Entrelaços da educação e saúde : narrativas de pedagogas em formação e a atuação no Centro de Atenção Psicossocial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Karolyne de Oliveira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/242029
Resumo: Esta pesquisa investiga, questiona e busca enxergar a pedagoga atuante na Saúde Mental, no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) no Sistema Único de Saúde (SUS). O problema que mobilizou esta investigação foi como construir a atuação da pedagoga com ênfase na assistência e no atendimento à saúde mental de crianças, adolescentes e adultos. Objetivou-se realizar reflexões frente às experiências de atuação de pedagogas em formação dentro de um CAPS Infantojuvenil e um CAPS II Adulto. Uma pesquisa cartográfica que construiu encontros e produziu narrativas com três graduandas em Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tais estudantes atuaram na saúde mental em seus estágios obrigatórios do curso de Pedagogia e seguiram atuando em CAPS por meio de estágios não obrigatórios. Esta pesquisa também abrange a minha experiência de estágio em CAPS, o meu Diário de Estágio, além dos estudos bibliográficos com a incidência dos temas pedagogia e saúde mental. Esta cartografia de experiências, narrativas e entrelaços, traduz alguns resultados importantes para a Licenciatura em Pedagogia e para Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), pois mostram que a pedagoga pode compor equipes de saúde mental, agir em equipes multidisciplinares de forma interdisciplinar, promover acolhimento, matriciamento, cuidado, inclusão, aprendizagens, saúde mental e bem estar para os usuários do CAPS.
id UFRGS-2_856342c6917931410bd1fcc2e7ecd04a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/242029
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Castro, Karolyne de OliveiraGai, Daniele Noal2022-07-08T04:49:14Z2022http://hdl.handle.net/10183/242029001144516Esta pesquisa investiga, questiona e busca enxergar a pedagoga atuante na Saúde Mental, no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) no Sistema Único de Saúde (SUS). O problema que mobilizou esta investigação foi como construir a atuação da pedagoga com ênfase na assistência e no atendimento à saúde mental de crianças, adolescentes e adultos. Objetivou-se realizar reflexões frente às experiências de atuação de pedagogas em formação dentro de um CAPS Infantojuvenil e um CAPS II Adulto. Uma pesquisa cartográfica que construiu encontros e produziu narrativas com três graduandas em Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tais estudantes atuaram na saúde mental em seus estágios obrigatórios do curso de Pedagogia e seguiram atuando em CAPS por meio de estágios não obrigatórios. Esta pesquisa também abrange a minha experiência de estágio em CAPS, o meu Diário de Estágio, além dos estudos bibliográficos com a incidência dos temas pedagogia e saúde mental. Esta cartografia de experiências, narrativas e entrelaços, traduz alguns resultados importantes para a Licenciatura em Pedagogia e para Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), pois mostram que a pedagoga pode compor equipes de saúde mental, agir em equipes multidisciplinares de forma interdisciplinar, promover acolhimento, matriciamento, cuidado, inclusão, aprendizagens, saúde mental e bem estar para os usuários do CAPS.application/pdfporCentro de Atenção Psicossocial (CAPS)Saúde mentalCartografiaEducação em saúdeEntrelaços da educação e saúde : narrativas de pedagogas em formação e a atuação no Centro de Atenção Psicossocialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2022Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001144516.pdf.txt001144516.pdf.txtExtracted Texttext/plain137975http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242029/2/001144516.pdf.txt3b2a9fdd1b73b942fd9e22d25c88ed3bMD52ORIGINAL001144516.pdfTexto completoapplication/pdf14940583http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242029/1/001144516.pdf821590f3c39e9288795ee27a2e3241f2MD5110183/2420292022-07-09 05:04:47.071308oai:www.lume.ufrgs.br:10183/242029Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-09T08:04:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Entrelaços da educação e saúde : narrativas de pedagogas em formação e a atuação no Centro de Atenção Psicossocial
title Entrelaços da educação e saúde : narrativas de pedagogas em formação e a atuação no Centro de Atenção Psicossocial
spellingShingle Entrelaços da educação e saúde : narrativas de pedagogas em formação e a atuação no Centro de Atenção Psicossocial
Castro, Karolyne de Oliveira
Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)
Saúde mental
Cartografia
Educação em saúde
title_short Entrelaços da educação e saúde : narrativas de pedagogas em formação e a atuação no Centro de Atenção Psicossocial
title_full Entrelaços da educação e saúde : narrativas de pedagogas em formação e a atuação no Centro de Atenção Psicossocial
title_fullStr Entrelaços da educação e saúde : narrativas de pedagogas em formação e a atuação no Centro de Atenção Psicossocial
title_full_unstemmed Entrelaços da educação e saúde : narrativas de pedagogas em formação e a atuação no Centro de Atenção Psicossocial
title_sort Entrelaços da educação e saúde : narrativas de pedagogas em formação e a atuação no Centro de Atenção Psicossocial
author Castro, Karolyne de Oliveira
author_facet Castro, Karolyne de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Karolyne de Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gai, Daniele Noal
contributor_str_mv Gai, Daniele Noal
dc.subject.por.fl_str_mv Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)
Saúde mental
Cartografia
Educação em saúde
topic Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)
Saúde mental
Cartografia
Educação em saúde
description Esta pesquisa investiga, questiona e busca enxergar a pedagoga atuante na Saúde Mental, no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) no Sistema Único de Saúde (SUS). O problema que mobilizou esta investigação foi como construir a atuação da pedagoga com ênfase na assistência e no atendimento à saúde mental de crianças, adolescentes e adultos. Objetivou-se realizar reflexões frente às experiências de atuação de pedagogas em formação dentro de um CAPS Infantojuvenil e um CAPS II Adulto. Uma pesquisa cartográfica que construiu encontros e produziu narrativas com três graduandas em Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tais estudantes atuaram na saúde mental em seus estágios obrigatórios do curso de Pedagogia e seguiram atuando em CAPS por meio de estágios não obrigatórios. Esta pesquisa também abrange a minha experiência de estágio em CAPS, o meu Diário de Estágio, além dos estudos bibliográficos com a incidência dos temas pedagogia e saúde mental. Esta cartografia de experiências, narrativas e entrelaços, traduz alguns resultados importantes para a Licenciatura em Pedagogia e para Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), pois mostram que a pedagoga pode compor equipes de saúde mental, agir em equipes multidisciplinares de forma interdisciplinar, promover acolhimento, matriciamento, cuidado, inclusão, aprendizagens, saúde mental e bem estar para os usuários do CAPS.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-08T04:49:14Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/242029
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001144516
url http://hdl.handle.net/10183/242029
identifier_str_mv 001144516
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242029/2/001144516.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242029/1/001144516.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3b2a9fdd1b73b942fd9e22d25c88ed3b
821590f3c39e9288795ee27a2e3241f2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224637003071488