Jogos de regras e o ensino do sistema de numeração decimal : um estudo preliminar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cenci, Danielle
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Becker, Maria Luiza Rheingantz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/158295
Resumo: Este artigo apresenta o estudo preliminar de uma tese de doutorado. Optamos por apresentar aqui a categoria de análise intitulada Jogos, definida em decorrência destes serem adotados de maneira frequente nas aulas observadas e por abordarem conceitos acerca do Sistema de Numeração Decimal, como valor posicional, o registro da contagem e o pensamento aditivo. O objetivo do estudo é de investigar as intervenções docentes no uso de jogos sobre o Sistema de Numeração Decimal no processo de ensino e de aprendizagem do Ciclo de Alfabetização. A partir dos estudos piagetianos, consideramos que os jogos têm alto potencial para que a criança estabeleça relações em experiências físicas, lógico-matemáticas e sociais. Os resultados obtidos neste estudo preliminar indicam que as ações docentes analisadas carecem de intervenções voltadas especificamente para o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático das crianças, entretanto afirmam o quanto os jogos são propícios para instaurar o debate em sala de aula, permitir a identificação de mais de uma solução para uma mesma situação-problema e para promover a interação sociomoral.
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spelling Cenci, DanielleBecker, Maria Luiza Rheingantz2017-05-20T02:43:07Z20162359-2842http://hdl.handle.net/10183/158295001009832Este artigo apresenta o estudo preliminar de uma tese de doutorado. Optamos por apresentar aqui a categoria de análise intitulada Jogos, definida em decorrência destes serem adotados de maneira frequente nas aulas observadas e por abordarem conceitos acerca do Sistema de Numeração Decimal, como valor posicional, o registro da contagem e o pensamento aditivo. O objetivo do estudo é de investigar as intervenções docentes no uso de jogos sobre o Sistema de Numeração Decimal no processo de ensino e de aprendizagem do Ciclo de Alfabetização. A partir dos estudos piagetianos, consideramos que os jogos têm alto potencial para que a criança estabeleça relações em experiências físicas, lógico-matemáticas e sociais. Os resultados obtidos neste estudo preliminar indicam que as ações docentes analisadas carecem de intervenções voltadas especificamente para o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático das crianças, entretanto afirmam o quanto os jogos são propícios para instaurar o debate em sala de aula, permitir a identificação de mais de uma solução para uma mesma situação-problema e para promover a interação sociomoral.The aim of this article is to discuss one of the analytical categories developed in the preliminary study of a doctoral dissertation. It is worth noting that this study will not be part of the analysis developed in the dissertation. In this stage of the doctoral research, we have performed some tests and created the first analytical categories. The category presented here is called Games. It was chosen for being frequently used in the classes we observed and for approaching concepts related to the decimal numeral system, such as base-10 positional notation, count recording and additive reasoning. According to Piagetian studies, games have a great potential to make children establish both physical and social relations. The results so far indicate a lack of intervention focused on the development of children’s logical thinking, but confirm how effective the games are in encouraging students to debate in class, allowing them to understand that the same problem can have more than one solution and promoting social/moral interaction.application/pdfporPerspectivas da Educação Matemática. Campo Grande, MS. Vol. 9, n. 21 (2016), p. 941-959MatemáticaAlfabetizaçãoJogosMathematics instructionDecimal numeral systemLiteracy developmentJogos de regras e o ensino do sistema de numeração decimal : um estudo preliminarRule games and teaching decimal numeral system : a preliminary studyinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001009832.pdf001009832.pdfTexto completoapplication/pdf764099http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158295/1/001009832.pdf06a99504aa1a9c7794e5f01ecbcccf9aMD51TEXT001009832.pdf.txt001009832.pdf.txtExtracted Texttext/plain51042http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158295/2/001009832.pdf.txtf108258cc01b42983030dc74a7b330fdMD52THUMBNAIL001009832.pdf.jpg001009832.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1842http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158295/3/001009832.pdf.jpg3cc45a4407f00751510f3170987d0e69MD5310183/1582952018-10-30 08:12:41.893oai:www.lume.ufrgs.br:10183/158295Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-30T11:12:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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