O corpo pulsa e eu pulso com ele: concepções de jovens sobre o corpo e sobre a Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Neuza Marcia Magnus de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/117547
Resumo: O presente artigo tem como finalidade demonstrar o entendimento que tem os jovens sobre corpo e corporeidade em sua formação integral enquanto processo integrante do desenvolvimento humano. O estudo foi realizado com alunos do ensino Médio do Colégio Estadual Agrícola Daniel de Oliveira Paiva no município de Cachoeirinha. Baseado em uma pesquisa de abordagem qualitativa onde se utilizou a entrevista aberta e também questionário como instrumentos metodológicos. O intuito não é responder ou simplesmente investigar o que é corporeidade, mas sim, compreendê-la como uma prática que se apresenta de diversas maneiras, provocando reflexões sobre a formação da identidade e o reconhecimento das diferenças, num contexto marcado pelas relações conflituosas de significados sociais. O pressuposto teórico que embasou a pesquisa foi fundamentado em conceitos sobre corpo, corporeidade, juventude tendo a Educação Física como mediadora dessa discussão. Estabeleceu-se através da pesquisa um dialogo entre estes componentes, a partir da qual, juntamente com a análise dos instrumentos, foi possível identificar a relevância deste conteúdo no processo de formação humana desses jovens e constatar a necessidade de um projeto maior a fim de aprofundar os estudos relativos à corporeidade e ampliar a contribuição aos indivíduos estudados. Trata-se, portanto, de um conjunto de respostas que se configuram a partir do olhar de uma profissional da Educação Física e um grupo de jovens do Ensino Médio de uma escola pública.
id UFRGS-2_87e188072057d5f628fbec7bf98d7867
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117547
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Oliveira, Neuza Marcia Magnus dePerondi, Maurício2015-06-09T01:59:31Z2015http://hdl.handle.net/10183/117547000966938O presente artigo tem como finalidade demonstrar o entendimento que tem os jovens sobre corpo e corporeidade em sua formação integral enquanto processo integrante do desenvolvimento humano. O estudo foi realizado com alunos do ensino Médio do Colégio Estadual Agrícola Daniel de Oliveira Paiva no município de Cachoeirinha. Baseado em uma pesquisa de abordagem qualitativa onde se utilizou a entrevista aberta e também questionário como instrumentos metodológicos. O intuito não é responder ou simplesmente investigar o que é corporeidade, mas sim, compreendê-la como uma prática que se apresenta de diversas maneiras, provocando reflexões sobre a formação da identidade e o reconhecimento das diferenças, num contexto marcado pelas relações conflituosas de significados sociais. O pressuposto teórico que embasou a pesquisa foi fundamentado em conceitos sobre corpo, corporeidade, juventude tendo a Educação Física como mediadora dessa discussão. Estabeleceu-se através da pesquisa um dialogo entre estes componentes, a partir da qual, juntamente com a análise dos instrumentos, foi possível identificar a relevância deste conteúdo no processo de formação humana desses jovens e constatar a necessidade de um projeto maior a fim de aprofundar os estudos relativos à corporeidade e ampliar a contribuição aos indivíduos estudados. Trata-se, portanto, de um conjunto de respostas que se configuram a partir do olhar de uma profissional da Educação Física e um grupo de jovens do Ensino Médio de uma escola pública.application/pdfporEducação integralEducação físicaCorpoCorporeidadeJuventudeO corpo pulsa e eu pulso com ele: concepções de jovens sobre o corpo e sobre a Educação Físicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Educação Integral na Escola Contemporânea : Ênfase na Abordagem Teórica Metodológica, Trajetórias Criativasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000966938.pdf000966938.pdfTexto completoapplication/pdf304201http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117547/1/000966938.pdffb08ab2901440cf04b3c683e3c4185b6MD51TEXT000966938.pdf.txt000966938.pdf.txtExtracted Texttext/plain45793http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117547/2/000966938.pdf.txtfd94a226651333d5e536d40512030a71MD52THUMBNAIL000966938.pdf.jpg000966938.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1540http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117547/3/000966938.pdf.jpgffc49b45d9f0de5e1b552944f2d411f6MD5310183/1175472018-10-23 08:45:39.872oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117547Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T11:45:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O corpo pulsa e eu pulso com ele: concepções de jovens sobre o corpo e sobre a Educação Física
title O corpo pulsa e eu pulso com ele: concepções de jovens sobre o corpo e sobre a Educação Física
spellingShingle O corpo pulsa e eu pulso com ele: concepções de jovens sobre o corpo e sobre a Educação Física
Oliveira, Neuza Marcia Magnus de
Educação integral
Educação física
Corpo
Corporeidade
Juventude
title_short O corpo pulsa e eu pulso com ele: concepções de jovens sobre o corpo e sobre a Educação Física
title_full O corpo pulsa e eu pulso com ele: concepções de jovens sobre o corpo e sobre a Educação Física
title_fullStr O corpo pulsa e eu pulso com ele: concepções de jovens sobre o corpo e sobre a Educação Física
title_full_unstemmed O corpo pulsa e eu pulso com ele: concepções de jovens sobre o corpo e sobre a Educação Física
title_sort O corpo pulsa e eu pulso com ele: concepções de jovens sobre o corpo e sobre a Educação Física
author Oliveira, Neuza Marcia Magnus de
author_facet Oliveira, Neuza Marcia Magnus de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Neuza Marcia Magnus de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Perondi, Maurício
contributor_str_mv Perondi, Maurício
dc.subject.por.fl_str_mv Educação integral
Educação física
Corpo
Corporeidade
Juventude
topic Educação integral
Educação física
Corpo
Corporeidade
Juventude
description O presente artigo tem como finalidade demonstrar o entendimento que tem os jovens sobre corpo e corporeidade em sua formação integral enquanto processo integrante do desenvolvimento humano. O estudo foi realizado com alunos do ensino Médio do Colégio Estadual Agrícola Daniel de Oliveira Paiva no município de Cachoeirinha. Baseado em uma pesquisa de abordagem qualitativa onde se utilizou a entrevista aberta e também questionário como instrumentos metodológicos. O intuito não é responder ou simplesmente investigar o que é corporeidade, mas sim, compreendê-la como uma prática que se apresenta de diversas maneiras, provocando reflexões sobre a formação da identidade e o reconhecimento das diferenças, num contexto marcado pelas relações conflituosas de significados sociais. O pressuposto teórico que embasou a pesquisa foi fundamentado em conceitos sobre corpo, corporeidade, juventude tendo a Educação Física como mediadora dessa discussão. Estabeleceu-se através da pesquisa um dialogo entre estes componentes, a partir da qual, juntamente com a análise dos instrumentos, foi possível identificar a relevância deste conteúdo no processo de formação humana desses jovens e constatar a necessidade de um projeto maior a fim de aprofundar os estudos relativos à corporeidade e ampliar a contribuição aos indivíduos estudados. Trata-se, portanto, de um conjunto de respostas que se configuram a partir do olhar de uma profissional da Educação Física e um grupo de jovens do Ensino Médio de uma escola pública.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-06-09T01:59:31Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/117547
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000966938
url http://hdl.handle.net/10183/117547
identifier_str_mv 000966938
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117547/1/000966938.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117547/2/000966938.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117547/3/000966938.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv fb08ab2901440cf04b3c683e3c4185b6
fd94a226651333d5e536d40512030a71
ffc49b45d9f0de5e1b552944f2d411f6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447149960232960