2ab7d2ad36e64
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224949870886912