O ensino de matemática para sujeitos com deficiência Intelectual
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/271849 |
Resumo: | O presente trabalho contempla uma análise sobre as estratégias pedagógicas utilizadas pelos docentes no ensino de matemática para sujeitos com deficiência intelectual. O estudo configura-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa a qual utiliza da técnica de entrevistas realizadas com professoras de matemática que atuam na rede pública de ensino, do município de Viamão no estado do Rio Grande do Sul. No estudo proposto tensionam-se quais as estratégias pedagógicas que as professoras mobilizam para o ensino de matemática para sujeitos com deficiência intelectual? Em decorrência deste problema, objetiva-se identificar e analisar as estratégias pedagógicas que os professores mobilizam para o ensino de matemática para sujeitos com deficiência intelectual. Este, por sua vez, é desdobrado nos seguintes objetivos específicos: mapear métodos e recursos indicados para o ensino de matemática para os alunos com deficiência intelectual, analisar estratégias pedagógicas que ampliam o processo de desenvolvimento de estudantes com deficiência intelectual. A partir da análise das entrevistas é possível identificar o modo como as docentes planejam suas aulas, os desafios que encontram, tanto em relação à estrutura escolar como à sua formação profissional e a atuação junto a sujeitos com deficiência intelectual. A partir das entrevistas realizadas verificou-se que a inclusão escolar de sujeitos com deficiência intelectual mobiliza a estruturação de outras práticas, pautadas em um planejamento pedagógico que se orienta pela especificidade de participação e desenvolvimento do Outro. Além disso, o desenvolvimento de atividades a partir de recursos pedagógicos distintos, aciona no sujeito com deficiência intelectual, processos de participação, desenvolvimento e aprendizagem, sendo estes, os pilares fundamentais ao processo de inclusão escolar. |
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