E quem já não viveu alguma coisa que aparece aí? Da ficção à realidade : as potencialidade do cinema na educação de jovens e adultos Porto Alegre 2015

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Gabriele da Fonseca Basso de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/133611
Resumo: O objetivo deste Trabalho de Conclusão de Curso é apontar como o entrelaçamento entre cinema e educação pode ser possível na Educação de Jovens e Adultos (EJA), de modo a proporcionar ao aluno aprendizagens significativas. No referido trabalho, penso no uso de filmes para além de um ensino focado somente no currículo das áreas do conhecimento: a ideia é oferecer contribuições para a utilização do cinema como fruição e experiência crítica vinculadas ao cotidiano dos alunos, promovendo assim um espaço formativo, ético e estético sobre si mesmo. Apoiando-me em referenciais teóricos que tratam sobre memória, imagem e conhecimento, realizei três encontros com uma turma de Educação de Jovens e Adultos. A proposta metodológica consistiu basicamente em ações que envolvem a fruição, apreciação e discussão de filmes – no caso, as obras Faroeste Caboclo (2013) e O Contador de Histórias (2009). Após a coleta de dados e transcrição das falas dos alunos, concluo que o uso de filmes na sala de aula pode promover um espaço de reconhecimento para os estudantes, no sentido de eles realizarem uma operação sobre si mesmos – reinventando-se, pensando sobre suas vidas e encontrando formas de transformação de si.
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