Acompanhamento da postura corporal, hábitos posturais e de vida, e dor nas costas de escolares do ensino fundamental : um estudo longitudinal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Bruna Nichele da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/179156
Resumo: Objetivo:Realizar o acompanhamento do comportamento das variáveis posturais e seus fatores associados, como a dor nas costas e os hábitos posturais e de vida de escolares durante um período de quatro anos. Métodos:Quarenta e dois escolares foram submetidos a uma avaliação postural por meio do softwareDigital Image-based Postural Assessment eresponderam o questionário auto-aplicávelBack PainandBodyPostureEvaliationInstrument para a avaliação da dor e dos hábitos posturais e de vida. Foram realizadas quatro avaliações, nos anos 2011, 2012, 2013 e 2014. Resultados:Observou-se uma tendência significativa em toda amostra de anteriorização da cabeça, hipercifose torácica e hiperlordose lombar, e entre as meninas uma tendência à retificação cervical. Observou-se também alta e constante prevalência de alterações na cervical e na torácica entre os meninos,enquanto as meninas apresentaram um aumento significativo das prevalências no terceiro e segundo ano de avaliação, respectivamente. Ainda, houve um aumento significativo na prevalência de alteração na lombar no terceiro ano de avaliação entre os meninos e no segundo ano de avaliação entre as meninas. A dor nas costas apresentou uma frequência alta e constante entre as meninas e uma oscilação ao longo dos anos entre os meninos. Encontrou-se alta prevalência de hábitos inadequados na postura sentada, para ambos os gêneros, e na postura de carregar mochila para as meninas, bem como uma diminuição do tempo de permanência em frente à televisão para os dois gêneros. Conclusão: Observou-se mudanças importantes e significativas nas variáveis avaliadas durante os quatro anos de avaliação.
id UFRGS-2_85fbc6a52701c3d3e9bfc05da02dffd6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/179156
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rosa, Bruna Nichele daCandotti, Cláudia Tarragô2018-06-06T02:31:31Z2015http://hdl.handle.net/10183/179156001068266Objetivo:Realizar o acompanhamento do comportamento das variáveis posturais e seus fatores associados, como a dor nas costas e os hábitos posturais e de vida de escolares durante um período de quatro anos. Métodos:Quarenta e dois escolares foram submetidos a uma avaliação postural por meio do softwareDigital Image-based Postural Assessment eresponderam o questionário auto-aplicávelBack PainandBodyPostureEvaliationInstrument para a avaliação da dor e dos hábitos posturais e de vida. Foram realizadas quatro avaliações, nos anos 2011, 2012, 2013 e 2014. Resultados:Observou-se uma tendência significativa em toda amostra de anteriorização da cabeça, hipercifose torácica e hiperlordose lombar, e entre as meninas uma tendência à retificação cervical. Observou-se também alta e constante prevalência de alterações na cervical e na torácica entre os meninos,enquanto as meninas apresentaram um aumento significativo das prevalências no terceiro e segundo ano de avaliação, respectivamente. Ainda, houve um aumento significativo na prevalência de alteração na lombar no terceiro ano de avaliação entre os meninos e no segundo ano de avaliação entre as meninas. A dor nas costas apresentou uma frequência alta e constante entre as meninas e uma oscilação ao longo dos anos entre os meninos. Encontrou-se alta prevalência de hábitos inadequados na postura sentada, para ambos os gêneros, e na postura de carregar mochila para as meninas, bem como uma diminuição do tempo de permanência em frente à televisão para os dois gêneros. Conclusão: Observou-se mudanças importantes e significativas nas variáveis avaliadas durante os quatro anos de avaliação.Aim: Follow up of the behavior of postural variables and associated factors, such as back pain and postural and life habits over a period of four years. Methods: Forty two school children underwent to a postural assessment using Digital Image-based Postural Assessment software and answered the self-administered questionnaire Back Pain and Body Posture Evaluation Instrument to evaluate back pain and postural and life habits. It was conducted four evaluation over 2011, 2012, 2013 and 2014. Results: It was observed a significant trend of forward head, thoracic hyper kyphosis and lumbar hyper lordosis in whole sample and a trend of cervical rectification between girls. It has also observed a constant high prevalence of postural alterations in cervical and thoracic between boys, while girls present a significant increase of prevalence in third and second evaluation year, respective. Still, therewas a significant increase in prevalence of alteration in lumbar in third evaluation year between boys and in second evaluation year between girls. Back pain presented a high and constant frequency between girls and oscillation over the years between boys. It has found a high prevalence of inadequate habits in sitting posture, for both genders, and in posture of carry school supply in girls, as well as a decrease of time spent in front of television for both genders. Conclusion: It has observed important and significant changes in analyzed variables over four years evaluation.application/pdfporDor nas costasEnsino fundamentalPosturaFisioterapiaBack painPostureAdolescentChildLongitudinal studiesAcompanhamento da postura corporal, hábitos posturais e de vida, e dor nas costas de escolares do ensino fundamental : um estudo longitudinalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2015Fisioterapiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001068266.pdf001068266.pdfTexto completoapplication/pdf265962http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179156/1/001068266.pdf82bc3c106f910378283763f90f518c88MD51TEXT001068266.pdf.txt001068266.pdf.txtExtracted Texttext/plain72585http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179156/2/001068266.pdf.txt7482e4312119f5f7e687283dc74aa6a6MD5210183/1791562018-06-07 02:32:52.752402oai:www.lume.ufrgs.br:10183/179156Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-06-07T05:32:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Acompanhamento da postura corporal, hábitos posturais e de vida, e dor nas costas de escolares do ensino fundamental : um estudo longitudinal
title Acompanhamento da postura corporal, hábitos posturais e de vida, e dor nas costas de escolares do ensino fundamental : um estudo longitudinal
spellingShingle Acompanhamento da postura corporal, hábitos posturais e de vida, e dor nas costas de escolares do ensino fundamental : um estudo longitudinal
Rosa, Bruna Nichele da
Dor nas costas
Ensino fundamental
Postura
Fisioterapia
Back pain
Posture
Adolescent
Child
Longitudinal studies
title_short Acompanhamento da postura corporal, hábitos posturais e de vida, e dor nas costas de escolares do ensino fundamental : um estudo longitudinal
title_full Acompanhamento da postura corporal, hábitos posturais e de vida, e dor nas costas de escolares do ensino fundamental : um estudo longitudinal
title_fullStr Acompanhamento da postura corporal, hábitos posturais e de vida, e dor nas costas de escolares do ensino fundamental : um estudo longitudinal
title_full_unstemmed Acompanhamento da postura corporal, hábitos posturais e de vida, e dor nas costas de escolares do ensino fundamental : um estudo longitudinal
title_sort Acompanhamento da postura corporal, hábitos posturais e de vida, e dor nas costas de escolares do ensino fundamental : um estudo longitudinal
author Rosa, Bruna Nichele da
author_facet Rosa, Bruna Nichele da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Bruna Nichele da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Candotti, Cláudia Tarragô
contributor_str_mv Candotti, Cláudia Tarragô
dc.subject.por.fl_str_mv Dor nas costas
Ensino fundamental
Postura
Fisioterapia
topic Dor nas costas
Ensino fundamental
Postura
Fisioterapia
Back pain
Posture
Adolescent
Child
Longitudinal studies
dc.subject.eng.fl_str_mv Back pain
Posture
Adolescent
Child
Longitudinal studies
description Objetivo:Realizar o acompanhamento do comportamento das variáveis posturais e seus fatores associados, como a dor nas costas e os hábitos posturais e de vida de escolares durante um período de quatro anos. Métodos:Quarenta e dois escolares foram submetidos a uma avaliação postural por meio do softwareDigital Image-based Postural Assessment eresponderam o questionário auto-aplicávelBack PainandBodyPostureEvaliationInstrument para a avaliação da dor e dos hábitos posturais e de vida. Foram realizadas quatro avaliações, nos anos 2011, 2012, 2013 e 2014. Resultados:Observou-se uma tendência significativa em toda amostra de anteriorização da cabeça, hipercifose torácica e hiperlordose lombar, e entre as meninas uma tendência à retificação cervical. Observou-se também alta e constante prevalência de alterações na cervical e na torácica entre os meninos,enquanto as meninas apresentaram um aumento significativo das prevalências no terceiro e segundo ano de avaliação, respectivamente. Ainda, houve um aumento significativo na prevalência de alteração na lombar no terceiro ano de avaliação entre os meninos e no segundo ano de avaliação entre as meninas. A dor nas costas apresentou uma frequência alta e constante entre as meninas e uma oscilação ao longo dos anos entre os meninos. Encontrou-se alta prevalência de hábitos inadequados na postura sentada, para ambos os gêneros, e na postura de carregar mochila para as meninas, bem como uma diminuição do tempo de permanência em frente à televisão para os dois gêneros. Conclusão: Observou-se mudanças importantes e significativas nas variáveis avaliadas durante os quatro anos de avaliação.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-06-06T02:31:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/179156
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001068266
url http://hdl.handle.net/10183/179156
identifier_str_mv 001068266
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179156/1/001068266.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179156/2/001068266.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 82bc3c106f910378283763f90f518c88
7482e4312119f5f7e687283dc74aa6a6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447218482577408