Por um babelismo ético na educação : reflexões acerca das implicações e possibilidades de se proceder à ética coconstitutiva dos modos de se fazer pesquisa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Luís Henrique Sacchi dos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/188797
Resumo: O texto apresenta alguns dos caminhos que precederam a publicação da Resolução 510/16 do Conselho Nacional de Saúde, situa a recorrente cisão entre as matrizes de conhecimento das Ciências Humanas e Sociais (CHS) e das Ciências de origem “Bio”, especialmente no que tange à centralidade da bioética como “modelo” de ética para as CHS, bem como problematiza a ética regulamentadora (baseada nas Resoluções 466/12 e 510/16) em relação às éticas “intrínsecas” de cada campo de pesquisa. A partir disso, lança algumas perguntas que visam a constituir um caminho ético-metodológico e político em direção a uma ética coconstitutiva dos modos de se fazer pesquisa. Tece também algumas críticas ao modelo ético universalizante, no qual a ética passa também a ser uma commodity, ou mais um produto a ser consumido no atual mercado da ciência e da produção de biovalor.
id UFRGS-2_8788f3429610019c37d1157df304855f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188797
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Luís Henrique Sacchi dos2019-02-14T02:33:06Z20170101-465Xhttp://hdl.handle.net/10183/188797001087287O texto apresenta alguns dos caminhos que precederam a publicação da Resolução 510/16 do Conselho Nacional de Saúde, situa a recorrente cisão entre as matrizes de conhecimento das Ciências Humanas e Sociais (CHS) e das Ciências de origem “Bio”, especialmente no que tange à centralidade da bioética como “modelo” de ética para as CHS, bem como problematiza a ética regulamentadora (baseada nas Resoluções 466/12 e 510/16) em relação às éticas “intrínsecas” de cada campo de pesquisa. A partir disso, lança algumas perguntas que visam a constituir um caminho ético-metodológico e político em direção a uma ética coconstitutiva dos modos de se fazer pesquisa. Tece também algumas críticas ao modelo ético universalizante, no qual a ética passa também a ser uma commodity, ou mais um produto a ser consumido no atual mercado da ciência e da produção de biovalor.The text presents some of the paths that preceded the publication of Resolution 510/16 of the National Health Council. It places the recurring split between the knowledge matrices of the Human and Social Sciences (HSC) and the sciences of “Bio” origin, specially the centrality of bioethics as a “model” of ethics for the HSC. The text also problematizes the regulatory ethics (based on Resolutions 466/12 and 510/16) in relation to the “intrinsic” ethics of each field of research. From this, it poses some questions that seek to constitute an ethical-methodological and political path towards a co-constitutive ethics of the ways of doing research. It criticizes the universalizing ethical model, in which ethics also become a commodity, or another product to be consumed in the current market of science and biovalor production.El texto presenta algunos de los caminos que precedieron a la publicación de la Resolución 510/16 del Consejo Nacional de Salud, sitúa a la recurrente escisión entre las matrices de conocimiento de las Ciencias Humanas y Sociales (CHS) y de las Ciencias de origen “Bio”, especialmente en lo que dice respecto a la centralidad de la bioética como “modelo” de ética para las CHS, así como problematiza la ética reguladora (basada en las Resoluciones 466/12 y 510/16) en relación a las éticas “intrínsecas” de cada campo de investigación. A partir de eso, lanza algunas preguntas que apuntan para la constitución de un camino ético-metodológico y político hacia una ética coconstitutiva de los modos de hacer investigación. Tece también algunas críticas al modelo ético universalizante, en el cual la ética pasa también a ser un commodity, o un producto que se consume en el actual mercado de la ciencia y de la producción de biovalor.application/pdfporEducação (Porto Alegre). Porto Alegre, RS. Vol. 40, n. 2 (maio/ago. 2017), p. 174-182ÉticaPesquisa educacionalEthicsResearch in educationCEP/Conep systemÉticaInvestigación en educaciónSistema CEP/ConepPor um babelismo ético na educação : reflexões acerca das implicações e possibilidades de se proceder à ética coconstitutiva dos modos de se fazer pesquisaTowards an ethical babelism in education: reflections on the implications and possibilities of the co-constitutive ethics of ways of doing researchPor un babelismo ético en la educación: reflexiones acerca de las implicaciones y posibilidades de proceder a la ética coconstitutiva de los modos de hacer investigacióninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001087287.pdf.txt001087287.pdf.txtExtracted Texttext/plain50161http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188797/2/001087287.pdf.txt543983dc1594f7c5c7fd8c665575b5aeMD52ORIGINAL001087287.pdfTexto completoapplication/pdf513722http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188797/1/001087287.pdfb9537082a62f4c41e8616d7252f2cbc0MD5110183/1887972019-02-15 02:34:10.54396oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188797Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-02-15T04:34:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Por um babelismo ético na educação : reflexões acerca das implicações e possibilidades de se proceder à ética coconstitutiva dos modos de se fazer pesquisa
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Towards an ethical babelism in education: reflections on the implications and possibilities of the co-constitutive ethics of ways of doing research
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Por un babelismo ético en la educación: reflexiones acerca de las implicaciones y posibilidades de proceder a la ética coconstitutiva de los modos de hacer investigación
title Por um babelismo ético na educação : reflexões acerca das implicações e possibilidades de se proceder à ética coconstitutiva dos modos de se fazer pesquisa
spellingShingle Por um babelismo ético na educação : reflexões acerca das implicações e possibilidades de se proceder à ética coconstitutiva dos modos de se fazer pesquisa
Santos, Luís Henrique Sacchi dos
Ética
Pesquisa educacional
Ethics
Research in education
CEP/Conep system
Ética
Investigación en educación
Sistema CEP/Conep
title_short Por um babelismo ético na educação : reflexões acerca das implicações e possibilidades de se proceder à ética coconstitutiva dos modos de se fazer pesquisa
title_full Por um babelismo ético na educação : reflexões acerca das implicações e possibilidades de se proceder à ética coconstitutiva dos modos de se fazer pesquisa
title_fullStr Por um babelismo ético na educação : reflexões acerca das implicações e possibilidades de se proceder à ética coconstitutiva dos modos de se fazer pesquisa
title_full_unstemmed Por um babelismo ético na educação : reflexões acerca das implicações e possibilidades de se proceder à ética coconstitutiva dos modos de se fazer pesquisa
title_sort Por um babelismo ético na educação : reflexões acerca das implicações e possibilidades de se proceder à ética coconstitutiva dos modos de se fazer pesquisa
author Santos, Luís Henrique Sacchi dos
author_facet Santos, Luís Henrique Sacchi dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Luís Henrique Sacchi dos
dc.subject.por.fl_str_mv Ética
Pesquisa educacional
topic Ética
Pesquisa educacional
Ethics
Research in education
CEP/Conep system
Ética
Investigación en educación
Sistema CEP/Conep
dc.subject.eng.fl_str_mv Ethics
Research in education
CEP/Conep system
dc.subject.spa.fl_str_mv Ética
Investigación en educación
Sistema CEP/Conep
description O texto apresenta alguns dos caminhos que precederam a publicação da Resolução 510/16 do Conselho Nacional de Saúde, situa a recorrente cisão entre as matrizes de conhecimento das Ciências Humanas e Sociais (CHS) e das Ciências de origem “Bio”, especialmente no que tange à centralidade da bioética como “modelo” de ética para as CHS, bem como problematiza a ética regulamentadora (baseada nas Resoluções 466/12 e 510/16) em relação às éticas “intrínsecas” de cada campo de pesquisa. A partir disso, lança algumas perguntas que visam a constituir um caminho ético-metodológico e político em direção a uma ética coconstitutiva dos modos de se fazer pesquisa. Tece também algumas críticas ao modelo ético universalizante, no qual a ética passa também a ser uma commodity, ou mais um produto a ser consumido no atual mercado da ciência e da produção de biovalor.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-02-14T02:33:06Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/188797
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0101-465X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001087287
identifier_str_mv 0101-465X
001087287
url http://hdl.handle.net/10183/188797
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação (Porto Alegre). Porto Alegre, RS. Vol. 40, n. 2 (maio/ago. 2017), p. 174-182
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188797/2/001087287.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188797/1/001087287.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 543983dc1594f7c5c7fd8c665575b5ae
b9537082a62f4c41e8616d7252f2cbc0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447682473263104