Competência em informação diante da prática de plágio no meio acadêmico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Harthmann, Helena Potira Martins
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/253799
Resumo: Este trabalho refere-se à busca da relação entre a competência em informação e o plágio no meio acadêmico, trazendo quais são os tipos de plágio, como identificá-los, e quais os efeitos e as ações deste na constituição brasileira. Ainda é discutido como a competência em informação pode auxiliar um indivíduo a evitar a incidência do plágio no meio acadêmico. A metodologia é de natureza aplicada e possui uma abordagem qualitativa, contando com a coleta de diversos tipos de dados, elaborado a partir de materiais já publicados a fim de desenvolver conceitos e ideias sobre o assunto pesquisado. Finaliza-se este estudo com o entendimento de que a competência em informação é essencial para um indivíduo realizar trabalhos de cunho acadêmico sem que incorra no plágio.
id UFRGS-2_86c8ca70b20ab737ccfc80434d576777
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253799
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Harthmann, Helena Potira MartinsBorges, Jussara2023-01-18T05:01:35Z2022http://hdl.handle.net/10183/253799001157452Este trabalho refere-se à busca da relação entre a competência em informação e o plágio no meio acadêmico, trazendo quais são os tipos de plágio, como identificá-los, e quais os efeitos e as ações deste na constituição brasileira. Ainda é discutido como a competência em informação pode auxiliar um indivíduo a evitar a incidência do plágio no meio acadêmico. A metodologia é de natureza aplicada e possui uma abordagem qualitativa, contando com a coleta de diversos tipos de dados, elaborado a partir de materiais já publicados a fim de desenvolver conceitos e ideias sobre o assunto pesquisado. Finaliza-se este estudo com o entendimento de que a competência em informação é essencial para um indivíduo realizar trabalhos de cunho acadêmico sem que incorra no plágio.This work refers to the search of the relationship between information competence and plagiarism in academia, bringing what are the types of plagiarism, how to identify them, and what are the effects and actions of this in the Brazilian constitution. It is also discussed how information competence can help an individual to avoid the incidence of plagiarism in the academic environment. The methodology is of an applied nature and has a qualitative approach, counting on the collection of several types of data, elaborated from already published materials in order to develop concepts and ideas about the researched subject. This study ends with the understanding that information competence is essential for an individual to carry out academic work without incurring in plagiarism.application/pdfporCompetência informacionalPlágioInformation literacyAcademic plagiarismPlagiarismCompetência em informação diante da prática de plágio no meio acadêmicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2022Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001157452.pdf.txt001157452.pdf.txtExtracted Texttext/plain93678http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253799/2/001157452.pdf.txt89c1d5c2ddcdef133443bc2ebefa5300MD52ORIGINAL001157452.pdfTexto completoapplication/pdf1081762http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253799/1/001157452.pdf57bb1001b6d26d8e272734661f30687aMD5110183/2537992023-01-19 06:00:11.516299oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253799Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-19T08:00:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Competência em informação diante da prática de plágio no meio acadêmico
title Competência em informação diante da prática de plágio no meio acadêmico
spellingShingle Competência em informação diante da prática de plágio no meio acadêmico
Harthmann, Helena Potira Martins
Competência informacional
Plágio
Information literacy
Academic plagiarism
Plagiarism
title_short Competência em informação diante da prática de plágio no meio acadêmico
title_full Competência em informação diante da prática de plágio no meio acadêmico
title_fullStr Competência em informação diante da prática de plágio no meio acadêmico
title_full_unstemmed Competência em informação diante da prática de plágio no meio acadêmico
title_sort Competência em informação diante da prática de plágio no meio acadêmico
author Harthmann, Helena Potira Martins
author_facet Harthmann, Helena Potira Martins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Harthmann, Helena Potira Martins
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Borges, Jussara
contributor_str_mv Borges, Jussara
dc.subject.por.fl_str_mv Competência informacional
Plágio
topic Competência informacional
Plágio
Information literacy
Academic plagiarism
Plagiarism
dc.subject.eng.fl_str_mv Information literacy
Academic plagiarism
Plagiarism
description Este trabalho refere-se à busca da relação entre a competência em informação e o plágio no meio acadêmico, trazendo quais são os tipos de plágio, como identificá-los, e quais os efeitos e as ações deste na constituição brasileira. Ainda é discutido como a competência em informação pode auxiliar um indivíduo a evitar a incidência do plágio no meio acadêmico. A metodologia é de natureza aplicada e possui uma abordagem qualitativa, contando com a coleta de diversos tipos de dados, elaborado a partir de materiais já publicados a fim de desenvolver conceitos e ideias sobre o assunto pesquisado. Finaliza-se este estudo com o entendimento de que a competência em informação é essencial para um indivíduo realizar trabalhos de cunho acadêmico sem que incorra no plágio.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-18T05:01:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/253799
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001157452
url http://hdl.handle.net/10183/253799
identifier_str_mv 001157452
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253799/2/001157452.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253799/1/001157452.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 89c1d5c2ddcdef133443bc2ebefa5300
57bb1001b6d26d8e272734661f30687a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447328890290176