Economia do esporte : gestão no futebol brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Nathalia Barbosa de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/180344
Resumo: O propósito que se procurou alcançar como esse trabalho foi um estudo sobre o futebol brasileiro desde sua chegada no país até sua profissionalização e os modelos de gestão criados e utilizados atualmente pelas instituições futebolísticas. Para isso foi utilizado modelos de gestão empresarial, teorias de competitividade e a influência do esporte na economia do país e sua participação na economia mundial. O estudo buscou demonstrar a importância da mídia e do marketing na evolução do esporte no país, além de tratar de buscar um modelo de gestão que proporcione um maior sucesso para o futebol brasileiro além do resultado de campo. Foram expostas duas formas de gestão que são mais utilizadas dentre os clubes brasileiros tendo como exemplo a Sociedade Esportiva Palmeiras e o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. No fim do estudo foi possível concluir que existe uma busca pelo profissionalismo no futebol brasileiro, mesmo que isso ocorra lentamente e que ainda a grande maioria dos clubes trabalha com planejamentos de curto prazo. Foi visto que existem algumas exceções de clubes que já perceberam que o planejamento futebolístico e financeiro de longo prazo é mais sólido e eficaz. Ainda é necessária muita evolução para o nosso futebol, principalmente na área de gestão do futebol do país, começando pela organização máxima do futebol a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) até as escolinhas de futebol espalhadas por todo o país.
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