Inovação ambientalmente sustentável e fatores de sucesso na percepção de gestores da indústria de transformação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Janine Fleith de
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Ribeiro, Jose Luis Duarte, Cruz, Cassiana Maris Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/275828
Resumo: Este artigo investiga as dimensões e os fatores que, de acordo com a percepção dos gerentes de negócios, impulsionam o sucesso no mercado de produtos ambientalmente sustentáveis. Inicialmente, publicações relacionadas a novos produtos introduzidos no mercado (com ou sem foco ambiental) foram avaliadas. Nesse sentido, quatro dimensões complementares foram identificadas como responsáveis pela correta execução: (i) conhecimento do mercado; (ii) colaboração interfuncional; (iii) mecanismos de integração do conhecimento; e (iv) aprendizagem generativa. Considerando o exposto, um estudo exploratório com abordagem qualitativa foi realizado com gerentes que atuam no mercado brasileiro. Para a escolha dos entrevistados, algumas características foram consideradas, tais como o crescimento no setor de atividade onde a organização atua e a área em que eles atuam na empresa. Os resultados levam à validação e classificação dos fatores e dimensões mencionados na literatura. Eles também possibilitaram a identificação de novos fatores, como: domínio tecnológico, preço competitivo, qualidade, marca da empresa e retorno financeiro. Além disso, considerando as variáveis descritas e as relações estabelecidas entre eles, foi inferido que domínio tecnológico pode ser considerado uma dimensão. Essa sugestão está baseada nas percepções dos entrevistados sobre "domínio tecnológico", tais como: pessoas especializadas, orçamento de pesquisa e, também, orçamento para instalações e equipamentos. O estudo mostra, ainda, diferença mais profunda entre as áreas de atuação do que entre os setores. Com base na lista de fatores gerada, recomenda-se a realização de novos estudos para medir o impacto dos fatores e dimensões sobre o sucesso de produtos verdes.
id UFRGS-2_879031102f0546b418e29e52a2ae2ec6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/275828
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Medeiros, Janine Fleith deRibeiro, Jose Luis DuarteCruz, Cassiana Maris Lima2024-06-15T06:41:02Z20121679-3951http://hdl.handle.net/10183/275828000931093Este artigo investiga as dimensões e os fatores que, de acordo com a percepção dos gerentes de negócios, impulsionam o sucesso no mercado de produtos ambientalmente sustentáveis. Inicialmente, publicações relacionadas a novos produtos introduzidos no mercado (com ou sem foco ambiental) foram avaliadas. Nesse sentido, quatro dimensões complementares foram identificadas como responsáveis pela correta execução: (i) conhecimento do mercado; (ii) colaboração interfuncional; (iii) mecanismos de integração do conhecimento; e (iv) aprendizagem generativa. Considerando o exposto, um estudo exploratório com abordagem qualitativa foi realizado com gerentes que atuam no mercado brasileiro. Para a escolha dos entrevistados, algumas características foram consideradas, tais como o crescimento no setor de atividade onde a organização atua e a área em que eles atuam na empresa. Os resultados levam à validação e classificação dos fatores e dimensões mencionados na literatura. Eles também possibilitaram a identificação de novos fatores, como: domínio tecnológico, preço competitivo, qualidade, marca da empresa e retorno financeiro. Além disso, considerando as variáveis descritas e as relações estabelecidas entre eles, foi inferido que domínio tecnológico pode ser considerado uma dimensão. Essa sugestão está baseada nas percepções dos entrevistados sobre "domínio tecnológico", tais como: pessoas especializadas, orçamento de pesquisa e, também, orçamento para instalações e equipamentos. O estudo mostra, ainda, diferença mais profunda entre as áreas de atuação do que entre os setores. Com base na lista de fatores gerada, recomenda-se a realização de novos estudos para medir o impacto dos fatores e dimensões sobre o sucesso de produtos verdes.This paper investigates the dimensions and factors which, according to the perception of business managers, trigger the market success of environmentally sustainable products. Initially, publications related to new products introduced to the market (with or without an environmental focus) were evaluated. This way, four complementary dimensions were identified as responsible for proper performance: (i) market knowledge; (ii) interfunctional collaboration; (iii) knowledge integration mechanisms; and (iv) generative learning. Considering the above, an exploratory study with a qualitative approach was carried out with managers who work in the Brazilian market. For the choice of respondents, some characteristics were taken into account, such as growth in the sector explored by the organization, and the area where they work within the company. The results lead to the validation and classification of the factors and dimensions indicated in the literature. They also allowed the identification of new factors, such as: technological know-how, competitive price, quality, company's brand, and financial payback. Moreover, considering the variables described and the relationships established among them, it was inferred that technological know-how may be regarded as a dimension. This suggestion is based on respondents' perception concerning "technological know-how", such as: specialized people, research budget, and also budget for facilities and equipment. The study also shows a deeper difference among practice areas than among sectors. Based on the list of factors which was generated, one suggests further studies to measure the impact of the factors and dimensions on the success of green products.application/pdfporCadernos EBAPE.BR [recurso eletrônico]. Rio de Janeiro. Vol. 10, n. 3, artigo 10 (set. 2012), p. 652-676.InovaçãoDesenvolvimento de produtoImpacto ambientalIndústria de transformaçãoInovação ambientalmente sustentável e fatores de sucesso na percepção de gestores da indústria de transformaçãoEnvironmentally sustainable innovation and success factors in the perception of managers from the manufacturing industry info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000931093.pdf.txt000931093.pdf.txtExtracted Texttext/plain88799http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/275828/2/000931093.pdf.txt158646de8878ab903e47ec4b21e89c54MD52ORIGINAL000931093.pdfTexto completoapplication/pdf1010369http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/275828/1/000931093.pdffce40d4cf39575cebd720abc301567bdMD5110183/2758282024-06-16 06:45:20.056453oai:www.lume.ufrgs.br:10183/275828Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-06-16T09:45:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Inovação ambientalmente sustentável e fatores de sucesso na percepção de gestores da indústria de transformação
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Environmentally sustainable innovation and success factors in the perception of managers from the manufacturing industry
title Inovação ambientalmente sustentável e fatores de sucesso na percepção de gestores da indústria de transformação
spellingShingle Inovação ambientalmente sustentável e fatores de sucesso na percepção de gestores da indústria de transformação
Medeiros, Janine Fleith de
Inovação
Desenvolvimento de produto
Impacto ambiental
Indústria de transformação
title_short Inovação ambientalmente sustentável e fatores de sucesso na percepção de gestores da indústria de transformação
title_full Inovação ambientalmente sustentável e fatores de sucesso na percepção de gestores da indústria de transformação
title_fullStr Inovação ambientalmente sustentável e fatores de sucesso na percepção de gestores da indústria de transformação
title_full_unstemmed Inovação ambientalmente sustentável e fatores de sucesso na percepção de gestores da indústria de transformação
title_sort Inovação ambientalmente sustentável e fatores de sucesso na percepção de gestores da indústria de transformação
author Medeiros, Janine Fleith de
author_facet Medeiros, Janine Fleith de
Ribeiro, Jose Luis Duarte
Cruz, Cassiana Maris Lima
author_role author
author2 Ribeiro, Jose Luis Duarte
Cruz, Cassiana Maris Lima
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Janine Fleith de
Ribeiro, Jose Luis Duarte
Cruz, Cassiana Maris Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Inovação
Desenvolvimento de produto
Impacto ambiental
Indústria de transformação
topic Inovação
Desenvolvimento de produto
Impacto ambiental
Indústria de transformação
description Este artigo investiga as dimensões e os fatores que, de acordo com a percepção dos gerentes de negócios, impulsionam o sucesso no mercado de produtos ambientalmente sustentáveis. Inicialmente, publicações relacionadas a novos produtos introduzidos no mercado (com ou sem foco ambiental) foram avaliadas. Nesse sentido, quatro dimensões complementares foram identificadas como responsáveis pela correta execução: (i) conhecimento do mercado; (ii) colaboração interfuncional; (iii) mecanismos de integração do conhecimento; e (iv) aprendizagem generativa. Considerando o exposto, um estudo exploratório com abordagem qualitativa foi realizado com gerentes que atuam no mercado brasileiro. Para a escolha dos entrevistados, algumas características foram consideradas, tais como o crescimento no setor de atividade onde a organização atua e a área em que eles atuam na empresa. Os resultados levam à validação e classificação dos fatores e dimensões mencionados na literatura. Eles também possibilitaram a identificação de novos fatores, como: domínio tecnológico, preço competitivo, qualidade, marca da empresa e retorno financeiro. Além disso, considerando as variáveis descritas e as relações estabelecidas entre eles, foi inferido que domínio tecnológico pode ser considerado uma dimensão. Essa sugestão está baseada nas percepções dos entrevistados sobre "domínio tecnológico", tais como: pessoas especializadas, orçamento de pesquisa e, também, orçamento para instalações e equipamentos. O estudo mostra, ainda, diferença mais profunda entre as áreas de atuação do que entre os setores. Com base na lista de fatores gerada, recomenda-se a realização de novos estudos para medir o impacto dos fatores e dimensões sobre o sucesso de produtos verdes.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-06-15T06:41:02Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/275828
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-3951
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000931093
identifier_str_mv 1679-3951
000931093
url http://hdl.handle.net/10183/275828
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Cadernos EBAPE.BR [recurso eletrônico]. Rio de Janeiro. Vol. 10, n. 3, artigo 10 (set. 2012), p. 652-676.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/275828/2/000931093.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/275828/1/000931093.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 158646de8878ab903e47ec4b21e89c54
fce40d4cf39575cebd720abc301567bd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447862116352000