Uma revisão de literatura sobre o uso de tecnologias digitais nos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neto, Deise de Oliveira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/200023
Resumo: O Ensino Fundamental, etapa mais longa da Educação Básica, atende estudantes de 6 a 14 anos, sendo que todos os nascidos após 1980 são chamados nativos digitais, possuindo o que poderia ser chamado de vivência virtual, pois passam muito tempo usando dispositivos eletrônicos. Esse período da infância de contato e convivências com as tecnologias é chamado de ciberinfância. Nesse contexto, torna-se importante para professores desse segmento do sistema formal de ensino ter acesso a pesquisas sobre o uso de tecnologias digitais para subsidiar suas ações pedagógicas. Visando contribuir nesse sentido, esta monografia apresenta uma Revisão Sistemática de Literatura sobre o uso de tecnologias digitais nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, no período de cinco anos – 2013 a 2017 – nas principais revistas e eventos de informática na educação no Brasil. O resultado mostrou que é importante repensar essas pesquisas ou pelo menos a forma de divulgação das mesmas, porque apesar do número crescente de artigos publicados, observa-se concentração em regiões do país, papel dos professores de educação básica em certa medida como coadjuvantes do processo, pouca ênfase no uso de dispositivos móveis e explicitação precária sobre o uso ou não de metodologias ativas integradas com TIC.
id UFRGS-2_86d76da57e98943c57e6d29e5a8a5f03
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200023
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Neto, Deise de OliveiraRapkiewicz, Clevi Elena2019-10-03T03:46:00Z2019http://hdl.handle.net/10183/200023001102692O Ensino Fundamental, etapa mais longa da Educação Básica, atende estudantes de 6 a 14 anos, sendo que todos os nascidos após 1980 são chamados nativos digitais, possuindo o que poderia ser chamado de vivência virtual, pois passam muito tempo usando dispositivos eletrônicos. Esse período da infância de contato e convivências com as tecnologias é chamado de ciberinfância. Nesse contexto, torna-se importante para professores desse segmento do sistema formal de ensino ter acesso a pesquisas sobre o uso de tecnologias digitais para subsidiar suas ações pedagógicas. Visando contribuir nesse sentido, esta monografia apresenta uma Revisão Sistemática de Literatura sobre o uso de tecnologias digitais nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, no período de cinco anos – 2013 a 2017 – nas principais revistas e eventos de informática na educação no Brasil. O resultado mostrou que é importante repensar essas pesquisas ou pelo menos a forma de divulgação das mesmas, porque apesar do número crescente de artigos publicados, observa-se concentração em regiões do país, papel dos professores de educação básica em certa medida como coadjuvantes do processo, pouca ênfase no uso de dispositivos móveis e explicitação precária sobre o uso ou não de metodologias ativas integradas com TIC.The Elementary Education, the longest stage of basic education, serves students aged 6 to 14, and all those born after 1980 are called digital natives, possessing what could be called a virtual experience, since they of time using electronic devices. This period of childhood, of contact and coexistence with technologies is called of cyber childhood. In this context, it becomes important for teachers in this segment of the formal education system to have to have access to research on the use of digital technologies to subsidize their pedagogical actions. In this sense, it aims to contribute to a systematic review of the literature on the use of digital technologies in the initial years of elementary education, in the period of five years - 2013 to 2017 - in the main journals and events of informatics in education in Brazil. The result shows the importance of the review of these researches and their forms of dissemination, although the number of published articles is increasing, there are concentrations in some regions of the country, the role of primary education teachers is to some extent ancillary to the process, little emphasis on the use of mobile devices and underlying precariousness in the use or not of active methodologies integrated with ICT.application/pdfporEnsino fundamentalAnos iniciaisTecnologia digitalElementary EducationInitial Years of Primary EducationTechnologiesUma revisão de literatura sobre o uso de tecnologias digitais nos anos iniciais do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001102692.pdf.txt001102692.pdf.txtExtracted Texttext/plain88729http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200023/2/001102692.pdf.txtc19eb7a05972232158e23220740bdce7MD52ORIGINAL001102692.pdfTexto completoapplication/pdf395802http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200023/1/001102692.pdf0b71c4ec3e2697c81e7a70c88db9aa91MD5110183/2000232019-11-08 04:44:18.940226oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200023Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-11-08T06:44:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma revisão de literatura sobre o uso de tecnologias digitais nos anos iniciais do ensino fundamental
title Uma revisão de literatura sobre o uso de tecnologias digitais nos anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle Uma revisão de literatura sobre o uso de tecnologias digitais nos anos iniciais do ensino fundamental
Neto, Deise de Oliveira
Ensino fundamental
Anos iniciais
Tecnologia digital
Elementary Education
Initial Years of Primary Education
Technologies
title_short Uma revisão de literatura sobre o uso de tecnologias digitais nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full Uma revisão de literatura sobre o uso de tecnologias digitais nos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr Uma revisão de literatura sobre o uso de tecnologias digitais nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Uma revisão de literatura sobre o uso de tecnologias digitais nos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort Uma revisão de literatura sobre o uso de tecnologias digitais nos anos iniciais do ensino fundamental
author Neto, Deise de Oliveira
author_facet Neto, Deise de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neto, Deise de Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rapkiewicz, Clevi Elena
contributor_str_mv Rapkiewicz, Clevi Elena
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino fundamental
Anos iniciais
Tecnologia digital
topic Ensino fundamental
Anos iniciais
Tecnologia digital
Elementary Education
Initial Years of Primary Education
Technologies
dc.subject.eng.fl_str_mv Elementary Education
Initial Years of Primary Education
Technologies
description O Ensino Fundamental, etapa mais longa da Educação Básica, atende estudantes de 6 a 14 anos, sendo que todos os nascidos após 1980 são chamados nativos digitais, possuindo o que poderia ser chamado de vivência virtual, pois passam muito tempo usando dispositivos eletrônicos. Esse período da infância de contato e convivências com as tecnologias é chamado de ciberinfância. Nesse contexto, torna-se importante para professores desse segmento do sistema formal de ensino ter acesso a pesquisas sobre o uso de tecnologias digitais para subsidiar suas ações pedagógicas. Visando contribuir nesse sentido, esta monografia apresenta uma Revisão Sistemática de Literatura sobre o uso de tecnologias digitais nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, no período de cinco anos – 2013 a 2017 – nas principais revistas e eventos de informática na educação no Brasil. O resultado mostrou que é importante repensar essas pesquisas ou pelo menos a forma de divulgação das mesmas, porque apesar do número crescente de artigos publicados, observa-se concentração em regiões do país, papel dos professores de educação básica em certa medida como coadjuvantes do processo, pouca ênfase no uso de dispositivos móveis e explicitação precária sobre o uso ou não de metodologias ativas integradas com TIC.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-03T03:46:00Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/200023
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001102692
url http://hdl.handle.net/10183/200023
identifier_str_mv 001102692
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200023/2/001102692.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200023/1/001102692.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c19eb7a05972232158e23220740bdce7
0b71c4ec3e2697c81e7a70c88db9aa91
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447251975143424