Economia do esporte : gestão no futebol brasileiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/180344 |
Resumo: | O propósito que se procurou alcançar como esse trabalho foi um estudo sobre o futebol brasileiro desde sua chegada no país até sua profissionalização e os modelos de gestão criados e utilizados atualmente pelas instituições futebolísticas. Para isso foi utilizado modelos de gestão empresarial, teorias de competitividade e a influência do esporte na economia do país e sua participação na economia mundial. O estudo buscou demonstrar a importância da mídia e do marketing na evolução do esporte no país, além de tratar de buscar um modelo de gestão que proporcione um maior sucesso para o futebol brasileiro além do resultado de campo. Foram expostas duas formas de gestão que são mais utilizadas dentre os clubes brasileiros tendo como exemplo a Sociedade Esportiva Palmeiras e o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. No fim do estudo foi possível concluir que existe uma busca pelo profissionalismo no futebol brasileiro, mesmo que isso ocorra lentamente e que ainda a grande maioria dos clubes trabalha com planejamentos de curto prazo. Foi visto que existem algumas exceções de clubes que já perceberam que o planejamento futebolístico e financeiro de longo prazo é mais sólido e eficaz. Ainda é necessária muita evolução para o nosso futebol, principalmente na área de gestão do futebol do país, começando pela organização máxima do futebol a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) até as escolinhas de futebol espalhadas por todo o país. |
id |
UFRGS-2_87cb3ad7f2d3c18aae0c14a1a1bcc211 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180344 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Nathalia Barbosa deGuerrero, Glaison Augusto2018-07-11T02:31:11Z2017http://hdl.handle.net/10183/180344001066540O propósito que se procurou alcançar como esse trabalho foi um estudo sobre o futebol brasileiro desde sua chegada no país até sua profissionalização e os modelos de gestão criados e utilizados atualmente pelas instituições futebolísticas. Para isso foi utilizado modelos de gestão empresarial, teorias de competitividade e a influência do esporte na economia do país e sua participação na economia mundial. O estudo buscou demonstrar a importância da mídia e do marketing na evolução do esporte no país, além de tratar de buscar um modelo de gestão que proporcione um maior sucesso para o futebol brasileiro além do resultado de campo. Foram expostas duas formas de gestão que são mais utilizadas dentre os clubes brasileiros tendo como exemplo a Sociedade Esportiva Palmeiras e o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. No fim do estudo foi possível concluir que existe uma busca pelo profissionalismo no futebol brasileiro, mesmo que isso ocorra lentamente e que ainda a grande maioria dos clubes trabalha com planejamentos de curto prazo. Foi visto que existem algumas exceções de clubes que já perceberam que o planejamento futebolístico e financeiro de longo prazo é mais sólido e eficaz. Ainda é necessária muita evolução para o nosso futebol, principalmente na área de gestão do futebol do país, começando pela organização máxima do futebol a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) até as escolinhas de futebol espalhadas por todo o país.The purpose of this work was to study Brazilian football from its arrival in Brazil until its professionalization and the models of management created and used by football institutions. For this, we used business management models, theories of competitiveness and the influence of sport on the country's economy and its participation in the world economy. The study sought to demonstrate the importance of the media and marketing in the evolution of sport in the country, as well as to seek a management model that provides greater success for Brazilian football beyond the field results. Two forms of management that are most used among Brazilian clubs have been shown, such as the Sociedade Esportiva Palmeiras and the Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. At the end of the study, it was possible to conclude that there is a search for professionalism in Brazilian football, even if it occurs slowly and that the vast majority of clubs work with short-term planning. It has been seen that there are some exceptions from clubs that have realized that long-term football and financial planning is more solid and effective. We still need a lot of evolution for our football, especially in the area of soccer management in the country, starting with the maximum organization of football, the Brazilian Football Confederation (CBF), to the soccer schools scattered throughout the country.application/pdfporFutebolBrasilManagementBrazilian footballCompetitivenessProfessionalismPlanningEconomia do esporte : gestão no futebol brasileiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPorto Alegre, BR-RS2017Ciências Econômicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001066540.pdf001066540.pdfTexto completoapplication/pdf967647http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180344/1/001066540.pdf04b5f0ce3980011bb869fc1b4f186766MD51TEXT001066540.pdf.txt001066540.pdf.txtExtracted Texttext/plain123432http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180344/2/001066540.pdf.txte76da2a7169926980ceb38925d60580cMD5210183/1803442018-07-12 02:25:59.564791oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180344Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-07-12T05:25:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Economia do esporte : gestão no futebol brasileiro |
title |
Economia do esporte : gestão no futebol brasileiro |
spellingShingle |
Economia do esporte : gestão no futebol brasileiro Oliveira, Nathalia Barbosa de Futebol Brasil Management Brazilian football Competitiveness Professionalism Planning |
title_short |
Economia do esporte : gestão no futebol brasileiro |
title_full |
Economia do esporte : gestão no futebol brasileiro |
title_fullStr |
Economia do esporte : gestão no futebol brasileiro |
title_full_unstemmed |
Economia do esporte : gestão no futebol brasileiro |
title_sort |
Economia do esporte : gestão no futebol brasileiro |
author |
Oliveira, Nathalia Barbosa de |
author_facet |
Oliveira, Nathalia Barbosa de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Nathalia Barbosa de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Guerrero, Glaison Augusto |
contributor_str_mv |
Guerrero, Glaison Augusto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Futebol Brasil |
topic |
Futebol Brasil Management Brazilian football Competitiveness Professionalism Planning |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Management Brazilian football Competitiveness Professionalism Planning |
description |
O propósito que se procurou alcançar como esse trabalho foi um estudo sobre o futebol brasileiro desde sua chegada no país até sua profissionalização e os modelos de gestão criados e utilizados atualmente pelas instituições futebolísticas. Para isso foi utilizado modelos de gestão empresarial, teorias de competitividade e a influência do esporte na economia do país e sua participação na economia mundial. O estudo buscou demonstrar a importância da mídia e do marketing na evolução do esporte no país, além de tratar de buscar um modelo de gestão que proporcione um maior sucesso para o futebol brasileiro além do resultado de campo. Foram expostas duas formas de gestão que são mais utilizadas dentre os clubes brasileiros tendo como exemplo a Sociedade Esportiva Palmeiras e o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. No fim do estudo foi possível concluir que existe uma busca pelo profissionalismo no futebol brasileiro, mesmo que isso ocorra lentamente e que ainda a grande maioria dos clubes trabalha com planejamentos de curto prazo. Foi visto que existem algumas exceções de clubes que já perceberam que o planejamento futebolístico e financeiro de longo prazo é mais sólido e eficaz. Ainda é necessária muita evolução para o nosso futebol, principalmente na área de gestão do futebol do país, começando pela organização máxima do futebol a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) até as escolinhas de futebol espalhadas por todo o país. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-07-11T02:31:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/180344 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001066540 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/180344 |
identifier_str_mv |
001066540 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180344/1/001066540.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180344/2/001066540.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
04b5f0ce3980011bb869fc1b4f186766 e76da2a7169926980ceb38925d60580c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447221117648896 |