Os sentidos da escola e da Educação Física para estudantes e docentes de uma rede pública municipal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Lisandra Oliveira e
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Molina Neto, Vicente
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/116118
Resumo: Considerando que recentes mudanças históricosociais têm gerado efeitos na vida da escola, esta pesquisa objetivou compreender os sentidos da escola e da Educação Física a partir dos signifi cados conferidos por docentes e estudantes de uma Rede Pública Municipal. Servindonos de observações participantes, diário de campo, entrevistas e análise de documentos, como opções teóricometodológicas, construímos cinco categorias interpretativas, foco de discussão deste artigo: Escola e as relações com o conhecimento; Escola e Educação Física; Escola e os desafi os vividos pelos colaboradores no seu cotidiano na atualidade, Escola, mudanças e projetos; Pensar o sentido da escola é pensar o sentido da vida.
id UFRGS-2_88bb6d5b9741320ccfedd540aea30176
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/116118
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Lisandra Oliveira eMolina Neto, Vicente2015-05-12T02:00:39Z20140104-754Xhttp://hdl.handle.net/10183/116118000954904Considerando que recentes mudanças históricosociais têm gerado efeitos na vida da escola, esta pesquisa objetivou compreender os sentidos da escola e da Educação Física a partir dos signifi cados conferidos por docentes e estudantes de uma Rede Pública Municipal. Servindonos de observações participantes, diário de campo, entrevistas e análise de documentos, como opções teóricometodológicas, construímos cinco categorias interpretativas, foco de discussão deste artigo: Escola e as relações com o conhecimento; Escola e Educação Física; Escola e os desafi os vividos pelos colaboradores no seu cotidiano na atualidade, Escola, mudanças e projetos; Pensar o sentido da escola é pensar o sentido da vida.Considering that recent social changes have been motivating effects in the school life, this research had as the main goal understand the meaning of school and Physical Education from the meanings given by teachers and students of a Rede Publica Municipal. Having observations of participants, fi eld diary, interviews and analyses of documents like theoretical methodologic options, we built up fi ve interpretative categories that are the main focus of discussion of this article: School and its links with knowledge; School and Physical Education; School and the challenges lived by its workers in their present everyday lives; School, changes and projects; Thinking the meaning of school is thinking the meaning of life.Considerando que recientes cambios históricos y sociales han generado efectos en la vida escolar, esta investigación tuvo como objetivo comprender los signifi cados de la escuela y de la educación física desde el signifi cado conferido por los profesores y estudiantes de una red de escuelas públicas de una ciudad del sur de Brasil. Hemos utilizado la observación participante, el diario de campo, las entrevistas y el análisis de documentos como opciones teórico-metodológicas. Construimos cinco categorías interpretativas, que son el foco de la discusión de este artículo: Escuela y las relaciones con el conocimiento; Escuela y Educación Física; Escuela y los retos que experimentan los profesores y estudiantes en su cotidiano en los tiempos actuales; Escuela, cambios y proyectos; Pensar el sentido de la escuela es pensar el sentido de la vida.application/pdfporMovimento, Porto Alegre, RS. Vol. 20, n. 4 (jul./set. de 2014) p. 1139-1158EscolasDocentesEstudantesSchoolPhysical educationTeachersStudentsOs sentidos da escola e da Educação Física para estudantes e docentes de uma rede pública municipalLos sentidos de la escuela y de la Educación Física para los estudiantes y profesores de la red de escuelas públicas del ayuntamiento de Porto Alegre The meanings of the school and the Physical Education for the students and teachers of a rede publica municipal info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000954904.pdf000954904.pdfTexto completoapplication/pdf346656http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116118/1/000954904.pdff3187eadff006fff3b7d99967b1d0bb7MD51TEXT000954904.pdf.txt000954904.pdf.txtExtracted Texttext/plain42176http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116118/2/000954904.pdf.txt17e4d9dd954243c8f2a57b7ef1abe59aMD52THUMBNAIL000954904.pdf.jpg000954904.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1570http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116118/3/000954904.pdf.jpg489e8325e777cb1de822ca3f903aa238MD5310183/1161182018-10-22 07:57:13.729oai:www.lume.ufrgs.br:10183/116118Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T10:57:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os sentidos da escola e da Educação Física para estudantes e docentes de uma rede pública municipal
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Los sentidos de la escuela y de la Educación Física para los estudiantes y profesores de la red de escuelas públicas del ayuntamiento de Porto Alegre
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The meanings of the school and the Physical Education for the students and teachers of a rede publica municipal
title Os sentidos da escola e da Educação Física para estudantes e docentes de uma rede pública municipal
spellingShingle Os sentidos da escola e da Educação Física para estudantes e docentes de uma rede pública municipal
Silva, Lisandra Oliveira e
Escolas
Docentes
Estudantes
School
Physical education
Teachers
Students
title_short Os sentidos da escola e da Educação Física para estudantes e docentes de uma rede pública municipal
title_full Os sentidos da escola e da Educação Física para estudantes e docentes de uma rede pública municipal
title_fullStr Os sentidos da escola e da Educação Física para estudantes e docentes de uma rede pública municipal
title_full_unstemmed Os sentidos da escola e da Educação Física para estudantes e docentes de uma rede pública municipal
title_sort Os sentidos da escola e da Educação Física para estudantes e docentes de uma rede pública municipal
author Silva, Lisandra Oliveira e
author_facet Silva, Lisandra Oliveira e
Molina Neto, Vicente
author_role author
author2 Molina Neto, Vicente
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Lisandra Oliveira e
Molina Neto, Vicente
dc.subject.por.fl_str_mv Escolas
Docentes
Estudantes
topic Escolas
Docentes
Estudantes
School
Physical education
Teachers
Students
dc.subject.eng.fl_str_mv School
Physical education
Teachers
Students
description Considerando que recentes mudanças históricosociais têm gerado efeitos na vida da escola, esta pesquisa objetivou compreender os sentidos da escola e da Educação Física a partir dos signifi cados conferidos por docentes e estudantes de uma Rede Pública Municipal. Servindonos de observações participantes, diário de campo, entrevistas e análise de documentos, como opções teóricometodológicas, construímos cinco categorias interpretativas, foco de discussão deste artigo: Escola e as relações com o conhecimento; Escola e Educação Física; Escola e os desafi os vividos pelos colaboradores no seu cotidiano na atualidade, Escola, mudanças e projetos; Pensar o sentido da escola é pensar o sentido da vida.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-05-12T02:00:39Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/116118
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0104-754X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000954904
identifier_str_mv 0104-754X
000954904
url http://hdl.handle.net/10183/116118
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Movimento, Porto Alegre, RS. Vol. 20, n. 4 (jul./set. de 2014) p. 1139-1158
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116118/1/000954904.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116118/2/000954904.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116118/3/000954904.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f3187eadff006fff3b7d99967b1d0bb7
17e4d9dd954243c8f2a57b7ef1abe59a
489e8325e777cb1de822ca3f903aa238
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224869904384000