Sistema de recomendação para aumentar o fator de escala no atendimento aos alunos em cursos a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ricardo Godoy de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/185041
Resumo: Com a popularização dos cursos online na modalidade a distância (por vezes chamados de MOOCs – Massive Open Online Courses –, quando abertos ao público, sem limite) nos últimos anos, quem antes não tinha acesso a certas áreas do conhecimento agora o tem de maneira facilitada. Contudo, para os instrutores, torna-se cada vez mais difícil atender individualmente cada aluno, pois esses, em diversos casos, somam um número elevado, chegando aos milhares. Nesse contexto, são necessárias ferramentas de auxílio aos instrutores e tutores, de tal modo que consigam ter uma maior vazão no suporte aos estudantes. O presente trabalho descreve um sistema de recomendação que, por meio de técnicas de agrupamento de mensagens, poderá ser utilizada na tentativa de minimizar interações repetitivas entre educadores e educandos.
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