Entrelaços da educação e saúde : narrativas de pedagogas em formação e a atuação no Centro de Atenção Psicossocial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/242029 |
Resumo: | Esta pesquisa investiga, questiona e busca enxergar a pedagoga atuante na Saúde Mental, no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) no Sistema Único de Saúde (SUS). O problema que mobilizou esta investigação foi como construir a atuação da pedagoga com ênfase na assistência e no atendimento à saúde mental de crianças, adolescentes e adultos. Objetivou-se realizar reflexões frente às experiências de atuação de pedagogas em formação dentro de um CAPS Infantojuvenil e um CAPS II Adulto. Uma pesquisa cartográfica que construiu encontros e produziu narrativas com três graduandas em Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tais estudantes atuaram na saúde mental em seus estágios obrigatórios do curso de Pedagogia e seguiram atuando em CAPS por meio de estágios não obrigatórios. Esta pesquisa também abrange a minha experiência de estágio em CAPS, o meu Diário de Estágio, além dos estudos bibliográficos com a incidência dos temas pedagogia e saúde mental. Esta cartografia de experiências, narrativas e entrelaços, traduz alguns resultados importantes para a Licenciatura em Pedagogia e para Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), pois mostram que a pedagoga pode compor equipes de saúde mental, agir em equipes multidisciplinares de forma interdisciplinar, promover acolhimento, matriciamento, cuidado, inclusão, aprendizagens, saúde mental e bem estar para os usuários do CAPS. |
id |
UFRGS-2_856342c6917931410bd1fcc2e7ecd04a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/242029 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Castro, Karolyne de OliveiraGai, Daniele Noal2022-07-08T04:49:14Z2022http://hdl.handle.net/10183/242029001144516Esta pesquisa investiga, questiona e busca enxergar a pedagoga atuante na Saúde Mental, no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) no Sistema Único de Saúde (SUS). O problema que mobilizou esta investigação foi como construir a atuação da pedagoga com ênfase na assistência e no atendimento à saúde mental de crianças, adolescentes e adultos. Objetivou-se realizar reflexões frente às experiências de atuação de pedagogas em formação dentro de um CAPS Infantojuvenil e um CAPS II Adulto. Uma pesquisa cartográfica que construiu encontros e produziu narrativas com três graduandas em Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tais estudantes atuaram na saúde mental em seus estágios obrigatórios do curso de Pedagogia e seguiram atuando em CAPS por meio de estágios não obrigatórios. Esta pesquisa também abrange a minha experiência de estágio em CAPS, o meu Diário de Estágio, além dos estudos bibliográficos com a incidência dos temas pedagogia e saúde mental. Esta cartografia de experiências, narrativas e entrelaços, traduz alguns resultados importantes para a Licenciatura em Pedagogia e para Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), pois mostram que a pedagoga pode compor equipes de saúde mental, agir em equipes multidisciplinares de forma interdisciplinar, promover acolhimento, matriciamento, cuidado, inclusão, aprendizagens, saúde mental e bem estar para os usuários do CAPS.application/pdfporCentro de Atenção Psicossocial (CAPS)Saúde mentalCartografiaEducação em saúdeEntrelaços da educação e saúde : narrativas de pedagogas em formação e a atuação no Centro de Atenção Psicossocialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2022Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001144516.pdf.txt001144516.pdf.txtExtracted Texttext/plain137975http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242029/2/001144516.pdf.txt3b2a9fdd1b73b942fd9e22d25c88ed3bMD52ORIGINAL001144516.pdfTexto completoapplication/pdf14940583http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242029/1/001144516.pdf821590f3c39e9288795ee27a2e3241f2MD5110183/2420292022-07-09 05:04:47.071308oai:www.lume.ufrgs.br:10183/242029Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-09T08:04:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Entrelaços da educação e saúde : narrativas de pedagogas em formação e a atuação no Centro de Atenção Psicossocial |
title |
Entrelaços da educação e saúde : narrativas de pedagogas em formação e a atuação no Centro de Atenção Psicossocial |
spellingShingle |
Entrelaços da educação e saúde : narrativas de pedagogas em formação e a atuação no Centro de Atenção Psicossocial Castro, Karolyne de Oliveira Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Saúde mental Cartografia Educação em saúde |
title_short |
Entrelaços da educação e saúde : narrativas de pedagogas em formação e a atuação no Centro de Atenção Psicossocial |
title_full |
Entrelaços da educação e saúde : narrativas de pedagogas em formação e a atuação no Centro de Atenção Psicossocial |
title_fullStr |
Entrelaços da educação e saúde : narrativas de pedagogas em formação e a atuação no Centro de Atenção Psicossocial |
title_full_unstemmed |
Entrelaços da educação e saúde : narrativas de pedagogas em formação e a atuação no Centro de Atenção Psicossocial |
title_sort |
Entrelaços da educação e saúde : narrativas de pedagogas em formação e a atuação no Centro de Atenção Psicossocial |
author |
Castro, Karolyne de Oliveira |
author_facet |
Castro, Karolyne de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Karolyne de Oliveira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gai, Daniele Noal |
contributor_str_mv |
Gai, Daniele Noal |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Saúde mental Cartografia Educação em saúde |
topic |
Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Saúde mental Cartografia Educação em saúde |
description |
Esta pesquisa investiga, questiona e busca enxergar a pedagoga atuante na Saúde Mental, no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) no Sistema Único de Saúde (SUS). O problema que mobilizou esta investigação foi como construir a atuação da pedagoga com ênfase na assistência e no atendimento à saúde mental de crianças, adolescentes e adultos. Objetivou-se realizar reflexões frente às experiências de atuação de pedagogas em formação dentro de um CAPS Infantojuvenil e um CAPS II Adulto. Uma pesquisa cartográfica que construiu encontros e produziu narrativas com três graduandas em Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tais estudantes atuaram na saúde mental em seus estágios obrigatórios do curso de Pedagogia e seguiram atuando em CAPS por meio de estágios não obrigatórios. Esta pesquisa também abrange a minha experiência de estágio em CAPS, o meu Diário de Estágio, além dos estudos bibliográficos com a incidência dos temas pedagogia e saúde mental. Esta cartografia de experiências, narrativas e entrelaços, traduz alguns resultados importantes para a Licenciatura em Pedagogia e para Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), pois mostram que a pedagoga pode compor equipes de saúde mental, agir em equipes multidisciplinares de forma interdisciplinar, promover acolhimento, matriciamento, cuidado, inclusão, aprendizagens, saúde mental e bem estar para os usuários do CAPS. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-08T04:49:14Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/242029 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001144516 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/242029 |
identifier_str_mv |
001144516 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242029/2/001144516.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242029/1/001144516.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3b2a9fdd1b73b942fd9e22d25c88ed3b 821590f3c39e9288795ee27a2e3241f2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224637003071488 |