Síndrome da alienação parental : uma discussão necessária na pedagogia uma discussão necessária na pedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Lígia Cristina Trajano da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/133518
Resumo: Esta pesquisa objetivou esclarecer aspectos relativos à alienação parental e à síndrome da alienação parental (SAP), procurando deixar claro, de maneira breve, a diferenciação entre ambas. Este estudo foi feito através de uma análise documental, que é uma importante técnica qualitativa, buscando realizar uma explanação através de um olhar educacional e jurídico da alienação parental e da síndrome causada por ela. Percebeu-se, então, que a escola, na maior parte das vezes, ignora a existência do assunto, mesmo ele sendo de extrema importância no contexto pedagógico. Percebeu-se também que produção de materiais a respeito do assunto, com ênfase na forma como a escola lida com isto quase não existe. Portanto, foi desenvolvida uma proposta de uma cartilha que deveria ser distribuída em todas as escolas, para que houvesse a conscientização da importância do tema e dando algumas sugestões sobre como lidar com a síndrome quando ela aparece em sala de aula. Não há como se pensar em uma educação de qualidade e com resultados positivos se ignorarmos a existência de um problema social como é a SAP. A escola precisa abrir suas portas para pensar no atravessamento do mundo jurídico, não somente através das diretrizes e regulamentos internos.
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