O corpo pulsa e eu pulso com ele: concepções de jovens sobre o corpo e sobre a Educação Física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/117547 |
Resumo: | O presente artigo tem como finalidade demonstrar o entendimento que tem os jovens sobre corpo e corporeidade em sua formação integral enquanto processo integrante do desenvolvimento humano. O estudo foi realizado com alunos do ensino Médio do Colégio Estadual Agrícola Daniel de Oliveira Paiva no município de Cachoeirinha. Baseado em uma pesquisa de abordagem qualitativa onde se utilizou a entrevista aberta e também questionário como instrumentos metodológicos. O intuito não é responder ou simplesmente investigar o que é corporeidade, mas sim, compreendê-la como uma prática que se apresenta de diversas maneiras, provocando reflexões sobre a formação da identidade e o reconhecimento das diferenças, num contexto marcado pelas relações conflituosas de significados sociais. O pressuposto teórico que embasou a pesquisa foi fundamentado em conceitos sobre corpo, corporeidade, juventude tendo a Educação Física como mediadora dessa discussão. Estabeleceu-se através da pesquisa um dialogo entre estes componentes, a partir da qual, juntamente com a análise dos instrumentos, foi possível identificar a relevância deste conteúdo no processo de formação humana desses jovens e constatar a necessidade de um projeto maior a fim de aprofundar os estudos relativos à corporeidade e ampliar a contribuição aos indivíduos estudados. Trata-se, portanto, de um conjunto de respostas que se configuram a partir do olhar de uma profissional da Educação Física e um grupo de jovens do Ensino Médio de uma escola pública. |
id |
UFRGS-2_87e188072057d5f628fbec7bf98d7867 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117547 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Neuza Marcia Magnus dePerondi, Maurício2015-06-09T01:59:31Z2015http://hdl.handle.net/10183/117547000966938O presente artigo tem como finalidade demonstrar o entendimento que tem os jovens sobre corpo e corporeidade em sua formação integral enquanto processo integrante do desenvolvimento humano. O estudo foi realizado com alunos do ensino Médio do Colégio Estadual Agrícola Daniel de Oliveira Paiva no município de Cachoeirinha. Baseado em uma pesquisa de abordagem qualitativa onde se utilizou a entrevista aberta e também questionário como instrumentos metodológicos. O intuito não é responder ou simplesmente investigar o que é corporeidade, mas sim, compreendê-la como uma prática que se apresenta de diversas maneiras, provocando reflexões sobre a formação da identidade e o reconhecimento das diferenças, num contexto marcado pelas relações conflituosas de significados sociais. O pressuposto teórico que embasou a pesquisa foi fundamentado em conceitos sobre corpo, corporeidade, juventude tendo a Educação Física como mediadora dessa discussão. Estabeleceu-se através da pesquisa um dialogo entre estes componentes, a partir da qual, juntamente com a análise dos instrumentos, foi possível identificar a relevância deste conteúdo no processo de formação humana desses jovens e constatar a necessidade de um projeto maior a fim de aprofundar os estudos relativos à corporeidade e ampliar a contribuição aos indivíduos estudados. Trata-se, portanto, de um conjunto de respostas que se configuram a partir do olhar de uma profissional da Educação Física e um grupo de jovens do Ensino Médio de uma escola pública.application/pdfporEducação integralEducação físicaCorpoCorporeidadeJuventudeO corpo pulsa e eu pulso com ele: concepções de jovens sobre o corpo e sobre a Educação Físicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Educação Integral na Escola Contemporânea : Ênfase na Abordagem Teórica Metodológica, Trajetórias Criativasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000966938.pdf000966938.pdfTexto completoapplication/pdf304201http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117547/1/000966938.pdffb08ab2901440cf04b3c683e3c4185b6MD51TEXT000966938.pdf.txt000966938.pdf.txtExtracted Texttext/plain45793http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117547/2/000966938.pdf.txtfd94a226651333d5e536d40512030a71MD52THUMBNAIL000966938.pdf.jpg000966938.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1540http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117547/3/000966938.pdf.jpgffc49b45d9f0de5e1b552944f2d411f6MD5310183/1175472018-10-23 08:45:39.872oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117547Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T11:45:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O corpo pulsa e eu pulso com ele: concepções de jovens sobre o corpo e sobre a Educação Física |
title |
O corpo pulsa e eu pulso com ele: concepções de jovens sobre o corpo e sobre a Educação Física |
spellingShingle |
O corpo pulsa e eu pulso com ele: concepções de jovens sobre o corpo e sobre a Educação Física Oliveira, Neuza Marcia Magnus de Educação integral Educação física Corpo Corporeidade Juventude |
title_short |
O corpo pulsa e eu pulso com ele: concepções de jovens sobre o corpo e sobre a Educação Física |
title_full |
O corpo pulsa e eu pulso com ele: concepções de jovens sobre o corpo e sobre a Educação Física |
title_fullStr |
O corpo pulsa e eu pulso com ele: concepções de jovens sobre o corpo e sobre a Educação Física |
title_full_unstemmed |
O corpo pulsa e eu pulso com ele: concepções de jovens sobre o corpo e sobre a Educação Física |
title_sort |
O corpo pulsa e eu pulso com ele: concepções de jovens sobre o corpo e sobre a Educação Física |
author |
Oliveira, Neuza Marcia Magnus de |
author_facet |
Oliveira, Neuza Marcia Magnus de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Neuza Marcia Magnus de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Perondi, Maurício |
contributor_str_mv |
Perondi, Maurício |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação integral Educação física Corpo Corporeidade Juventude |
topic |
Educação integral Educação física Corpo Corporeidade Juventude |
description |
O presente artigo tem como finalidade demonstrar o entendimento que tem os jovens sobre corpo e corporeidade em sua formação integral enquanto processo integrante do desenvolvimento humano. O estudo foi realizado com alunos do ensino Médio do Colégio Estadual Agrícola Daniel de Oliveira Paiva no município de Cachoeirinha. Baseado em uma pesquisa de abordagem qualitativa onde se utilizou a entrevista aberta e também questionário como instrumentos metodológicos. O intuito não é responder ou simplesmente investigar o que é corporeidade, mas sim, compreendê-la como uma prática que se apresenta de diversas maneiras, provocando reflexões sobre a formação da identidade e o reconhecimento das diferenças, num contexto marcado pelas relações conflituosas de significados sociais. O pressuposto teórico que embasou a pesquisa foi fundamentado em conceitos sobre corpo, corporeidade, juventude tendo a Educação Física como mediadora dessa discussão. Estabeleceu-se através da pesquisa um dialogo entre estes componentes, a partir da qual, juntamente com a análise dos instrumentos, foi possível identificar a relevância deste conteúdo no processo de formação humana desses jovens e constatar a necessidade de um projeto maior a fim de aprofundar os estudos relativos à corporeidade e ampliar a contribuição aos indivíduos estudados. Trata-se, portanto, de um conjunto de respostas que se configuram a partir do olhar de uma profissional da Educação Física e um grupo de jovens do Ensino Médio de uma escola pública. |
publishDate |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-06-09T01:59:31Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/117547 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000966938 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/117547 |
identifier_str_mv |
000966938 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117547/1/000966938.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117547/2/000966938.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117547/3/000966938.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fb08ab2901440cf04b3c683e3c4185b6 fd94a226651333d5e536d40512030a71 ffc49b45d9f0de5e1b552944f2d411f6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447149960232960 |