A prática dos professores de educação física das escolas públicas de Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Molina Neto, Vicente
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/19298
Resumo: O presente estudo trata da prática docente dos professores das escolas públicas de Porto Alegre. Com procedimentos metodológicos de caráter predominantemente etnográficos, ouvi 20 participantes, para entender sua maneira de atuar na escola. O texto resulta, fundamentalmente, da interpretação de seus depoimentos à luz de referências bibliográficas e da minha experiencia como professor de educação física. A análise das informações sugere que sua prática docente está relacionada com a organização de seu lugar de trabalho e com as relações que estabelecem com as demais parcelas da comunidade escolar. Nessa prática, esses professores constróem estratégias e conhecimentos que lhes caracterizam como práticos reflexivos.
id UFRGS-2_87fc9bb18231e780b6cf7248c7266dfd
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/19298
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Molina Neto, Vicente2010-04-16T09:09:09Z19980104-754Xhttp://hdl.handle.net/10183/19298000234846O presente estudo trata da prática docente dos professores das escolas públicas de Porto Alegre. Com procedimentos metodológicos de caráter predominantemente etnográficos, ouvi 20 participantes, para entender sua maneira de atuar na escola. O texto resulta, fundamentalmente, da interpretação de seus depoimentos à luz de referências bibliográficas e da minha experiencia como professor de educação física. A análise das informações sugere que sua prática docente está relacionada com a organização de seu lugar de trabalho e com as relações que estabelecem com as demais parcelas da comunidade escolar. Nessa prática, esses professores constróem estratégias e conhecimentos que lhes caracterizam como práticos reflexivos.The present study examines the teaching practice of teachers of public schools of Porto Alegre, RS. Through predominantly ethnographic methodological procedures, 20 participants were heard so that their way of acting in school could be understood. The text is the result of interpretation of their statements in light of bibliographical references as well as the author's own experience as a physical education teacher. The analysis of the information gathered suggests that the teaching practice of these subjects is related both to the organization of their work place and to the relations they establish with the remaining sectors of the school community. In this practice, these teachers build up symbolism, strategies, and knowledge, which characterize them as reflective practitioners.application/pdfporMovimento. Porto Alegre. vol.5, n.9 (1998), p.31-46Educação física e treinamentoProfessorEducação profissionalizanteA prática dos professores de educação física das escolas públicas de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000234846.pdf000234846.pdfTexto completoapplication/pdf645049http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19298/1/000234846.pdf94ad729b39a0ef4dc85a4bfda1ffb824MD51TEXT000234846.pdf.txt000234846.pdf.txtExtracted Texttext/plain63052http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19298/2/000234846.pdf.txtb8974cd5bcac51b3a0d0a5939fcc600bMD52THUMBNAIL000234846.pdf.jpg000234846.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1411http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19298/3/000234846.pdf.jpgff9e0177b498bb43650c4448e73bc3feMD5310183/192982018-10-11 08:57:39.733oai:www.lume.ufrgs.br:10183/19298Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T11:57:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A prática dos professores de educação física das escolas públicas de Porto Alegre
title A prática dos professores de educação física das escolas públicas de Porto Alegre
spellingShingle A prática dos professores de educação física das escolas públicas de Porto Alegre
Molina Neto, Vicente
Educação física e treinamento
Professor
Educação profissionalizante
title_short A prática dos professores de educação física das escolas públicas de Porto Alegre
title_full A prática dos professores de educação física das escolas públicas de Porto Alegre
title_fullStr A prática dos professores de educação física das escolas públicas de Porto Alegre
title_full_unstemmed A prática dos professores de educação física das escolas públicas de Porto Alegre
title_sort A prática dos professores de educação física das escolas públicas de Porto Alegre
author Molina Neto, Vicente
author_facet Molina Neto, Vicente
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Molina Neto, Vicente
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física e treinamento
Professor
Educação profissionalizante
topic Educação física e treinamento
Professor
Educação profissionalizante
description O presente estudo trata da prática docente dos professores das escolas públicas de Porto Alegre. Com procedimentos metodológicos de caráter predominantemente etnográficos, ouvi 20 participantes, para entender sua maneira de atuar na escola. O texto resulta, fundamentalmente, da interpretação de seus depoimentos à luz de referências bibliográficas e da minha experiencia como professor de educação física. A análise das informações sugere que sua prática docente está relacionada com a organização de seu lugar de trabalho e com as relações que estabelecem com as demais parcelas da comunidade escolar. Nessa prática, esses professores constróem estratégias e conhecimentos que lhes caracterizam como práticos reflexivos.
publishDate 1998
dc.date.issued.fl_str_mv 1998
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-04-16T09:09:09Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/19298
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0104-754X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000234846
identifier_str_mv 0104-754X
000234846
url http://hdl.handle.net/10183/19298
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Movimento. Porto Alegre. vol.5, n.9 (1998), p.31-46
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19298/1/000234846.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19298/2/000234846.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19298/3/000234846.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 94ad729b39a0ef4dc85a4bfda1ffb824
b8974cd5bcac51b3a0d0a5939fcc600b
ff9e0177b498bb43650c4448e73bc3fe
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447397227036672