Postura sentada e alterações posturais da coluna vertebral no plano sagital de escolares da cidade de Lajeado-RS, Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/79677 |
Resumo: | Escolares permanecem longos períodos na posição sentada durante o período letivo. Possivelmente, tal fato tem motivado a realização de estudos visando a identificação de alterações posturais neste tipo de população, e, em menor escala, também no que se refere às posturas adotadas em atividades sentadas. Nessa perspectiva, o objetivo deste estudo foi identificar a prevalência das alterações da coluna vertebral no plano sagital e dos hábitos adotados na postura sentada para escrever e sentada para utilizar o computador, assim como verificar se existe associação entre a postura sentada e a postura estática em pé. A amostra foi composta por 75 escolares do Colégio Evangélico Alberto Torres na cidade de Lajeado – RS. Os escolares responderam ao questionário BackPEI para obtenção de informações acerca da postura que adotam ao sentar para escrever e ao utilizar o computador. Após, as curvaturas torácicas e lombares dos escolares foram avaliadas e mensuradas por meio de um arcômetro. Os dados foram analisados no SPSS, através estatística descritiva e de Razões de Prevalência (RP). As RP foram calculadas por meio de uma análise multivariada realizada a partir do modelo de Regressão de Poisson, com variância robusta (α=0,05). Os resultados indicaram que 20% dos escolares apresentaram alterações na coluna torácica e 37,4% apresentaram alterações na coluna lombar. Em relação às posições sentadas, grande parte dos escolares adotam posturas inadequadas ao sentar para utilizar o computador (86,7%) e para escrever (89,3%), sendo esta última associada significativamente com as alterações na coluna torácica. Concluiu-se que os escolares, quando na posição sentada, apresentam posturas inadequadas, o que parece estar relacionado com as alterações posturais na coluna vertebral na posição em pé. |
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Kunzler, MateusCandotti, Cláudia Tarragô2013-10-26T01:51:32Z2013http://hdl.handle.net/10183/79677000903136Escolares permanecem longos períodos na posição sentada durante o período letivo. Possivelmente, tal fato tem motivado a realização de estudos visando a identificação de alterações posturais neste tipo de população, e, em menor escala, também no que se refere às posturas adotadas em atividades sentadas. Nessa perspectiva, o objetivo deste estudo foi identificar a prevalência das alterações da coluna vertebral no plano sagital e dos hábitos adotados na postura sentada para escrever e sentada para utilizar o computador, assim como verificar se existe associação entre a postura sentada e a postura estática em pé. A amostra foi composta por 75 escolares do Colégio Evangélico Alberto Torres na cidade de Lajeado – RS. Os escolares responderam ao questionário BackPEI para obtenção de informações acerca da postura que adotam ao sentar para escrever e ao utilizar o computador. Após, as curvaturas torácicas e lombares dos escolares foram avaliadas e mensuradas por meio de um arcômetro. Os dados foram analisados no SPSS, através estatística descritiva e de Razões de Prevalência (RP). As RP foram calculadas por meio de uma análise multivariada realizada a partir do modelo de Regressão de Poisson, com variância robusta (α=0,05). Os resultados indicaram que 20% dos escolares apresentaram alterações na coluna torácica e 37,4% apresentaram alterações na coluna lombar. Em relação às posições sentadas, grande parte dos escolares adotam posturas inadequadas ao sentar para utilizar o computador (86,7%) e para escrever (89,3%), sendo esta última associada significativamente com as alterações na coluna torácica. Concluiu-se que os escolares, quando na posição sentada, apresentam posturas inadequadas, o que parece estar relacionado com as alterações posturais na coluna vertebral na posição em pé.Students remain long periods in a seated position during the school year. Possibly, this fact has motivated studies aimed at the identification of postural changes in this population, and to a lesser extent, also in relation to activities in sitting postures. In this perspective, the objective of this study was to identify the prevalence of spinal abnormalities in the sagital plane and habits adopted in the "writing's sitting posture" and the "sitting in front of the computer posture" as well as to investigate the association between sitting posture and standing static posture. The sample consisted of 75 students from the Alberto Torres High School, in the city of Lajeado, Rio Grande do Sul. To obtain information about the posture they adopt to sit down to write and use the computer the school children were asked to answer the BackPEI questionnaire. After that, thoracic and lumbar curvatures of the subjects were measured and evaluated using an arcometer. Data were analyzed with SPSS, through descriptive statistics and Prevalence Ratios (PR). The PRs were obtained by means of a multivariate analysis from the model of Poisson's Regression with a robust variance (a = .05). The results indicated that 20% of the students showed changes in the thoracic spine and 37.4% showed changes in the lumbar spine. Regarding seating positions, most of the students adopt inadequate postures when sitting to use the computer (86.7%) and to write (89.3%), the latter being significantly associated with changes in the thoracic spine. It was concluded that the students, when seated, have poor posture, which seems to be related to postural changes in the spine in the standing position.application/pdfporAvaliaçãoPostura corporalCriançasAssessmentPostureSpineHabitsChild healthAdolescent healthPostura sentada e alterações posturais da coluna vertebral no plano sagital de escolares da cidade de Lajeado-RS, Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2013Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000903136.pdf000903136.pdfTexto completoapplication/pdf1203732http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79677/1/000903136.pdffdb235b93c4e583348eba5739e65465eMD51TEXT000903136.pdf.txt000903136.pdf.txtExtracted Texttext/plain56252http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79677/2/000903136.pdf.txt28b25b55ad6d56666adec5d0282c83d3MD52THUMBNAIL000903136.pdf.jpg000903136.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1007http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79677/3/000903136.pdf.jpgf385e1e95be501c83b0b7811a00f7987MD5310183/796772019-11-08 04:44:19.193154oai:www.lume.ufrgs.br:10183/79677Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-11-08T06:44:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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