A gestão por competência como instrumento para a formação e desenvolvimento de negociadores na SRT do MTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gimenes, Thaís Tozzato
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/40294
Resumo: Diante do cenário atual da Administração Pública, do modelo de Gestão por Competências e do crescente uso da prática de negociação coletiva na esfera pública, este trabalho pretendeu apresentar, bem como verificar a importância e a relação positiva entre este modelo de gestão (gestão por competência) e a negociação coletiva. Buscou-se compreender e verificar acerca da necessidade e dos benefícios da Gestão por Competências, mas, também, de seus desafios, dificuldades e limitações encontradas no setor público, que possui especificidades quando comparado com o setor privado. Com esse propósito, realizou-se um estudo de caso exploratório descritivo de natureza qualitativa, com coleta de dados por meio de questionários com questões abertas, que foram encaminhados para 24 servidores lotados na Secretaria de Relações do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego. Ao final, após a coleta de dados e de suas análises, verificou-se, de maneira geral, que o modelo de gestão por competências é visto de forma positiva pelos servidores investigados. Entende-se que ele é importante para um bom e adequado desempenho dos gestores em negociações coletivas, pois estimula a capacitação, o comprometimento e a qualificação dos gestores, e que, conseqüentemente, obtém maior segurança e preparo para atuar em negociação pública e alcançar resultados positivos.
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