Escrever é construir : a narração como matéria-prima

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fagundes, Jonas Augusto
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/235352
Resumo: Este trabalho propõe a narração como um exercício de intersubjetividade e um caminho para o aprendizado da escrita. O objetivo deste trabalho é fazer uma discussão a respeito do aprendizado da escrita quando balizado pela prática da narração. Para isso, o trabalho se divide em três partes. A primeira traz experiências de sala de aula na forma de um relato, servindo de ponto de partida para a discussão. A segunda parte descreve a concepção de língua que baseia as reflexões subsequentes a partir da Linguística da Enunciação de Émile Benveniste, que tem na intersubjetividade um aspecto constitutivo do homem e da língua. Ainda nessa seção, descrevo alguns dos desafios impostos pela enunciação escrita a serem facilitados pela prática da narração. Na terceira parte as particularidades da narração são descritas ao mesmo tempo em que são relacionadas com as questões de escrita. O percurso descrito traz a narração como uma forma de balizar o aprendizado da escrita, colocando a singularidade de quem escreve no centro dessa tarefa, evidenciando aspectos da língua que são importantes para o processo de escrita e aprendizado.
id UFRGS-2_87c72367b39d8abee8fefe4331a84be7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/235352
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fagundes, Jonas AugustoEndruweit, Magali Lopes2022-02-19T04:41:30Z2021http://hdl.handle.net/10183/235352001137493Este trabalho propõe a narração como um exercício de intersubjetividade e um caminho para o aprendizado da escrita. O objetivo deste trabalho é fazer uma discussão a respeito do aprendizado da escrita quando balizado pela prática da narração. Para isso, o trabalho se divide em três partes. A primeira traz experiências de sala de aula na forma de um relato, servindo de ponto de partida para a discussão. A segunda parte descreve a concepção de língua que baseia as reflexões subsequentes a partir da Linguística da Enunciação de Émile Benveniste, que tem na intersubjetividade um aspecto constitutivo do homem e da língua. Ainda nessa seção, descrevo alguns dos desafios impostos pela enunciação escrita a serem facilitados pela prática da narração. Na terceira parte as particularidades da narração são descritas ao mesmo tempo em que são relacionadas com as questões de escrita. O percurso descrito traz a narração como uma forma de balizar o aprendizado da escrita, colocando a singularidade de quem escreve no centro dessa tarefa, evidenciando aspectos da língua que são importantes para o processo de escrita e aprendizado.This bachelor’s thesis proposes storytelling as an exercise in intersubjectivity and a way to learn writing. The aim of this work is to make a discussion about learning to write when guided by the practice of narration. For this purpose, this work is divided into three parts. The first one brings classroom experiences in the form of a personal report, serving as a starting point for the following discussion. The second part describes the concept of language through Emile Benveniste’s Linguistics of Enunciation, which has in intersubjectivity a constitutive aspect of both man and language, and on which the subsequent reflections are based. Within this same section, the challenges posed by the written form of enunciation are described and discussed. The hypothesis is that the practice of narration can facilitate this process. In the third part, the particularities of the narration are described and discussed concerning the challenges of writing. The path described in this thesis brings narration as a way to guide the learning of writing, placing the singularity of those who write at the center of this task, highlighting language aspects that are key to the writing and learning process.application/pdfporNarraçãoEscritaEnunciaçãoSubjetividade na linguagemLínguaIntersubjetividadeNarrationWritingEnunciationSubjectivityLanguageEscrever é construir : a narração como matéria-primainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2021Letras: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001137493.pdf.txt001137493.pdf.txtExtracted Texttext/plain80347http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235352/2/001137493.pdf.txt3aeca0b64d17cd9bfa21c6d2adfefd09MD52ORIGINAL001137493.pdfTexto completoapplication/pdf411834http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235352/1/001137493.pdfbcf81788878f2920eec3ded67e0ea456MD5110183/2353522022-08-06 04:43:41.832725oai:www.lume.ufrgs.br:10183/235352Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:43:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Escrever é construir : a narração como matéria-prima
title Escrever é construir : a narração como matéria-prima
spellingShingle Escrever é construir : a narração como matéria-prima
Fagundes, Jonas Augusto
Narração
Escrita
Enunciação
Subjetividade na linguagem
Língua
Intersubjetividade
Narration
Writing
Enunciation
Subjectivity
Language
title_short Escrever é construir : a narração como matéria-prima
title_full Escrever é construir : a narração como matéria-prima
title_fullStr Escrever é construir : a narração como matéria-prima
title_full_unstemmed Escrever é construir : a narração como matéria-prima
title_sort Escrever é construir : a narração como matéria-prima
author Fagundes, Jonas Augusto
author_facet Fagundes, Jonas Augusto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fagundes, Jonas Augusto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Endruweit, Magali Lopes
contributor_str_mv Endruweit, Magali Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Narração
Escrita
Enunciação
Subjetividade na linguagem
Língua
Intersubjetividade
topic Narração
Escrita
Enunciação
Subjetividade na linguagem
Língua
Intersubjetividade
Narration
Writing
Enunciation
Subjectivity
Language
dc.subject.eng.fl_str_mv Narration
Writing
Enunciation
Subjectivity
Language
description Este trabalho propõe a narração como um exercício de intersubjetividade e um caminho para o aprendizado da escrita. O objetivo deste trabalho é fazer uma discussão a respeito do aprendizado da escrita quando balizado pela prática da narração. Para isso, o trabalho se divide em três partes. A primeira traz experiências de sala de aula na forma de um relato, servindo de ponto de partida para a discussão. A segunda parte descreve a concepção de língua que baseia as reflexões subsequentes a partir da Linguística da Enunciação de Émile Benveniste, que tem na intersubjetividade um aspecto constitutivo do homem e da língua. Ainda nessa seção, descrevo alguns dos desafios impostos pela enunciação escrita a serem facilitados pela prática da narração. Na terceira parte as particularidades da narração são descritas ao mesmo tempo em que são relacionadas com as questões de escrita. O percurso descrito traz a narração como uma forma de balizar o aprendizado da escrita, colocando a singularidade de quem escreve no centro dessa tarefa, evidenciando aspectos da língua que são importantes para o processo de escrita e aprendizado.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-19T04:41:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/235352
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001137493
url http://hdl.handle.net/10183/235352
identifier_str_mv 001137493
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235352/2/001137493.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235352/1/001137493.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3aeca0b64d17cd9bfa21c6d2adfefd09
bcf81788878f2920eec3ded67e0ea456
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224621336297472