Estudo sobre a distância de visibilidade de ultrapassagem em veículos longos por meio do uso de simulador de direção
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/240174 |
Resumo: | A manobra de ultrapassagem consiste uma das manobras mais complexas realizadas em rodovias de pista simples bidirecionais, cujos os acidentes a ela relacionados são responsáveis por uma significativa parcela de acidentes fatais. Além disso, é notável o crescimento de veículos longos, como veículos de cargas e coletivos, utilizando essas rodovias. Diante disso, esse estudo realizou uma análise do modelo DNIT recomendado no Manual de Projeto Geométrico de Rodovias Rurais (1999), o qual é empregado hoje no Brasil para a definição de distância mínimas de ultrapassagens, avaliando a sua aplicabilidade para o contexto de veículos longos. Para a análise, foi utilizado um simulador de direção veicular no qual 27 voluntários percorreram um trecho de 15 quilômetros de um cenário criado a partir de uma rodovia real, em que foi implementado um volume de tráfego estimado com base em dados reais que foram adaptados para confrontar o participante a realizar ultrapassagens em veículos longos. Dessa forma, foram obtidos dados de 29 ultrapassagens realizadas. Os resultados indicaram que as distâncias obtidas a partir do simulador não diferem das distâncias previstas pelo modelo DNIT. Contudo, ao se analisar os parâmetros individuais do modelo, foi possível perceber diferenças significativas que podem sugerir a necessidade de revisão dos mesmos na norma, sendo necessários estudos futuros para a coleta de dados de campo para validar essa hipótese. |
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Krupp, LeandroGarcía, Daniel Sergio Presta2022-06-14T04:41:14Z2021http://hdl.handle.net/10183/240174001139663A manobra de ultrapassagem consiste uma das manobras mais complexas realizadas em rodovias de pista simples bidirecionais, cujos os acidentes a ela relacionados são responsáveis por uma significativa parcela de acidentes fatais. Além disso, é notável o crescimento de veículos longos, como veículos de cargas e coletivos, utilizando essas rodovias. Diante disso, esse estudo realizou uma análise do modelo DNIT recomendado no Manual de Projeto Geométrico de Rodovias Rurais (1999), o qual é empregado hoje no Brasil para a definição de distância mínimas de ultrapassagens, avaliando a sua aplicabilidade para o contexto de veículos longos. Para a análise, foi utilizado um simulador de direção veicular no qual 27 voluntários percorreram um trecho de 15 quilômetros de um cenário criado a partir de uma rodovia real, em que foi implementado um volume de tráfego estimado com base em dados reais que foram adaptados para confrontar o participante a realizar ultrapassagens em veículos longos. Dessa forma, foram obtidos dados de 29 ultrapassagens realizadas. Os resultados indicaram que as distâncias obtidas a partir do simulador não diferem das distâncias previstas pelo modelo DNIT. Contudo, ao se analisar os parâmetros individuais do modelo, foi possível perceber diferenças significativas que podem sugerir a necessidade de revisão dos mesmos na norma, sendo necessários estudos futuros para a coleta de dados de campo para validar essa hipótese.The overtaking maneuver is one of the most complex maneuvers performed on two-way single-lane highways, whose related accidents are responsible for a significant portion of fatal accidents. In addition, the growth of long vehicles, such as cargo and collective vehicles, using these highways is notable. Therefore, this study performed an analysis of the DNIT model recommended in the Manual de Projeto Geométrico de Rodovias Rurais (1999), which is used today in Brazil to define minimum overtaking distances, evaluating its applicability in the context of long vehicles. For the analysis, a vehicular driving simulator was used in which 27 volunteers traveled a 15-kilometer stretch of a scenario created from a real highway, in which an estimated traffic volume was implemented based on real data that were adapted to confront the participant with overtaking in long vehicles. Thus, data from 29 overtakings performed were obtained. The results indicated that the distances obtained from the simulator do not differ from the distances predicted by the DNIT model. However, when analyzing the individual parameters of the model, it was possible to notice significant differences that may suggest the need to revise them in the standard, and future studies are needed to collect field data to validate this hypothesis.application/pdfporTransporte : PlanejamentoSegurança viáriaEstudo sobre a distância de visibilidade de ultrapassagem em veículos longos por meio do uso de simulador de direçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2021Engenharia Civilgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001139663.pdf.txt001139663.pdf.txtExtracted Texttext/plain50639http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240174/2/001139663.pdf.txt8e68713e5abc97ae1ebb91ca2eb310b4MD52ORIGINAL001139663.pdfTexto completoapplication/pdf513400http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240174/1/001139663.pdff08ec190957e66d924bca4008aeece0eMD5110183/2401742022-06-15 04:44:55.651646oai:www.lume.ufrgs.br:10183/240174Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-15T07:44:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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