Dimensões do engajamento estudantil para o contexto brasileiro : a emergência política da participação para a inovação pedagógica na educação superior
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/188577 |
Resumo: | Este ensaio apresenta perspectivas para a incorporação do conceito de student engagement no repertório teórico dos estudos sobre educação superior no Brasil. Discutindo as raízes do termo, propõe que seja traduzido como engajamento estudantil, em referência à tradição dos estudos latino-americanos sobre o estudante universitário e seus movimentos políticos. Revisa a literatura da corrente norte-americana e europeia sobre o student engagement, bem como as obras seminais latino-americanas que tratam do “estudante engajado” desde a Reforma de Córdoba. Apresenta as ideias de participação e inovação pedagógica como possíveis caminhos de desenvolvimento conceitual e prático do conceito de engajamento estudantil. Explora as relações entre essas noções e a realidade brasileira. Ressalta a formação política para a participação cidadã como componente fundamental do engajamento estudantil, considerando que a constituição do estudante como sujeito político é decisiva para o futuro da educação superior. |
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Miorando, Bernardo SfredoLeite, Denise Balarine Cavalheiro2019-02-07T02:32:54Z20182179-8435http://hdl.handle.net/10183/188577001085956Este ensaio apresenta perspectivas para a incorporação do conceito de student engagement no repertório teórico dos estudos sobre educação superior no Brasil. Discutindo as raízes do termo, propõe que seja traduzido como engajamento estudantil, em referência à tradição dos estudos latino-americanos sobre o estudante universitário e seus movimentos políticos. Revisa a literatura da corrente norte-americana e europeia sobre o student engagement, bem como as obras seminais latino-americanas que tratam do “estudante engajado” desde a Reforma de Córdoba. Apresenta as ideias de participação e inovação pedagógica como possíveis caminhos de desenvolvimento conceitual e prático do conceito de engajamento estudantil. Explora as relações entre essas noções e a realidade brasileira. Ressalta a formação política para a participação cidadã como componente fundamental do engajamento estudantil, considerando que a constituição do estudante como sujeito político é decisiva para o futuro da educação superior.In this essay, we present perspectives for the incorporation of the concept of student engagement in the theoretical repertoire of higher education studies in Brazil. Discussing the roots of the term, we propose it to be translated as “engajamento estudantil”, in reference to the tradition of Latin American studies on university students and their political movements. We review the North American and European literature on student engagement, as well as Latin American seminal works dealing with the “engaged student” since the Reform of Cordoba. We present the ideas of participation and pedagogical innovation as possible pathways for conceptual and practical development of the concept of student engagement. We explore the relationships between these notions and Brazilian reality. We emphasize the political education for citizen participation as a fundamental component of student engagement, considering that the constitution of the student as a political subject is decisive for the future of higher education.application/pdfporEducação por escrito. Porto Alegre, RS. Vol. 9, n. 2 (jul./dez. 2018), p. 173-190Ensino superiorInovação educacionalStudent engagementHigher educationPedagogical innovationParticipationDimensões do engajamento estudantil para o contexto brasileiro : a emergência política da participação para a inovação pedagógica na educação superiorDimensions of student engagement for the Brazilian context : the political emergence of participation for pedagogical innovation in Higher Educationinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001085956.pdf.txt001085956.pdf.txtExtracted Texttext/plain53874http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188577/2/001085956.pdf.txtc8cba1c11dd2cdd39fb97f2055fd0586MD52ORIGINAL001085956.pdfTexto completoapplication/pdf528461http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188577/1/001085956.pdf1d88f21ccc64cdf2764752c2a5a936d5MD5110183/1885772019-02-08 02:32:56.742283oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188577Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-02-08T04:32:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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