Universidade em pauta: imagem da UFRGS pretendida pelo Jornal da Universidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Isabel Linck
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/240059
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo compreender a imagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) pretendida por um de seus veículos institucionais, o Jornal da Universidade (JU), por meio das características, qualidades ou atributos da UFRGS que são destacados nas matérias veiculadas na publicação. Para alcançar esse objetivo, foram selecionadas 12 edições do JU (versão impressa), criando um ano ficcional com edições que se estendem de janeiro de 2008 a dezembro de 2019, em que cada mês representa um ano específico, perfazendo um período de 12 anos. O corpus do trabalho foi composto pelas 12 matérias jornalísticas que protagonizam a manchete da capa de cada uma dessas edições. A partir da metodologia de Análise de Conteúdo, conforme as definições de Bardin (2016), foi possível identificar cinco categorias sobre a imagem que o jornal pretende construir da universidade a qual pertence: 1) "Instituição de excelência"; 2) "Agente de transformação", 3) "Formadora de profissionais", 4) "Organização em diálogo com comunidade" e 4) "Organização sob ameaça". A análise tem como quadro teórico os conceitos de Comunicação Pública e Organizacional, com ênfase na questão da imagem organizacional, além de conceituações e reflexões sobre Jornalismo Universitário. Como resultado da pesquisa, é possível afirmar que o Jornal da Universidade, a partir de suas matérias, pretende que o público construa uma imagem da UFRGS como uma instituição de excelência, que tem uma forte ligação com a sociedade que a mantém e colabora para o seu desenvolvimento por meio do saber produzido dentro da universidade, mas que também tem sua integridade sob risco perante a gestão federal das instituições públicas de ensino superior.
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