Ensino na saúde em tempos de covid-19 : uma relação necessária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque, Paulo Peixoto de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/215051
Resumo: O artigo discute o tema da educação e ensino na saúde no contexto da crise sanitária causada pela COVID-19, incorporando os conceitos de reconhecimento e autonomia, visto que a realidade dos espaços societários na qual se desenvolvem os projetos educativos implica em se ter presente não só os conceitos de ‘atores sociais’, ‘relações sociais’, mas de ‘complexidade’ – conceito-chave – que redefine os parâmetros de entendimento destes conceitos e do próprio espaço societário. Para o autor, as ações político-pedagógicas das propostas de educação popular na saúde se inscrevem como educação cidadã, porque o processo de construção de conhecimento e socialização de saberes se dá na concretização de espaços de mediação social e de explicitação de conhecimentos diferenciados voltados para a promoção de um bem público que não exclua ou seja privatizado.
id UFRGS-2_86849c7b6419f895fb88b92961d26ac6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/215051
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Albuquerque, Paulo Peixoto de2020-11-14T04:23:28Z20202525-507Xhttp://hdl.handle.net/10183/215051001117938O artigo discute o tema da educação e ensino na saúde no contexto da crise sanitária causada pela COVID-19, incorporando os conceitos de reconhecimento e autonomia, visto que a realidade dos espaços societários na qual se desenvolvem os projetos educativos implica em se ter presente não só os conceitos de ‘atores sociais’, ‘relações sociais’, mas de ‘complexidade’ – conceito-chave – que redefine os parâmetros de entendimento destes conceitos e do próprio espaço societário. Para o autor, as ações político-pedagógicas das propostas de educação popular na saúde se inscrevem como educação cidadã, porque o processo de construção de conhecimento e socialização de saberes se dá na concretização de espaços de mediação social e de explicitação de conhecimentos diferenciados voltados para a promoção de um bem público que não exclua ou seja privatizado.The article discusses the theme of health education and teaching in the context of the health crisis caused by COVID-19, incorporating the concepts of recognition and autonomy, since the reality of the societal spaces in which educational projects are developed implies being present only the concepts of 'social actors', 'social relations', but of 'complexity'. It is a key concept that redefines the parameters of understanding these concepts and own societal place. To the author, the political and pedagogical actions of popular health educational proposals in health are enrolled as citizen education, because the process of knowledge construction need a better clarification of differentiated knowledge aimed at promoting a public good that does not exclude or be deprived.El artículo discute el tema de la educación y la enseñanza de la salud en el contexto de la crisis de salud causada por COVID-19, incorporando los conceptos de reconocimiento y autonomía, ya que la realidad de los espacios sociales en los que se desarrollan los proyectos educativos implica tener en cuenta no solo los conceptos de 'actores sociales', 'relaciones sociales', pero de 'complejidad', un concepto clave, que redefine los parámetros para comprender estos conceptos y del espacio corporativo mismo. Para el autor, las acciones político-pedagógicas de las propuestas de educación popular en salud se inscriben como educación ciudadana, porque el proceso de construcción de conocimiento y socialización del conocimiento se lleva a cabo en la realización de espacios para la mediación social y la explicitación de conocimiento diferenciado dirigido a promoción de un bien público que no excluya ni se privatice.application/pdfporRevista saberes plurais : educação na saúde. Porto Alegre. Vol. 4, n. 1 (ago. 2020), p. 11-21Educação em saúdeEducationHealthLearningCoronavirus InfectionsEducaciónSaludAprendizajeInfecciones por CoronavirusEnsino na saúde em tempos de covid-19 : uma relação necessáriaHealth education in covid-19 times : a necessary relationshipEducación en salud en los tiempos de covid-19 : una relación necesariainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001117938.pdf.txt001117938.pdf.txtExtracted Texttext/plain31482http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215051/2/001117938.pdf.txte4c7e8832c8241eeffae2888fa5f7105MD52ORIGINAL001117938.pdfTexto completoapplication/pdf518348http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215051/1/001117938.pdf6e7ab58be952f8f34c6e7b7ec15823d0MD5110183/2150512020-11-15 05:11:57.082231oai:www.lume.ufrgs.br:10183/215051Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-11-15T07:11:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino na saúde em tempos de covid-19 : uma relação necessária
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Health education in covid-19 times : a necessary relationship
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Educación en salud en los tiempos de covid-19 : una relación necesaria
title Ensino na saúde em tempos de covid-19 : uma relação necessária
spellingShingle Ensino na saúde em tempos de covid-19 : uma relação necessária
Albuquerque, Paulo Peixoto de
Educação em saúde
Education
Health
Learning
Coronavirus Infections
Educación
Salud
Aprendizaje
Infecciones por Coronavirus
title_short Ensino na saúde em tempos de covid-19 : uma relação necessária
title_full Ensino na saúde em tempos de covid-19 : uma relação necessária
title_fullStr Ensino na saúde em tempos de covid-19 : uma relação necessária
title_full_unstemmed Ensino na saúde em tempos de covid-19 : uma relação necessária
title_sort Ensino na saúde em tempos de covid-19 : uma relação necessária
author Albuquerque, Paulo Peixoto de
author_facet Albuquerque, Paulo Peixoto de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Albuquerque, Paulo Peixoto de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em saúde
topic Educação em saúde
Education
Health
Learning
Coronavirus Infections
Educación
Salud
Aprendizaje
Infecciones por Coronavirus
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Health
Learning
Coronavirus Infections
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación
Salud
Aprendizaje
Infecciones por Coronavirus
description O artigo discute o tema da educação e ensino na saúde no contexto da crise sanitária causada pela COVID-19, incorporando os conceitos de reconhecimento e autonomia, visto que a realidade dos espaços societários na qual se desenvolvem os projetos educativos implica em se ter presente não só os conceitos de ‘atores sociais’, ‘relações sociais’, mas de ‘complexidade’ – conceito-chave – que redefine os parâmetros de entendimento destes conceitos e do próprio espaço societário. Para o autor, as ações político-pedagógicas das propostas de educação popular na saúde se inscrevem como educação cidadã, porque o processo de construção de conhecimento e socialização de saberes se dá na concretização de espaços de mediação social e de explicitação de conhecimentos diferenciados voltados para a promoção de um bem público que não exclua ou seja privatizado.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-14T04:23:28Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/215051
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2525-507X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001117938
identifier_str_mv 2525-507X
001117938
url http://hdl.handle.net/10183/215051
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista saberes plurais : educação na saúde. Porto Alegre. Vol. 4, n. 1 (ago. 2020), p. 11-21
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215051/2/001117938.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215051/1/001117938.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e4c7e8832c8241eeffae2888fa5f7105
6e7ab58be952f8f34c6e7b7ec15823d0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225001559392256