Um modelo de ensino para o desenvolvimento perceptivo-visual aplicado a educação artística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Denyse Maria Alcalde
Data de Publicação: 1982
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/258282
Resumo: O texto focaliza idéias sobre o desenvolvimento perceptivo-visual, como um dos componentes da educação global. Relaciona pressupostos teóricos de Smith, Berman, Lowenfeld, Arnheim e Piaget, de modo a estabelecer um modelo de ensino para o desenvolvimento perceptivo. A seguir, apresenta o modelo aplicado ao ensino de Artes Visuais e um exemplo para a sala de aula, a nível de 1º grau.
id UFRGS-2_87ffdcd99724956faea78ef96cc26ca6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258282
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Vieira, Denyse Maria Alcalde2023-05-18T03:47:45Z19820100-3143http://hdl.handle.net/10183/258282000065794O texto focaliza idéias sobre o desenvolvimento perceptivo-visual, como um dos componentes da educação global. Relaciona pressupostos teóricos de Smith, Berman, Lowenfeld, Arnheim e Piaget, de modo a estabelecer um modelo de ensino para o desenvolvimento perceptivo. A seguir, apresenta o modelo aplicado ao ensino de Artes Visuais e um exemplo para a sala de aula, a nível de 1º grau.This paper discusses some ideas on the development of the capacitys of visual perception, understood as one of the coponents of an integral education. It lists some theoretical assumptions developed by Smith, Berman, Lowenfeld, Arnhein and Piaget, aiming at the definition of a model of teaching directed to the development of perception. The paper also presents an application of the model to the teaching of Fine Arts, and an example of its use in first level classrooms.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 7, n. 2 (maio/ago. 1982), p.85-104Educação artísticaPercepção visualUm modelo de ensino para o desenvolvimento perceptivo-visual aplicado a educação artísticainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000065794.pdf.txt000065794.pdf.txtExtracted Texttext/plain45951http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258282/2/000065794.pdf.txt7c04a2261f6136699873767f029c7563MD52ORIGINAL000065794.pdfTexto completoapplication/pdf704639http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258282/1/000065794.pdfda88f3f3aa750241304589e181b55f6aMD5110183/2582822023-05-19 03:34:53.293729oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258282Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-19T06:34:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um modelo de ensino para o desenvolvimento perceptivo-visual aplicado a educação artística
title Um modelo de ensino para o desenvolvimento perceptivo-visual aplicado a educação artística
spellingShingle Um modelo de ensino para o desenvolvimento perceptivo-visual aplicado a educação artística
Vieira, Denyse Maria Alcalde
Educação artística
Percepção visual
title_short Um modelo de ensino para o desenvolvimento perceptivo-visual aplicado a educação artística
title_full Um modelo de ensino para o desenvolvimento perceptivo-visual aplicado a educação artística
title_fullStr Um modelo de ensino para o desenvolvimento perceptivo-visual aplicado a educação artística
title_full_unstemmed Um modelo de ensino para o desenvolvimento perceptivo-visual aplicado a educação artística
title_sort Um modelo de ensino para o desenvolvimento perceptivo-visual aplicado a educação artística
author Vieira, Denyse Maria Alcalde
author_facet Vieira, Denyse Maria Alcalde
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Denyse Maria Alcalde
dc.subject.por.fl_str_mv Educação artística
Percepção visual
topic Educação artística
Percepção visual
description O texto focaliza idéias sobre o desenvolvimento perceptivo-visual, como um dos componentes da educação global. Relaciona pressupostos teóricos de Smith, Berman, Lowenfeld, Arnheim e Piaget, de modo a estabelecer um modelo de ensino para o desenvolvimento perceptivo. A seguir, apresenta o modelo aplicado ao ensino de Artes Visuais e um exemplo para a sala de aula, a nível de 1º grau.
publishDate 1982
dc.date.issued.fl_str_mv 1982
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-18T03:47:45Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/258282
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0100-3143
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000065794
identifier_str_mv 0100-3143
000065794
url http://hdl.handle.net/10183/258282
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 7, n. 2 (maio/ago. 1982), p.85-104
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258282/2/000065794.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258282/1/000065794.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7c04a2261f6136699873767f029c7563
da88f3f3aa750241304589e181b55f6a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447828017709056