O ciclo de políticas públicas educacionais : o tortuoso caminho entre quem formula e quem implementa a política
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/216124 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo apresentar alguns conceitos para o aprofundamento do debate sobre o ciclo de políticas públicas educacionais, as etapas do ciclo de políticas e um conjunto de elementos que oportunizem a mobilização e geração de conhecimento acerca do campo de políticas públicas. A partir disto apresentamos a importância do PNE como propulsor de políticas educacionais e de quanto estas políticas, quando não entendidas ou aprofundadas acabam por impedir sua implementação. Para isso mostramos os resultados através de uma pesquisa realizada em uma escola da rede pública estadual. |
id |
UFRGS-2_87cdf133f143991d63a25f6015bf1cd7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/216124 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Bairros, Mariângela Silveira2020-12-05T04:26:47Z20191518-4919http://hdl.handle.net/10183/216124001112041Este artigo tem por objetivo apresentar alguns conceitos para o aprofundamento do debate sobre o ciclo de políticas públicas educacionais, as etapas do ciclo de políticas e um conjunto de elementos que oportunizem a mobilização e geração de conhecimento acerca do campo de políticas públicas. A partir disto apresentamos a importância do PNE como propulsor de políticas educacionais e de quanto estas políticas, quando não entendidas ou aprofundadas acabam por impedir sua implementação. Para isso mostramos os resultados através de uma pesquisa realizada em uma escola da rede pública estadual.This article aims to present some concepts aiming to deepen the debate on the cycle of educational public policies, the stages of the policy cycle and a set of elements that enable the mobilization and generation of knowledge about the field of public policies. From this, we present the importance of the National Education Plan (PNE) as a driver of educational policies and how many of these policies, when not understood or deepened, ultimately prevent their implementation. For this intent, we show the results through a research carried out in a state public school.application/pdfporTextura : revista de letras e história. Vol. 21, n. 48 (out./dez. 2019), p. 117-138Políticas públicasPlano Nacional de EducaçãoEducational Public PoliciesPolicy CycleNational Education PlanO ciclo de políticas públicas educacionais : o tortuoso caminho entre quem formula e quem implementa a políticaThe cycle of educational public policies : the tortuous path between policy maker and policy implementerinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001112041.pdf.txt001112041.pdf.txtExtracted Texttext/plain42276http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216124/2/001112041.pdf.txtffad689797df15bb0dc5e567a25f4181MD52ORIGINAL001112041.pdfTexto completoapplication/pdf462717http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216124/1/001112041.pdf50f3e8b584a5a18926a5575360ad9dc7MD5110183/2161242021-08-18 04:41:41.9514oai:www.lume.ufrgs.br:10183/216124Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:41:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O ciclo de políticas públicas educacionais : o tortuoso caminho entre quem formula e quem implementa a política |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The cycle of educational public policies : the tortuous path between policy maker and policy implementer |
title |
O ciclo de políticas públicas educacionais : o tortuoso caminho entre quem formula e quem implementa a política |
spellingShingle |
O ciclo de políticas públicas educacionais : o tortuoso caminho entre quem formula e quem implementa a política Bairros, Mariângela Silveira Políticas públicas Plano Nacional de Educação Educational Public Policies Policy Cycle National Education Plan |
title_short |
O ciclo de políticas públicas educacionais : o tortuoso caminho entre quem formula e quem implementa a política |
title_full |
O ciclo de políticas públicas educacionais : o tortuoso caminho entre quem formula e quem implementa a política |
title_fullStr |
O ciclo de políticas públicas educacionais : o tortuoso caminho entre quem formula e quem implementa a política |
title_full_unstemmed |
O ciclo de políticas públicas educacionais : o tortuoso caminho entre quem formula e quem implementa a política |
title_sort |
O ciclo de políticas públicas educacionais : o tortuoso caminho entre quem formula e quem implementa a política |
author |
Bairros, Mariângela Silveira |
author_facet |
Bairros, Mariângela Silveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bairros, Mariângela Silveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Políticas públicas Plano Nacional de Educação |
topic |
Políticas públicas Plano Nacional de Educação Educational Public Policies Policy Cycle National Education Plan |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Educational Public Policies Policy Cycle National Education Plan |
description |
Este artigo tem por objetivo apresentar alguns conceitos para o aprofundamento do debate sobre o ciclo de políticas públicas educacionais, as etapas do ciclo de políticas e um conjunto de elementos que oportunizem a mobilização e geração de conhecimento acerca do campo de políticas públicas. A partir disto apresentamos a importância do PNE como propulsor de políticas educacionais e de quanto estas políticas, quando não entendidas ou aprofundadas acabam por impedir sua implementação. Para isso mostramos os resultados através de uma pesquisa realizada em uma escola da rede pública estadual. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-12-05T04:26:47Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/216124 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1518-4919 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001112041 |
identifier_str_mv |
1518-4919 001112041 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/216124 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Textura : revista de letras e história. Vol. 21, n. 48 (out./dez. 2019), p. 117-138 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216124/2/001112041.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216124/1/001112041.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ffad689797df15bb0dc5e567a25f4181 50f3e8b584a5a18926a5575360ad9dc7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225002792517632 |