Competência em informação diante da prática de plágio no meio acadêmico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/253799 |
Resumo: | Este trabalho refere-se à busca da relação entre a competência em informação e o plágio no meio acadêmico, trazendo quais são os tipos de plágio, como identificá-los, e quais os efeitos e as ações deste na constituição brasileira. Ainda é discutido como a competência em informação pode auxiliar um indivíduo a evitar a incidência do plágio no meio acadêmico. A metodologia é de natureza aplicada e possui uma abordagem qualitativa, contando com a coleta de diversos tipos de dados, elaborado a partir de materiais já publicados a fim de desenvolver conceitos e ideias sobre o assunto pesquisado. Finaliza-se este estudo com o entendimento de que a competência em informação é essencial para um indivíduo realizar trabalhos de cunho acadêmico sem que incorra no plágio. |
id |
UFRGS-2_86c8ca70b20ab737ccfc80434d576777 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253799 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Harthmann, Helena Potira MartinsBorges, Jussara2023-01-18T05:01:35Z2022http://hdl.handle.net/10183/253799001157452Este trabalho refere-se à busca da relação entre a competência em informação e o plágio no meio acadêmico, trazendo quais são os tipos de plágio, como identificá-los, e quais os efeitos e as ações deste na constituição brasileira. Ainda é discutido como a competência em informação pode auxiliar um indivíduo a evitar a incidência do plágio no meio acadêmico. A metodologia é de natureza aplicada e possui uma abordagem qualitativa, contando com a coleta de diversos tipos de dados, elaborado a partir de materiais já publicados a fim de desenvolver conceitos e ideias sobre o assunto pesquisado. Finaliza-se este estudo com o entendimento de que a competência em informação é essencial para um indivíduo realizar trabalhos de cunho acadêmico sem que incorra no plágio.This work refers to the search of the relationship between information competence and plagiarism in academia, bringing what are the types of plagiarism, how to identify them, and what are the effects and actions of this in the Brazilian constitution. It is also discussed how information competence can help an individual to avoid the incidence of plagiarism in the academic environment. The methodology is of an applied nature and has a qualitative approach, counting on the collection of several types of data, elaborated from already published materials in order to develop concepts and ideas about the researched subject. This study ends with the understanding that information competence is essential for an individual to carry out academic work without incurring in plagiarism.application/pdfporCompetência informacionalPlágioInformation literacyAcademic plagiarismPlagiarismCompetência em informação diante da prática de plágio no meio acadêmicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2022Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001157452.pdf.txt001157452.pdf.txtExtracted Texttext/plain93678http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253799/2/001157452.pdf.txt89c1d5c2ddcdef133443bc2ebefa5300MD52ORIGINAL001157452.pdfTexto completoapplication/pdf1081762http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253799/1/001157452.pdf57bb1001b6d26d8e272734661f30687aMD5110183/2537992023-01-19 06:00:11.516299oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253799Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-19T08:00:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Competência em informação diante da prática de plágio no meio acadêmico |
title |
Competência em informação diante da prática de plágio no meio acadêmico |
spellingShingle |
Competência em informação diante da prática de plágio no meio acadêmico Harthmann, Helena Potira Martins Competência informacional Plágio Information literacy Academic plagiarism Plagiarism |
title_short |
Competência em informação diante da prática de plágio no meio acadêmico |
title_full |
Competência em informação diante da prática de plágio no meio acadêmico |
title_fullStr |
Competência em informação diante da prática de plágio no meio acadêmico |
title_full_unstemmed |
Competência em informação diante da prática de plágio no meio acadêmico |
title_sort |
Competência em informação diante da prática de plágio no meio acadêmico |
author |
Harthmann, Helena Potira Martins |
author_facet |
Harthmann, Helena Potira Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Harthmann, Helena Potira Martins |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Borges, Jussara |
contributor_str_mv |
Borges, Jussara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competência informacional Plágio |
topic |
Competência informacional Plágio Information literacy Academic plagiarism Plagiarism |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Information literacy Academic plagiarism Plagiarism |
description |
Este trabalho refere-se à busca da relação entre a competência em informação e o plágio no meio acadêmico, trazendo quais são os tipos de plágio, como identificá-los, e quais os efeitos e as ações deste na constituição brasileira. Ainda é discutido como a competência em informação pode auxiliar um indivíduo a evitar a incidência do plágio no meio acadêmico. A metodologia é de natureza aplicada e possui uma abordagem qualitativa, contando com a coleta de diversos tipos de dados, elaborado a partir de materiais já publicados a fim de desenvolver conceitos e ideias sobre o assunto pesquisado. Finaliza-se este estudo com o entendimento de que a competência em informação é essencial para um indivíduo realizar trabalhos de cunho acadêmico sem que incorra no plágio. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-01-18T05:01:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/253799 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001157452 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/253799 |
identifier_str_mv |
001157452 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253799/2/001157452.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253799/1/001157452.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
89c1d5c2ddcdef133443bc2ebefa5300 57bb1001b6d26d8e272734661f30687a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447328890290176 |