Compreendendo o comportamento do consumidor de marmitas saudáveis em Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal, Alejandra Barona Santos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/185066
Resumo: Com rotinas cada vez mais corridas e em uma era em que o tempo é um recurso que se torna mais escasso a cada dia, até mesmo os momentos de alimentação/refeição se tornam uma oportunidade de se ganhar tempo ao longo do dia. Ao mesmo tempo que muitos acabam cedendo a um hábito alimentar de baixa qualidade, recorrendo a fast foods ou outras comidas rápidas e pouco nutritivas, o mercado de alimentação saudável e o mercado fitness vem crescendo muito tanto a nível global quanto a nível regional. Ou seja, muitos estão encontrando maneiras de se manter um estilo de vida sadio em meio a correria e até mesmo em períodos de crise econômica. Em alguns casos, uma alternativa que se encontra para unir esses fatores e se obter êxito nessa busca por mais saúde ou estética, é o consumo de alimentos prontos e saudáveis – as marmitas fitness. Tendo todos esses aspectos em vista, a presente pesquisa buscou não apenas compreender quais são os principais atributos destes produtos que são valorizados pelos consumidores, mas também desvendar quais são as ligações existentes entre esses atributos e as consequências e valores pessoais que influenciam o processo decisório do indivíduo. Para tal, o estudo se baseou na Teoria da Cadeia Meios-Fim, de Gutman (1982) e para a coleta de dados foi utilizado método de laddering proposto por Reynolds e Gutman (1988) com 14 consumidores frequentes de marmitas fitness. Já as análises, foram desenvolvidas com auxílio da construção da Matriz de Implicação e da sua transformação no Mapa Hierárquico de Valores, onde foi possível identificar as relações mais relevantes dentre as Cadeias Atributos-Consequências-Valores. Ao final do estudo, foram identificados três valores pessoais dominantes: realização, autoestima e prazer/qualidade de vida – que revelaram os estados finais desejados destes consumidores que utilizam as marmitas fitness como uma opção de alimentação no seu dia-a-dia.
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