O ciclo de políticas públicas educacionais : o tortuoso caminho entre quem formula e quem implementa a política

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bairros, Mariângela Silveira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/216124
Resumo: Este artigo tem por objetivo apresentar alguns conceitos para o aprofundamento do debate sobre o ciclo de políticas públicas educacionais, as etapas do ciclo de políticas e um conjunto de elementos que oportunizem a mobilização e geração de conhecimento acerca do campo de políticas públicas. A partir disto apresentamos a importância do PNE como propulsor de políticas educacionais e de quanto estas políticas, quando não entendidas ou aprofundadas acabam por impedir sua implementação. Para isso mostramos os resultados através de uma pesquisa realizada em uma escola da rede pública estadual.
id UFRGS-2_87cdf133f143991d63a25f6015bf1cd7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/216124
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bairros, Mariângela Silveira2020-12-05T04:26:47Z20191518-4919http://hdl.handle.net/10183/216124001112041Este artigo tem por objetivo apresentar alguns conceitos para o aprofundamento do debate sobre o ciclo de políticas públicas educacionais, as etapas do ciclo de políticas e um conjunto de elementos que oportunizem a mobilização e geração de conhecimento acerca do campo de políticas públicas. A partir disto apresentamos a importância do PNE como propulsor de políticas educacionais e de quanto estas políticas, quando não entendidas ou aprofundadas acabam por impedir sua implementação. Para isso mostramos os resultados através de uma pesquisa realizada em uma escola da rede pública estadual.This article aims to present some concepts aiming to deepen the debate on the cycle of educational public policies, the stages of the policy cycle and a set of elements that enable the mobilization and generation of knowledge about the field of public policies. From this, we present the importance of the National Education Plan (PNE) as a driver of educational policies and how many of these policies, when not understood or deepened, ultimately prevent their implementation. For this intent, we show the results through a research carried out in a state public school.application/pdfporTextura : revista de letras e história. Vol. 21, n. 48 (out./dez. 2019), p. 117-138Políticas públicasPlano Nacional de EducaçãoEducational Public PoliciesPolicy CycleNational Education PlanO ciclo de políticas públicas educacionais : o tortuoso caminho entre quem formula e quem implementa a políticaThe cycle of educational public policies : the tortuous path between policy maker and policy implementerinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001112041.pdf.txt001112041.pdf.txtExtracted Texttext/plain42276http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216124/2/001112041.pdf.txtffad689797df15bb0dc5e567a25f4181MD52ORIGINAL001112041.pdfTexto completoapplication/pdf462717http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216124/1/001112041.pdf50f3e8b584a5a18926a5575360ad9dc7MD5110183/2161242021-08-18 04:41:41.9514oai:www.lume.ufrgs.br:10183/216124Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:41:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ciclo de políticas públicas educacionais : o tortuoso caminho entre quem formula e quem implementa a política
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The cycle of educational public policies : the tortuous path between policy maker and policy implementer
title O ciclo de políticas públicas educacionais : o tortuoso caminho entre quem formula e quem implementa a política
spellingShingle O ciclo de políticas públicas educacionais : o tortuoso caminho entre quem formula e quem implementa a política
Bairros, Mariângela Silveira
Políticas públicas
Plano Nacional de Educação
Educational Public Policies
Policy Cycle
National Education Plan
title_short O ciclo de políticas públicas educacionais : o tortuoso caminho entre quem formula e quem implementa a política
title_full O ciclo de políticas públicas educacionais : o tortuoso caminho entre quem formula e quem implementa a política
title_fullStr O ciclo de políticas públicas educacionais : o tortuoso caminho entre quem formula e quem implementa a política
title_full_unstemmed O ciclo de políticas públicas educacionais : o tortuoso caminho entre quem formula e quem implementa a política
title_sort O ciclo de políticas públicas educacionais : o tortuoso caminho entre quem formula e quem implementa a política
author Bairros, Mariângela Silveira
author_facet Bairros, Mariângela Silveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bairros, Mariângela Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas públicas
Plano Nacional de Educação
topic Políticas públicas
Plano Nacional de Educação
Educational Public Policies
Policy Cycle
National Education Plan
dc.subject.eng.fl_str_mv Educational Public Policies
Policy Cycle
National Education Plan
description Este artigo tem por objetivo apresentar alguns conceitos para o aprofundamento do debate sobre o ciclo de políticas públicas educacionais, as etapas do ciclo de políticas e um conjunto de elementos que oportunizem a mobilização e geração de conhecimento acerca do campo de políticas públicas. A partir disto apresentamos a importância do PNE como propulsor de políticas educacionais e de quanto estas políticas, quando não entendidas ou aprofundadas acabam por impedir sua implementação. Para isso mostramos os resultados através de uma pesquisa realizada em uma escola da rede pública estadual.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-12-05T04:26:47Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/216124
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1518-4919
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001112041
identifier_str_mv 1518-4919
001112041
url http://hdl.handle.net/10183/216124
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Textura : revista de letras e história. Vol. 21, n. 48 (out./dez. 2019), p. 117-138
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216124/2/001112041.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216124/1/001112041.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ffad689797df15bb0dc5e567a25f4181
50f3e8b584a5a18926a5575360ad9dc7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225002792517632