Implantação do programa 5R em uma agência da Caixa Econômica Federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rayer, Angela
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/73021
Resumo: A Responsabilidade Social Empresarial (RSE) está cada vez mais presente na administração das organizações, que estão aplicando estas práticas no seu dia a dia. A Caixa Econômica Federal, entre tantas outras ações, implantou em nível nacional um programa de RSE, denominado Programa 5R (Reciclar, Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar), delegando às agencias a implantação e acompanhamento do programa. O objetivo da presente pesquisa foi o de identificar mudanças no consumo e a percepção da compreensão e engajamento dos empregados sobre a Responsabilidade Social Empresarial da CAIXA, de forma mais ampla e, de forma mais estrita, o seu Programa 5R, quando da implementação do mesmo em uma agência específica. Para isso, foram levantados dados na Agência Lupicínio Rodrigues em Porto Alegre, de consumo de papel A4, copos descartáveis e energia elétrica e, adicionalmente, foram coletadas as opiniões dos funcionários da agência. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, de natureza qualitativa, usando-se como estratégia de pesquisa o estudo de caso único. A pesquisa identificou que os empregados percebem a Gestão Ambiental praticada pela empresa e consideram que os cursos e treinamentos oferecidos à distância pela Universidade Corporativa Caixa são satisfatórios, mas também a maioria obteve informação sobre o assunto vinda de outras fontes. A pesquisa constatou que os empregados compreenderam o significado e objetivo do programa proposto pela empresa e participaram da ação proposta. Este resultado pôde ser comprovado através da análise da evolução dos dados de consumo. Entretanto foi identificado um fato curioso, apesar de compreenderem o assunto em questão, de perceberem hábitos e atitudes em suas agências em desacordo com a ação proposta, a grande maioria dos empregados é omissa no momento de sugerir ações de mudança aos seus superiores.
id UFRGS-2_85a0b9234c348e80feae3b744d4df6ae
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/73021
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rayer, AngelaPedrozo, Eugenio Avila2013-07-03T01:43:47Z2012http://hdl.handle.net/10183/73021000891475A Responsabilidade Social Empresarial (RSE) está cada vez mais presente na administração das organizações, que estão aplicando estas práticas no seu dia a dia. A Caixa Econômica Federal, entre tantas outras ações, implantou em nível nacional um programa de RSE, denominado Programa 5R (Reciclar, Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar), delegando às agencias a implantação e acompanhamento do programa. O objetivo da presente pesquisa foi o de identificar mudanças no consumo e a percepção da compreensão e engajamento dos empregados sobre a Responsabilidade Social Empresarial da CAIXA, de forma mais ampla e, de forma mais estrita, o seu Programa 5R, quando da implementação do mesmo em uma agência específica. Para isso, foram levantados dados na Agência Lupicínio Rodrigues em Porto Alegre, de consumo de papel A4, copos descartáveis e energia elétrica e, adicionalmente, foram coletadas as opiniões dos funcionários da agência. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, de natureza qualitativa, usando-se como estratégia de pesquisa o estudo de caso único. A pesquisa identificou que os empregados percebem a Gestão Ambiental praticada pela empresa e consideram que os cursos e treinamentos oferecidos à distância pela Universidade Corporativa Caixa são satisfatórios, mas também a maioria obteve informação sobre o assunto vinda de outras fontes. A pesquisa constatou que os empregados compreenderam o significado e objetivo do programa proposto pela empresa e participaram da ação proposta. Este resultado pôde ser comprovado através da análise da evolução dos dados de consumo. Entretanto foi identificado um fato curioso, apesar de compreenderem o assunto em questão, de perceberem hábitos e atitudes em suas agências em desacordo com a ação proposta, a grande maioria dos empregados é omissa no momento de sugerir ações de mudança aos seus superiores.application/pdfporResponsabilidade social corporativaBancoSustentabilidade empresarialLogística reversaImplantação do programa 5R em uma agência da Caixa Econômica Federalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2012/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000891475.pdf000891475.pdfTexto completoapplication/pdf952580http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/73021/1/000891475.pdfb0370c8ca710bcd43b52ebdc14770307MD51TEXT000891475.pdf.txt000891475.pdf.txtExtracted Texttext/plain102358http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/73021/2/000891475.pdf.txt4d62c5406cafb0104374d45103a32475MD52THUMBNAIL000891475.pdf.jpg000891475.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1080http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/73021/3/000891475.pdf.jpg9104fbc1634e9755c02d1d181e6f018dMD5310183/730212018-10-15 08:01:07.653oai:www.lume.ufrgs.br:10183/73021Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T11:01:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Implantação do programa 5R em uma agência da Caixa Econômica Federal
title Implantação do programa 5R em uma agência da Caixa Econômica Federal
spellingShingle Implantação do programa 5R em uma agência da Caixa Econômica Federal
Rayer, Angela
Responsabilidade social corporativa
Banco
Sustentabilidade empresarial
Logística reversa
title_short Implantação do programa 5R em uma agência da Caixa Econômica Federal
title_full Implantação do programa 5R em uma agência da Caixa Econômica Federal
title_fullStr Implantação do programa 5R em uma agência da Caixa Econômica Federal
title_full_unstemmed Implantação do programa 5R em uma agência da Caixa Econômica Federal
title_sort Implantação do programa 5R em uma agência da Caixa Econômica Federal
author Rayer, Angela
author_facet Rayer, Angela
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rayer, Angela
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pedrozo, Eugenio Avila
contributor_str_mv Pedrozo, Eugenio Avila
dc.subject.por.fl_str_mv Responsabilidade social corporativa
Banco
Sustentabilidade empresarial
Logística reversa
topic Responsabilidade social corporativa
Banco
Sustentabilidade empresarial
Logística reversa
description A Responsabilidade Social Empresarial (RSE) está cada vez mais presente na administração das organizações, que estão aplicando estas práticas no seu dia a dia. A Caixa Econômica Federal, entre tantas outras ações, implantou em nível nacional um programa de RSE, denominado Programa 5R (Reciclar, Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar), delegando às agencias a implantação e acompanhamento do programa. O objetivo da presente pesquisa foi o de identificar mudanças no consumo e a percepção da compreensão e engajamento dos empregados sobre a Responsabilidade Social Empresarial da CAIXA, de forma mais ampla e, de forma mais estrita, o seu Programa 5R, quando da implementação do mesmo em uma agência específica. Para isso, foram levantados dados na Agência Lupicínio Rodrigues em Porto Alegre, de consumo de papel A4, copos descartáveis e energia elétrica e, adicionalmente, foram coletadas as opiniões dos funcionários da agência. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, de natureza qualitativa, usando-se como estratégia de pesquisa o estudo de caso único. A pesquisa identificou que os empregados percebem a Gestão Ambiental praticada pela empresa e consideram que os cursos e treinamentos oferecidos à distância pela Universidade Corporativa Caixa são satisfatórios, mas também a maioria obteve informação sobre o assunto vinda de outras fontes. A pesquisa constatou que os empregados compreenderam o significado e objetivo do programa proposto pela empresa e participaram da ação proposta. Este resultado pôde ser comprovado através da análise da evolução dos dados de consumo. Entretanto foi identificado um fato curioso, apesar de compreenderem o assunto em questão, de perceberem hábitos e atitudes em suas agências em desacordo com a ação proposta, a grande maioria dos empregados é omissa no momento de sugerir ações de mudança aos seus superiores.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-07-03T01:43:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/73021
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000891475
url http://hdl.handle.net/10183/73021
identifier_str_mv 000891475
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/73021/1/000891475.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/73021/2/000891475.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/73021/3/000891475.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b0370c8ca710bcd43b52ebdc14770307
4d62c5406cafb0104374d45103a32475
9104fbc1634e9755c02d1d181e6f018d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224449401290752