Como me tornar professora protagonista diante das incertezas das primeiras vezes : um estudo de caso na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Simone Silva da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/147854
Resumo: Neste trabalho analiso de que forma me tornei professora protagonista em duas situações de aprendizagem vivenciadas durante o estágio obrigatório final do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Como corpus da pesquisa tomo documentos produzidos por mim durante o referido estágio, em especial o Projeto “Olhando, Sentindo, Experimentando...Aprendendo!”, relatos constantes do relatório final de estágio, fotografias e memória daquele tempo. Tipifica-se um estudo de caso, analisado em perspectiva qualitativa. Para a pergunta-problema: - Como me tornei professora protagonista diante das incertezas das primeiras vezes? busquei resposta em documentos como as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (2010), mais especificamente explorando o eixo norteador da proposta que aponta a importância de propiciar às crianças diversidade de interações e experiências; o conceito de avaliação em Hoffmann(2000); a abordagem de escolha de conteúdos em educação infantil de linguagens geradoras de Junqueira Filho(2005); a aproximação de minha experiência de estágio com a experiência de Reggio Emilia; com Edwards, Gandini e Forman(1999), e as palavras de Freire e Shor(2008). Os resultados dão conta de que me tornei protagonista quando através de uma avaliação atenta e sensível em identificar o que as crianças da turma queriam porque queriam, com o uso das linguagens geradoras, fui atrás de proporcionar essas experiências. Através da abordagem da Pedagogia da escuta,e da abordagem de tempo e espaço na experiência de Reggio Emilia, sem ter noção à época disso, organizei para que tudo saísse a contento de todos e assim foi. Fiz-me docente protagonista ao vencer meus medos em busca de meus sonhos e ao garantir o direito a experiência, e assim garantir o protagonismo das crianças na busca por seus conhecimentos acerca de si, dos outros e do mundo.
id UFRGS-2_85e7e1a5bc87df264d7af1e8a3314683
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147854
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silveira, Simone Silva daFilho, Gabriel de Andrade Junqueira2016-08-31T02:18:26Z2016http://hdl.handle.net/10183/147854001000061Neste trabalho analiso de que forma me tornei professora protagonista em duas situações de aprendizagem vivenciadas durante o estágio obrigatório final do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Como corpus da pesquisa tomo documentos produzidos por mim durante o referido estágio, em especial o Projeto “Olhando, Sentindo, Experimentando...Aprendendo!”, relatos constantes do relatório final de estágio, fotografias e memória daquele tempo. Tipifica-se um estudo de caso, analisado em perspectiva qualitativa. Para a pergunta-problema: - Como me tornei professora protagonista diante das incertezas das primeiras vezes? busquei resposta em documentos como as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (2010), mais especificamente explorando o eixo norteador da proposta que aponta a importância de propiciar às crianças diversidade de interações e experiências; o conceito de avaliação em Hoffmann(2000); a abordagem de escolha de conteúdos em educação infantil de linguagens geradoras de Junqueira Filho(2005); a aproximação de minha experiência de estágio com a experiência de Reggio Emilia; com Edwards, Gandini e Forman(1999), e as palavras de Freire e Shor(2008). Os resultados dão conta de que me tornei protagonista quando através de uma avaliação atenta e sensível em identificar o que as crianças da turma queriam porque queriam, com o uso das linguagens geradoras, fui atrás de proporcionar essas experiências. Através da abordagem da Pedagogia da escuta,e da abordagem de tempo e espaço na experiência de Reggio Emilia, sem ter noção à época disso, organizei para que tudo saísse a contento de todos e assim foi. Fiz-me docente protagonista ao vencer meus medos em busca de meus sonhos e ao garantir o direito a experiência, e assim garantir o protagonismo das crianças na busca por seus conhecimentos acerca de si, dos outros e do mundo.application/pdfporEducação infantilFormação de professoresProtagonismo infantilComo me tornar professora protagonista diante das incertezas das primeiras vezes : um estudo de caso na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2016Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001000061.pdf001000061.pdfTexto completoapplication/pdf3321996http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147854/1/001000061.pdffcb977e7c7487d6f5e83bb0075d4ee72MD51TEXT001000061.pdf.txt001000061.pdf.txtExtracted Texttext/plain101666http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147854/2/001000061.pdf.txt4bd3a361021ee741f20ee19b14d163c3MD52THUMBNAIL001000061.pdf.jpg001000061.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1049http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147854/3/001000061.pdf.jpgd321db36f40f1ba19bbcbd2260b2c753MD5310183/1478542018-10-29 08:45:35.654oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147854Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:45:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Como me tornar professora protagonista diante das incertezas das primeiras vezes : um estudo de caso na educação infantil
title Como me tornar professora protagonista diante das incertezas das primeiras vezes : um estudo de caso na educação infantil
spellingShingle Como me tornar professora protagonista diante das incertezas das primeiras vezes : um estudo de caso na educação infantil
Silveira, Simone Silva da
Educação infantil
Formação de professores
Protagonismo infantil
title_short Como me tornar professora protagonista diante das incertezas das primeiras vezes : um estudo de caso na educação infantil
title_full Como me tornar professora protagonista diante das incertezas das primeiras vezes : um estudo de caso na educação infantil
title_fullStr Como me tornar professora protagonista diante das incertezas das primeiras vezes : um estudo de caso na educação infantil
title_full_unstemmed Como me tornar professora protagonista diante das incertezas das primeiras vezes : um estudo de caso na educação infantil
title_sort Como me tornar professora protagonista diante das incertezas das primeiras vezes : um estudo de caso na educação infantil
author Silveira, Simone Silva da
author_facet Silveira, Simone Silva da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Simone Silva da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Filho, Gabriel de Andrade Junqueira
contributor_str_mv Filho, Gabriel de Andrade Junqueira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Formação de professores
Protagonismo infantil
topic Educação infantil
Formação de professores
Protagonismo infantil
description Neste trabalho analiso de que forma me tornei professora protagonista em duas situações de aprendizagem vivenciadas durante o estágio obrigatório final do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Como corpus da pesquisa tomo documentos produzidos por mim durante o referido estágio, em especial o Projeto “Olhando, Sentindo, Experimentando...Aprendendo!”, relatos constantes do relatório final de estágio, fotografias e memória daquele tempo. Tipifica-se um estudo de caso, analisado em perspectiva qualitativa. Para a pergunta-problema: - Como me tornei professora protagonista diante das incertezas das primeiras vezes? busquei resposta em documentos como as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (2010), mais especificamente explorando o eixo norteador da proposta que aponta a importância de propiciar às crianças diversidade de interações e experiências; o conceito de avaliação em Hoffmann(2000); a abordagem de escolha de conteúdos em educação infantil de linguagens geradoras de Junqueira Filho(2005); a aproximação de minha experiência de estágio com a experiência de Reggio Emilia; com Edwards, Gandini e Forman(1999), e as palavras de Freire e Shor(2008). Os resultados dão conta de que me tornei protagonista quando através de uma avaliação atenta e sensível em identificar o que as crianças da turma queriam porque queriam, com o uso das linguagens geradoras, fui atrás de proporcionar essas experiências. Através da abordagem da Pedagogia da escuta,e da abordagem de tempo e espaço na experiência de Reggio Emilia, sem ter noção à época disso, organizei para que tudo saísse a contento de todos e assim foi. Fiz-me docente protagonista ao vencer meus medos em busca de meus sonhos e ao garantir o direito a experiência, e assim garantir o protagonismo das crianças na busca por seus conhecimentos acerca de si, dos outros e do mundo.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-31T02:18:26Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/147854
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001000061
url http://hdl.handle.net/10183/147854
identifier_str_mv 001000061
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147854/1/001000061.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147854/2/001000061.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147854/3/001000061.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv fcb977e7c7487d6f5e83bb0075d4ee72
4bd3a361021ee741f20ee19b14d163c3
d321db36f40f1ba19bbcbd2260b2c753
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224516262690816