Análise estrutural da longarina de asa em material compósito em uma aeronave não tripulada
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/76035 |
Resumo: | Neste trabalho se verifica, nas condições de projeto, o membro estrutural principal da asa de uma aeronave não tripulada, projetada pela equipe AeroDesign da Universidade Federal do Rio Grande Do Sul. Este membro é composto de dois materiais, sendo um deles um material compósito que foi utilizado para reforçar a estrutura frente à alta tensão de flexão esperada. Utilizou-se uma abordagem através das teorias de viga, levando em consideração os materiais presentes, onde foi verificado se a atual configuração do projeto é aceitável. Os resultados foram obtidos através de cálculos analíticos atendendo normas de projeto aeronáutico. Com a análise, foi verificado se a asa cumpre os requisitos mínimos segundo a norma aeronáutica. Posteriormente, foi proposta uma modificação buscando atingir a eficiência estrutural desejada inicialmente pela equipe, sugerindo uma nova configuração para reduzir peso. |
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Marín Mira, Diego GustavoVassoler, Jakson Manfredini2013-07-20T01:46:40Z2013http://hdl.handle.net/10183/76035000893067Neste trabalho se verifica, nas condições de projeto, o membro estrutural principal da asa de uma aeronave não tripulada, projetada pela equipe AeroDesign da Universidade Federal do Rio Grande Do Sul. Este membro é composto de dois materiais, sendo um deles um material compósito que foi utilizado para reforçar a estrutura frente à alta tensão de flexão esperada. Utilizou-se uma abordagem através das teorias de viga, levando em consideração os materiais presentes, onde foi verificado se a atual configuração do projeto é aceitável. Os resultados foram obtidos através de cálculos analíticos atendendo normas de projeto aeronáutico. Com a análise, foi verificado se a asa cumpre os requisitos mínimos segundo a norma aeronáutica. Posteriormente, foi proposta uma modificação buscando atingir a eficiência estrutural desejada inicialmente pela equipe, sugerindo uma nova configuração para reduzir peso.The focus of this paper is to analyze the performance of the main structural component of an unmanned aerial vehicle wing and verify its compliance to the main project requirements. This vehicle is designed by the AeroDesign team of the Rio Grande Do Sul Federal University. The wing is made of two different materials, one of which is a composite that has been used to reinforce the structure due to a high bending axial stress. The approach was based upon beam theories, considering the specific materials in use, and the results were obtained through analytical calculations, complying with technical regulations that guide the aircraft design. Through the analysis it was determined whether the wing complies with the aviation regulation minimum requirements. Finally, a modification to the initial project was suggested to achieve the desired structural efficiency.application/pdfporEngenharia mecânicaStructural analysisWing sparComposite materialsAnálise estrutural da longarina de asa em material compósito em uma aeronave não tripuladaStructural analysis of a composite wing spar in an unmanned aerial vehicle info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2013Engenharia Mecânicagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000893067.pdf000893067.pdfTexto completoapplication/pdf773736http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/76035/1/000893067.pdf4748d545f852e0b560bd2fe58429587bMD51TEXT000893067.pdf.txt000893067.pdf.txtExtracted Texttext/plain52575http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/76035/2/000893067.pdf.txt3b9e31b8527faef8b360bffb586ddff1MD52THUMBNAIL000893067.pdf.jpg000893067.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1093http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/76035/3/000893067.pdf.jpg26f86e08c9794629387d5c1b03b6ab8aMD5310183/760352018-10-15 08:14:15.964oai:www.lume.ufrgs.br:10183/76035Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T11:14:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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Neste trabalho se verifica, nas condições de projeto, o membro estrutural principal da asa de uma aeronave não tripulada, projetada pela equipe AeroDesign da Universidade Federal do Rio Grande Do Sul. Este membro é composto de dois materiais, sendo um deles um material compósito que foi utilizado para reforçar a estrutura frente à alta tensão de flexão esperada. Utilizou-se uma abordagem através das teorias de viga, levando em consideração os materiais presentes, onde foi verificado se a atual configuração do projeto é aceitável. Os resultados foram obtidos através de cálculos analíticos atendendo normas de projeto aeronáutico. Com a análise, foi verificado se a asa cumpre os requisitos mínimos segundo a norma aeronáutica. Posteriormente, foi proposta uma modificação buscando atingir a eficiência estrutural desejada inicialmente pela equipe, sugerindo uma nova configuração para reduzir peso. |
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