Atividades lúdicas e o ensino de ciências nos anos iniciais : uma articulação possível?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/139600 |
Resumo: | O presente trabalho objetivou identificar a ocorrência de atividades lúdicas nos planos de aula da Revista Nova Escola online, para o Ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; analisar os tipos de atividades lúdicas presentes nesses planos, relacionando-os com a intencionalidade em que é apresentada. Este estudo situa-se no campo epistemológico da pesquisa qualitativa, tendo na análise conteúdo seu principal instrumento metodológico. Os dados coletados e que compuseram o corpus deste estudo referem-se aos planos de aula para o ensino de Ciências, apresentados nas edições online da Revista Nova Escola, publicadas entre 2006 e 2014, totalizando 90 edições. O referencial teórico contemplou, principalmente, o pensamento de André, Bardin, Espinoza, Franco, Fortuna, Luckesi, Lüdke, Piaget, entre outros. Os dados coletados em 88 planos de aula de Ciências foram organizados baseando-se na pergunta-problema da pesquisa: Que marcas evidenciam, nos planos de aula da Nova Escola online, a presença de articulação entre as atividades lúdicas e o Ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, e com qual intencionalidade o lúdico é proposto? Os resultados são apresentados em três categorias de análise: o brincar com um fim em si mesmo; a brincadeira como isca e a brincadeira como desencadeadora de aprendizagens. A discussão e análise dos resultados, bem como suas relações com os aportes teóricos escolhidos, me conduziram ao fortalecimento das minhas inquietações iniciais, ou seja, nos planos de aula para o ensino de Ciências investigados predomina a ausência de atividades lúdicas. Considerando a presença insignificante das atividades lúdicas nos planos examinados e o modo como ela é abordada, esta pesquisa pretende instigar a realização de mais investigações que difundam o valor das atividades lúdicas como potencializadora de aprendizagens em sala de aula e fora dela, especialmente no ensino de Ciências. |
id |
UFRGS-2_88944393e456d360fd36e685d4dcb8ad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/139600 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Kátia Maria Fagundes daJunqueira, Heloisa2016-04-26T02:08:03Z2015http://hdl.handle.net/10183/139600000990570O presente trabalho objetivou identificar a ocorrência de atividades lúdicas nos planos de aula da Revista Nova Escola online, para o Ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; analisar os tipos de atividades lúdicas presentes nesses planos, relacionando-os com a intencionalidade em que é apresentada. Este estudo situa-se no campo epistemológico da pesquisa qualitativa, tendo na análise conteúdo seu principal instrumento metodológico. Os dados coletados e que compuseram o corpus deste estudo referem-se aos planos de aula para o ensino de Ciências, apresentados nas edições online da Revista Nova Escola, publicadas entre 2006 e 2014, totalizando 90 edições. O referencial teórico contemplou, principalmente, o pensamento de André, Bardin, Espinoza, Franco, Fortuna, Luckesi, Lüdke, Piaget, entre outros. Os dados coletados em 88 planos de aula de Ciências foram organizados baseando-se na pergunta-problema da pesquisa: Que marcas evidenciam, nos planos de aula da Nova Escola online, a presença de articulação entre as atividades lúdicas e o Ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, e com qual intencionalidade o lúdico é proposto? Os resultados são apresentados em três categorias de análise: o brincar com um fim em si mesmo; a brincadeira como isca e a brincadeira como desencadeadora de aprendizagens. A discussão e análise dos resultados, bem como suas relações com os aportes teóricos escolhidos, me conduziram ao fortalecimento das minhas inquietações iniciais, ou seja, nos planos de aula para o ensino de Ciências investigados predomina a ausência de atividades lúdicas. Considerando a presença insignificante das atividades lúdicas nos planos examinados e o modo como ela é abordada, esta pesquisa pretende instigar a realização de mais investigações que difundam o valor das atividades lúdicas como potencializadora de aprendizagens em sala de aula e fora dela, especialmente no ensino de Ciências.application/pdfporEducação infantilRecreaçãoAtividades lúdicas e o ensino de ciências nos anos iniciais : uma articulação possível?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000990570.pdf000990570.pdfTexto completoapplication/pdf448313http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139600/1/000990570.pdff4c33cdd4fe30a27b1f66534c7cef3cbMD51TEXT000990570.pdf.txt000990570.pdf.txtExtracted Texttext/plain80908http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139600/2/000990570.pdf.txt5b28998d268bdf88f544b9d6477ff518MD52THUMBNAIL000990570.pdf.jpg000990570.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg986http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139600/3/000990570.pdf.jpgbd8a5a89407deae7fb82be0c614fb49fMD5310183/1396002018-10-25 09:14:48.116oai:www.lume.ufrgs.br:10183/139600Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:14:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Atividades lúdicas e o ensino de ciências nos anos iniciais : uma articulação possível? |
title |
Atividades lúdicas e o ensino de ciências nos anos iniciais : uma articulação possível? |
spellingShingle |
Atividades lúdicas e o ensino de ciências nos anos iniciais : uma articulação possível? Silva, Kátia Maria Fagundes da Educação infantil Recreação |
title_short |
Atividades lúdicas e o ensino de ciências nos anos iniciais : uma articulação possível? |
title_full |
Atividades lúdicas e o ensino de ciências nos anos iniciais : uma articulação possível? |
title_fullStr |
Atividades lúdicas e o ensino de ciências nos anos iniciais : uma articulação possível? |
title_full_unstemmed |
Atividades lúdicas e o ensino de ciências nos anos iniciais : uma articulação possível? |
title_sort |
Atividades lúdicas e o ensino de ciências nos anos iniciais : uma articulação possível? |
author |
Silva, Kátia Maria Fagundes da |
author_facet |
Silva, Kátia Maria Fagundes da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Kátia Maria Fagundes da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Junqueira, Heloisa |
contributor_str_mv |
Junqueira, Heloisa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Recreação |
topic |
Educação infantil Recreação |
description |
O presente trabalho objetivou identificar a ocorrência de atividades lúdicas nos planos de aula da Revista Nova Escola online, para o Ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; analisar os tipos de atividades lúdicas presentes nesses planos, relacionando-os com a intencionalidade em que é apresentada. Este estudo situa-se no campo epistemológico da pesquisa qualitativa, tendo na análise conteúdo seu principal instrumento metodológico. Os dados coletados e que compuseram o corpus deste estudo referem-se aos planos de aula para o ensino de Ciências, apresentados nas edições online da Revista Nova Escola, publicadas entre 2006 e 2014, totalizando 90 edições. O referencial teórico contemplou, principalmente, o pensamento de André, Bardin, Espinoza, Franco, Fortuna, Luckesi, Lüdke, Piaget, entre outros. Os dados coletados em 88 planos de aula de Ciências foram organizados baseando-se na pergunta-problema da pesquisa: Que marcas evidenciam, nos planos de aula da Nova Escola online, a presença de articulação entre as atividades lúdicas e o Ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, e com qual intencionalidade o lúdico é proposto? Os resultados são apresentados em três categorias de análise: o brincar com um fim em si mesmo; a brincadeira como isca e a brincadeira como desencadeadora de aprendizagens. A discussão e análise dos resultados, bem como suas relações com os aportes teóricos escolhidos, me conduziram ao fortalecimento das minhas inquietações iniciais, ou seja, nos planos de aula para o ensino de Ciências investigados predomina a ausência de atividades lúdicas. Considerando a presença insignificante das atividades lúdicas nos planos examinados e o modo como ela é abordada, esta pesquisa pretende instigar a realização de mais investigações que difundam o valor das atividades lúdicas como potencializadora de aprendizagens em sala de aula e fora dela, especialmente no ensino de Ciências. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-26T02:08:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/139600 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000990570 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/139600 |
identifier_str_mv |
000990570 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139600/1/000990570.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139600/2/000990570.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139600/3/000990570.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f4c33cdd4fe30a27b1f66534c7cef3cb 5b28998d268bdf88f544b9d6477ff518 bd8a5a89407deae7fb82be0c614fb49f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447171060727808 |